O que é ISBN e qual a importância desse registro para o seu livro?

Em termos simples, o ISBN (International Standard Book Number) é um identificador de leitura automatizada. É basicamente um código de barras que permite identificar a obra em qualquer país. É o registro que comprova que a sua obra é única, em qualquer lugar do mundo. O ISBN é o registro que garante a propriedade do livro e permite a sua comercialização, bem como a sua catalogação bibliográfica. Explico: 

Para que o seu livro seja admitido em qualquer livraria, comércio livreiro, biblioteca, acervo literário, ele deve ter o registro do ISBN. Com este registro, as obras ganham um número que representará o título da obra, país, autor, editora, edição e tiragem. Será a numeração que permitirá que os livros sejam identificados. Logo, é um instrumento essencial para a produção, distribuição, análise de vendas, análise de armazenamento e informações para registros bibliográficos. Detalhe: o registro é válido e reconhecido em mais de 200 países. 

Onde solicitar o registro ISBN?

A partir de fevereiro de 2020, a emissão passou a ser realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e não mais pela Biblioteca Nacional (BN). 

A solicitação é feita pelo site da Câmara: https://www.cblservicos.org.br/isbn/

Após o registro, sua obra recebe um código único, que permitirá a sua identificação no mundo inteiro, através do qual pode-se consultar informações relevantes sobre o seu livro no mercado livreiro. 

Até a presente data, o valor para o registro do ISBN é R$22,00. Basta fazer o cadastro no portal, preencher as informações, realizar o pagamento e aguardar o prazo informado. 

É importante acompanhar as informações atualizadas, caso resolva fazer alguma modificação na obra para entender se necessitará de um novo registro ou se o ISBN ainda é válido. Em casos de reimpressão pura e simples, por exemplo, não é necessário realizar uma nova solicitação.

É necessário ter o ISBN para publicar a minha obra pela UICLAP?

Não! A UICLAP não exige o registro. 

E por que não? 

Apesar de assegurar alguns direitos ao autor e auxiliar na segurança antiplágio, o ISBN não valida a obra como literário ou não, assim como não valida a propriedade intelectual. Ao registrar o ISBN, você está registrando a catalogação e direito de comercialização da obra de maneira internacional. 

A UICLAP tem como objetivo que o autor sinta-se à vontade em publicar o seu material. Considera a peça criada pelo autor como o bem mais importante. Portanto, NÃO é obrigatório registrar para realizar a sua publicação na plataforma. 

Mas Atenção: 

Caso o autor deseje comercializar a obra em outros canais, deve se atentar ao fato de muitos exigirem o registro ISBN para venda e catalogação. Em termos simples: a UICLAP irá comercializar o livro normalmente sem o registro, mas caso deseje um alcance maior dispondo a obra em outros meios comerciais livreiros, o registro se fará necessário. 

Portanto, apesar de não ser uma exigência, tenha em mente que é um investimento de baixo custo que te assegura direitos comerciais e de distribuição. Logo, é aconselhável que faça o registro, apesar de não ser obrigatório.  

O que é ISBN e qual a importância desse registro para o seu livro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo