Entenda gêneros e categorias de livros!

Entenda gêneros e categorias de livros!

Com tantos gêneros literários e categorias de livros, é comum que o autor fique na dúvida sobre como classificar o seu conteúdo, por isso fizemos uma lista que irá te ajudar a descobrir em que categoria o seu material se encaixa!

Mas antes de entrarmos nos detalhes, queremos reforçar que aqui a imaginação do autor é o limite! TODOS os conteúdos são bem-vindos e não há censura ou pré-aprovação, ao contrário de editoras tradicionais.

Nossa missão é, portanto, materializar sonhos! Dito isso, vamos aos gêneros e categorias oficiais de livros.

Gêneros literários são as classificações dos diversos tipos de obras literárias que existem. Abaixo seguem os gêneros atuais:

GÊNEROS TEXTUAIS:

Romances

Gênero narrativo da prosa literária no qual há um maior detalhamento e sucessão de ações, além de permitir a presença de vários personagens. Mas qual tipo de conteúdo pode ser publicado neste gênero? Veja:

  • Romance Biográfico: Se desenvolve por meio de diálogos e personagens na narrativa, portanto, não se trata de uma Biografia, tampouco, de um Romance Histórico, pois traz personagens verídicos em situações reais.
  • Romance Epistolar: Ficção constituída por meio de bilhetes, troca de cartas, e-mails, mensagens de texto, etc.; a narrativa se desenvolve assim.
  • Romance Histórico: Se desenvolve com base em períodos e acontecimentos históricos (portanto reais), mesmo que os personagens sejam fictícios.
  • Romance Psicológico: Focado nas motivações mais íntimas dos personagens, nas ações e escolhas, bem como nos comportamentos. Leva menos em conta o ambiente sociocultural da narrativa. Pode ser construído com sentimentos, memórias e comportamentos conscientes ou inconscientes.

Não estamos falando aqui do romance – classificação de demonstração de afeto e sentimentos por personagens da história.

Drama (Teatro)

Imita a ação direta dos indivíduos. Não se refere a Drama – classificação de características tristes da história.

  • Comédia dramática: Em geral apresentam uma história séria, porém abordada de forma engraçada. Os enredos podem girar em torno de um personagem que deseja conseguir alguma coisa ou que é obrigado a conseguir para que isso não cause nenhum sofrimento. Um dos pré-requisitos desse gênero é que, após muitos risos e lágrimas, o personagem consiga o que deseja e tenha um final feliz.

Novela 

Narrativa em prosa intermediária ao romance e ao conto (menor do que um romance, maior que um conto) que acompanha a trajetória de um único personagem.

Conto

Narrativa mais curta do que o romance e a novela (em prosa), geralmente conduz o personagem, ou trama, ao clímax, onde se encerra.

Crônica 

Narrativa curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, nas de um jornal ou mesmo na rádio. 

Ensaio 

Breve texto que transita entre o poético e o didático, constituído por críticas, reflexões, questões éticas, filosóficas focas em um tema.

Poesia 

Composição de texto em versos, que seguem uma métrica ou são livres, associados à sonoridade e figuras de linguagem, podendo ou não ser de caráter subjetivo. 

Carta 

Comunicação escrita que segue uma estrutura mais elaborada que a de um bilhete e mais simplificada que outras formas de escrita. Normalmente compõe-se de local, data, destinatário, saudação, corpo, despedida e assinatura. 

GÊNEROS LITERÁRIOS:

NÃO-FICÇÃO

categoria-gênero-de-livros

Nestas categorias de livros vemos composições que reúnem fatos sobre a realidade. Podem, portanto, ser ensaios, biografias, memórias, etc.

Biografia:

Gênero no qual o autor narra sobre a vida de uma pessoa ou de várias pessoas. A princípio, difere-se dos Romances Biográficos por não trazer o conteúdo sob a estrutura de um Romance (gênero textual).

Memórias:

Gênero de literatura em que o narrador conta fatos da sua vida. É tipicamente um gênero do modo narrativo, assim como a novela e o conto, porém essa classificação é predominantemente atribuída a histórias verídicas ou baseadas em factos reais. Diferencia-se da biografia pois não se prende a contar a vida de alguém em particular, mas sim narrar as suas lembranças.

FICÇÃO

categoria-gênero-de-livros

Narrativa imaginária, irreal, que se opõe à Não-Ficção. Ainda que possa ser baseada em fatos reais, contará sempre com elementos de conteúdo imaginário.

Aventura

Refere-se às obras em que o protagonista ou outros grandes personagens são constantemente colocados em situações perigosas, em outras palavras, em grandes aventuras!

Chick-Lit

Obras que abordam o universo feminino, acima de tudo, que sejam protagonizadas e majoritariamente escritas por mulheres. Geralmente são associadas a um conteúdo humorístico (embora nem todos os livros tenham essa característica de forma acentuada) e a um desenlace romântico, podendo ser associado ao Romance e ao Young Adult.

Drama 

Obras que trazem conteúdos, centrais ou não, caracterizados por sofrimentos e/ou tragédias, todavia, podem ou não terem um desfecho triste.

Graphic Novel

Espécie de livro que normalmente conta uma longa história por meio de arte sequencial (banda desenhada ou quadrinhos).

História em Quadrinhos (HQ)

Forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais.

