Como Fazer O Lançamento De Livro Independente

Guia Prático e Rápido Para Publicar Sem Medo

O maior sonho de todo escritor é ver o lançamento do seu livro. Sabemos que escritores iniciantes têm muitas dúvidas sobre como fazer, o que fazer, para onde ir e como ir, por isso construímos este guia prático para te ajudar a lançar um livro com sucesso!

Antes de publicar, pesquise!

É muito importante conhecer o mercado editorial para ter certeza do tipo de publicação que deseja realizar. Temos um artigo no blog no qual elencamos motivos plausíveis sobre o crescimento do mercado de autopublicação e seus benefícios. 

Para citar o maior deles é: a publicação é gratuita, o investimento necessário é na preparação do seu conteúdo para publicação, ou seja, capa, diagramação e revisão (diferentemente das editoras comerciais que cobram por cada fase de publicação e detém parte dos direitos autorais do original).

Aqui o escritor é detentor integral de seus direitos autorais e pode investir mais na divulgação do seu livro, ampliando seu número de leitores. 

Faça uma boa pesquisa e pese todos os prós e contras. Tendo certeza do que deseja, parta para o segundo ponto. 

Entenda os passos de produção e realize um aquecimento de público enquanto escreve!

Entender os passos necessários para a publicação independente é essencial para quem quer ter sucesso no lançamento do seu livro. 

O primeiro passo é escrever com segurança, com uma boa construção narrativa e, se possível, usando técnicas eficientes que vão te ajudar a evitar possíveis períodos de bloqueio criativo ou escrever de maneira rasa. 

Você pode escolher, por exemplo, pesquisar algumas técnicas como Storytelling, o uso de Outline, método Snowflake, dentre outros. Encontre uma técnica de escrita e se dedique à sua história com profissionalismo.

Encare sua vocação como escritor, não apenas como um passatempo, mas como um marco profissional importante. Mantenha a sua rotina de escrita com seriedade. Isso ajuda muito a valorizar e se orgulhar do conteúdo que produz. 

É importante aproveitar cada fase da sua jornada de escritor, mas também é importante ter objetivo certo ao escrever, para que não perca o foco e consiga finalizar o texto que tanto sonha! 

Sobre o aquecimento de público, você pode criar uma página para dividir um pouco da sua trajetória, participe de grupos de escritores e leitores e divida suas percepções; em sua página, procure criar posts que deixem as pessoas instigadas a te conhecer e ler o que você está criando.

Divida frases, interaja com os leitores, partilhe descobertas e faça posts práticos sobre como está a produção do seu material. 

É indispensável que o público conheça a pessoa por detrás do texto. Manter uma rede ativa, vai te ajudar a encontrar o seu público-alvo e expandir sua rede de leitores.

Faça o leitor se sentir parte de uma comunidade.

Seja parte dessa comunidade. Tenha contato com escritores e leitores. 

Temos um grupo no Facebook que é uma das comunidades literárias que mais crescem no país! Os escritores e leitores do nosso grupo dividem dicas e podem te ajudar a se desenvolver com mais segurança. Participe!

Saiba o que esperar da autopublicação!

A verdade sobre publicar um livro, independentemente do nicho de mercado escolhido (publicação comercial, tradicional, independente, etc.), é que ser escritor exige esforço, estudo e constante atualização.

As coisas não acontecem de repente, mas o sucesso é possível e chega! 

Temos algumas matérias ótimas sobre exemplos de escritores de sucesso, renomados, que foram recusados inúmeras vezes pelo mercado, mas não deixaram se abater, outros se lançaram de maneira independente e acreditaram com verdade na produção de seus textos e não desistiram diante de adversidades, hoje são pessoas importantíssimas no cenário literário mundial! 

Não desista! Não desanime! Acredite no seu potencial!

Do It Motivation GIF by GQ - Find & Share on GIPHY

Autopublicação exige esforço e divulgação. Portanto invista no marketing do seu trabalho!

Mantenha seus amigos atualizados sobre seu projeto, instigue a leitura, peça que avaliem a sua obra e indiquem para outros, sendo assim, mantenha contato com os leitores e saiba ouvir críticas positivas! 

Faça parcerias de divulgação, promova sorteios, tenha uma boa relação com escritores que publicam pela mesma editora ou plataforma.

A UICLAP tem orgulho dos seus escritores e da excelente comunidade que os autores formaram.

Converse com os autores que conseguiram se destacar, entenda no que pode melhorar e não esqueça de mostrar uma atitude positiva com cada fase da sua publicação.

Não pule etapas! Tenha um bom planejamento!

Tenha em mente: como escritor (e quando falamos escritor, estamos falando de escritores e escritoras), o maior responsável pelo seu livro é você! Assim, se planeje bem. 

Terminado o processo de escrita, construção de um público inicial e a sua pesquisa de campo, é hora de investir – tempo ou dinheiro – no processo de edição do seu original. 

A UICLAP não exige processos editoriais para publicar, mas sempre incentivamos que os autores zelem pelos seus conteúdos. Seja com investimento de tempo ou de recursos, uma boa revisão, diagramação e capa, pode ser decisivo para cativar o público ou afastá-lo!

É importante que entenda também sobre a importância dos registros como ISBN, Ficha Catalográfica e Direitos Autorais.

A UICLAP não exige nenhum destes registros para publicar, nosso objetivo é que os autores possam realizar a publicação sem burocracias.

Para tudo, estipule um prazo e tente fazê-lo acontecer. 

Com tudo pronto, planeje a data de lançamento do livro e invista nisso! 

Adquira um livro teste, certifique-se de que está tudo certo com o seu livro. Realize propagandas eficientes, na UICLAP os escritores podem criar cupons de desconto, trabalhe com eles para promover o lançamento. 

Realize compras em lote, assim você pode autografar os livros e realizar os primeiros envios, dando um ar de exclusividade aos primeiros leitores, pense na realização de um evento, dentro da sua realidade de recursos, seja uma live em uma rede social, uma participação em algum evento literário, ou marcar um lançamento em um espaço físico. O importante é valorizar o lançamento do seu livro ao máximo! 

Faça uso de gatilhos mentais para fomentar a venda dos seus livros. Use frases de estímulo como “está chegando, vem aí, em breve, está vindo”. 

Compartilhe o momento com alegria, faça fotos com o seu livro, destaque as avaliações que o livro recebe, partilhe a sua alegria com o lançamento. E lembre-se: Não Desanime!

Atenção: Marque a UICLAP nas publicações, envie suas fotos para marketing@uiclap.com e conte como foi o lançamento de seu livro. Vamos divulgar todos os lançamentos dos livros publicados na UICLAP aqui no Blog!

Com todos os pontos que abordamos aqui, temos certeza de que você agora sabe muito mais sobre como trabalhar o lançamento de um livro desde o preparatório até o grande dia.

Tire tempo para pesquisar, use o blog da UICLAP a seu favor, leia os artigos destacados aqui com atenção e trabalhe bem os pontos abordados. 

Temos certeza que a UICLAP é a melhor escolha para  sua publicação independente. Nossa missão é permitir materializar sonhos! Por isso, sonhe com orgulho, publique conosco. 

Como Fazer O Lançamento De Livro Independente

3 pensou em “Como Fazer O Lançamento De Livro Independente

  1. Beleza, Maravilha seu conteudo, apenas para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse programa é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode anunciar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com novos sites, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer publicidade e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Abraços a você que esta lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo