A Importância da Diagramação

A Importância da Diagramação

Recebeu seu livro da revisão? Agora é hora da diagramação. 

Poucos sabem ou entendem o que é realmente uma diagramação em um livro, e para ser mais direto, e específico, trata-se da criação do arquivo que será impresso, vamos dizer que é a etapa onde se espalha o texto do arquivo na página e passamos a deixá-lo com o formato de livro. De certa forma, trata-se da etapa do design das páginas do livro, da aparência de cada página.

O fato é, um livro diagramado facilita a leitura e tem uma aparência muito melhor. 

Você consegue ler um romance de 300 páginas, todas com alinhamento à esquerda, mas pense no quão prazeroso e benéfico para a sua leitura, é encontrar um texto com alinhamento fosse justificado?!

São detalhes simples, mas que fazem toda a diferença na hora da leitura. 

A questão das fontes também é essencial para o livro, muitos gostam de fontes fantasiosas ou aquelas que imitam a escrita à mão, o fato é que nem todo título deve conter tais fontes, por isso a diagramação se torna essencial para este detalhe.

Para ter um livro completo (pense em um livro de uma editora famosa), é preciso ter uma boa capa, uma boa revisão e, não menos importante, uma boa diagramação.

A diagramação também se faz essencial na criação e edição de livros digitais, os e-books.  Não é por serem e-books que qualquer formatação no Word servirá para a sua adequação. A diagramação acaba sendo uma personalização interna do seu livro. Ajuda a torná-lo único, não basta o conteúdo ser maravilhoso, se não tem uma formatação aceitável.

Essa etapa da edição também permite controle no quesito de imagens e elementos vetoriais que podem acabar poluindo a página e dificultando a leitura do conteúdo. É preciso equilíbrio entre texto e imagem, bem como a quantidade de páginas, letras e fontes que serão usadas, segundo cada conteúdo.

Títulos publicados

Dos 25 títulos que publiquei na UICLAP pelo meu selo, Elemental Editoração, todos (sim, todos eles) foram diagramados por mim, e cada um com uma formatação diferente. Isso os torna únicos, seguindo linhas diferentes dentro de suas abordagens e temas. Fora os títulos do Selo e os meus próprios, há também os trabalhos de outros autores, que tive a oportunidade de realizar a diagramação para a publicação pela UICLAP, dentre alguns deles, cito dois: “Baú da Criatividade” do escritor Jean Marcelo Donda e “Coisas que Perdi pelo Caminho” do escritor Marcos Cação.

Seja você um escritor que está publicando o primeiro livro impresso ou que deseja publicar vários, é sem dúvida muito importante investir em uma diagramação, pois junto à capa, é parte do cartão de visitas dos leitores ao seu original. Uma boa diagramação pode fazer o leitor se apaixonar pelo seu título.

Aproveite que a UICLAP oferece diversos tamanhos para sua publicação, a partir de 7cm, e crie livros com formatos únicos e exclusivos para aumentar ainda mais o diferencial do seu trabalho e não deixe de aproveitar as diversas parcerias que a UICLAP oferece, tanto para diagramação, quanto revisão e criação de capa.

Por fim, em meu livro “Como e Onde Publicar Seus Textos”, também disponível na UICLAP, dou inúmeras dicas valiosas para quem deseja fazer as coisas por conta própria. Caso você não queira, ou não possa pagar por um serviço como diagramação, criação de e-book e até publicação, fica a dica dessa leitura para conhecer um pouco mais sobre o mundo da publicação. Mas na dúvida, sempre contrate um profissional, seu livro será como um filho e você deve ser o primeiro a amá-lo e dar o que ele merece.