A importância da revisão.

Uma vez li um artigo de Luís Fernando Veríssimo, falando sobre revisão. Nele, Luís dizia que o revisor dominaria o mundo se soubesse o poder que detinha. Achei interessante a perspectiva abordada por ele, dizia isso porque salientava que a revisão pode alavancar ou derrubar um texto, e, por consequência, o autor. 

Em 2018, quando resolvi começar a trabalhar efetivamente com a produção textual, procurei guardar as palavras do artigo de Veríssimo com muita seriedade. É uma responsabilidade enorme, exige atenção, cuidado, esmero e, principalmente, conhecimento. Estou sempre estudando, nunca confio sobremaneira em mim mesma, me permito duvidar e estudar, ler muito, procurar informações, pesquisar. Isso me permite estar em contato direto com a linguística do texto o tempo todo. Acima de tudo, aprendi a ter muito amor pela língua portuguesa, muito amor pelo valor do texto, por cada cliente com quem trabalho e pela reputação que construo.  Atualmente, estou cursando tradução português-inglês/inglês- português. Estudo a gramática e a construção linguística dos dois idiomas, porque quero sempre melhorar e evoluir ainda mais na carreira. E porque quero estar sempre em contato direto com o nosso idioma, com as nossas ricas expressões idiomáticas, com o texto quanto mensagem essencial de comunicação, e porque amo literatura muito mais do que saberia expressar em um artigo. Inclusive, se há um conselho que pode ser dado, vindo do fundo do coração, é: estude. Estude muito, estude sempre. Leia bastante. Consuma literatura e saia da sua zona de conforto nela. Prove e se teste quanto leitor. É essencial para quem quer escrever, e escrever bem. 

Vejo a revisão como uma das principais fases da construção de um texto. O peso de determinar se o autor será ou não compreendido por seus leitores, se a mensagem será entregue com eloquência, é grande, e de uma importância que não consigo mensurar. Para quem escreve, o texto é um cartão de visitas. É a oportunidade de mostrar o seu valor e se testar como emissor de ideias. A revisão ajuda a garantir que essa mensagem seja bem recebida pelo interlocutor. Além de garantir padrão e qualidade da gramática e da ortografia, a revisão garante que o texto seja coeso, tenha coerência, estrutura, progressão (começo, meio e fim, sem redundâncias), e que traga informações implícitas. 

Tenho a revisão como uma boa maquiagem, que deve servir para destacar a sua beleza e esconder, ou eliminar, aquilo que te incomoda em sua estética. A revisão serve para tornar o trabalho textual ainda melhor, destacar seus pontos altos e eliminar o que não está adequado, deixar o texto bonito e natural. 

A revisão pode ser decisiva para que um original seja celebrado ou rejeitado. Para além das características estéticas, o que garante que o texto será aceito por seus interlocutores, é a clareza e fluidez com que ele está estruturado. Você pode captar a atenção do leitor por uma capa linda, por uma diagramação impecável, mas se ao iniciar a leitura, a pessoa não conseguir compreender, lidar com muitos erros, não se conectar com o conteúdo, tudo isso se perde. Porque o texto será deixado de lado, esquecido, abandonado. 

Por isso, encare a revisão como um investimento essencial para garantir padrão e qualidade ao texto. Escolha um profissional para fazer a revisão. Deixe que ele trabalhe o seu texto e confie no processo. Acredite no seu valor quanto escritor e no valor do revisor para te ajudar a brilhar ainda mais. Valorize a revisão e não desmereça essa etapa indispensável da produção textual. Lembre-se de Veríssimo também, um texto revisado por um profissional pode garantir que ele chegue bem ao leitor. Esse deve ser o seu objetivo sempre: fazer-se entender.