Lad-Lit

Considerado, também, como um subgênero dos chick-lits, traz protagonistas homens em suas histórias, podendo ser escrito tanto por homens quanto por mulheres. Aqui será colocado como uma categoria à parte dos chick-lits por não necessariamente retratar o universo feminino, premissa básica do gênero.

Literatura fantástica

Narrativas ficcionais centradas em elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade, pela ciência dos tempos em que a obra foi escrita.

Literatura Infantil

Obras voltadas ao público infantil, isto é, para crianças de até 10 anos.

Literatura Infanto-juvenil

Obras voltadas ao público jovem, isto é, entre 11 anos e 14 anos.

Literatura nacional

Não configuram um gênero entre as categorias de livros, mas indicam as obras brasileiras.

New Adult

Gênero que aborda uma fase de transição da adolescência para a vida adulta, com personagens, geralmente, menores de 25 anos, ou saídos do Ensino Médio, por exemplo. Assim também podem ser associados aos Romances, Romances Adultos e Dramas, sendo obras caracterizadas pela intensidade de suas histórias.

Realismo Mágico 

Também conhecido por realismo fantástico ou realismo maravilhoso, traz elementos fantásticos considerados como parte da normalidade pelos personagens.

Romance 

Gênero que envolve histórias de conteúdo amoroso, sendo esse o centro ou não da trama.

 Sick-Lit

Gênero normalmente voltado a personagens adolescentes envoltos em doenças graves, como depressão, anorexia, câncer, tentativas de suicídio, etc., sendo assim, está diretamente associado ao Drama e ao Young Adult.

Terror

Gênero criado com o intuito de causar medo, aterrorizar.

  • Thriller ou suspense É um gênero que usa o suspense, tensão e excitação como principais elementos.
  • Conspiração: Os protagonistas costumam ser jornalistas ou investigadores amadores que, geralmente sem saber, ‘puxam um fio’ e acabam por descobrir uma grande conspiração e a investigam até descobrir todos os segredos por trás dela, se tornando, assim, uma ameaça e alvo para os conspiradores.
  • Época: Thriller (policial ou de qualquer outra subcategoria) que se passa em uma época do passado.
  • Jurídico: Esse subgênero tem como cenário principal o tribunal, no qual aqueles que ignoram a lei são julgados por ela. Frequentemente, um advogado encontra um caso, muitas vezes atípico, e, a partir disso, vidas entram em jogo.
  • Médico: Aqui, pode haver dois diferentes pontos de partida para o desenvolvimento do enredo. Um deles é a ameaça à vida de um médico. O outro, é a propagação de uma doença misteriosa, e muitas vezes artificial, que foge de controle.
  • Policial: Uma sequência de crimes é apresentada e o protagonista precisa investigá-los para descobrir quem são os criminosos e os seus motivos. 
  • Psicológico: Nesse subgênero, os personagens não são dependentes da força física para superar seus inimigos (que é frequentemente o caso típico de thrillers de ação), mas dependem de suas capacidades mentais. Normalmente narrado em primeira pessoa.
  • Romântico: Subgênero no qual, além de algum mistério sendo desenvolvido e/ou investigado, há o desenrolar de uma situação amorosa, que, geralmente, está ligada ao suspense da trama.

Young Adult

Gênero que abrange personagens normalmente entre 14 e 21 anos. Separa-se de Literatura Infanto-Juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas.

Material Acadêmico 

categoria-gênero-de-livro
  • Artigo acadêmico: O artigo acadêmico é um tipo de trabalho acadêmico que apresenta os resultados de uma investigação sobre determinado tema ou objeto único de estudo.
  • Artigo científico: Uma apresentação sintética de resultados de investigações ou estudos realizados sobre um problema específico.
  • Monografia: Tem característica recapitulativa de uma base bibliográfica consolidada, mas não exige originalidade de pesquisa ou apresentação de resultados vindos de experimentos.
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
  • Dissertação de Mestrado: Trabalho acadêmico ou seja, destinado aos cursos de pós-graduação stricto sensu, também conhecidos como Mestrado.
  • Tese de Doutorado: Tem como característica principal apresentar um avanço significativo ou conhecimento inédito sobre uma área de estudo à comunidade científica.

Atenção!

Nossa ferramenta foi criada para dar oportunidade a muitos autores que se dedicam à escrita, por isso, independente de “categorias”, não compactuamos com livros que contenham:

  • Material plagiado – obra intelectual produzido por outra pessoa👎
  • Conteúdo ilegal ou ofensivo (que fere os Direitos Humanos) 👎
  • Obras de domínio público não original 👎

Ficou com alguma dúvida sobre categorias de livros e como utilizá-las na sua obra? Então escreva aqui nos comentários. Ficaremos felizes em responder. 

Quer fazer parte do nosso time de autores de sucesso e garantir cópias do seu livro disponível para compra online, impressão sob demanda e envio? Então acesse agora o nosso portal, clicando aqui.

Para saber mais sobre a UICLAP, acesse: https://blog.uiclap.com/como-surgiu-a-uiclap/

Fonte: Minha Vida Literária

Conte com a UICLAP para realizar o seu sonho de publicar um livro de maneira prática. 

A UICLAP é uma plataforma que democratiza a publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos e conecta o autor diretamente ao mercado.