8 Passos Cruciais Para o Autor Independente

8 passos para o autor independente

Para escrever um livro é preciso ter muita dedicação. Quando se é um autor independente, há muito para pensar, programar, conferir etapas e pesar escolhas. Isso sem contar as constantes dúvidas que acompanham o processo, mas quando você chega ao final, uau!!! Livro pronto. Será? 

Calma! Vamos te ajudar com um checklist para autores independentes, um resumo de tudo o que você precisa ter em mente para publicar o seu livro. 

Estrutura:

Pense em como deseja estruturar o seu livro. Prepare: 

  • Texto para as orelhas – caso haja;
  • Uma excelente sinopse ou texto para contracapa (quarta capa); 
  • Texto de agradecimento; 
  • Texto de apresentação ou Dedicatória; 
  • Índice / Sumário – caso haja; 
  • Foto do autor – caso haja; 
  • Encaminhe todo o material de texto, bem como banner, marca-páginas e materiais de divulgação para um revisor profissional, ou certifique-se que não apresentem erros; 
  • Encaminhe o texto para a diagramação, ou certifique-se de que está adequada; 
  • Defina a capa, a criação precisa seguir alguns padrões, por isso, um profissional pode ajudar muito. 

Para a parte de revisão, diagramação e criação de capas temos uma série de conteúdos que auxiliam na produção. Também temos os nossos parceiros profissionais que podem te ajudar a deixar o seu livro ainda melhor. 

Para saber a medida da capa, basta ter o miolo diagramado, então, acesse a função Calculadora no portal UICLAP, insira os valores: tamanho do livro (leia mais sobre formatos do livro), quantidade de páginas, se a capa é “com” ou “sem” orelha e valor que deseja receber por venda. A calculadora irá mostrar as medidas da capa “com” ou “sem” orelha além de todos os valores, de custo e venda.

ISBN:

ISBN é o registro de catalogação da obra. A UICLAP não exige o registro para publicar e comercializar a obra em sua loja, entretanto, alguns sistemas de vendas e livrarias exigem o registro para comercialização. Para saber mais, clique aqui. 

Registro de Direitos Autorais:

O registro de Direitos Autorais garante os direitos intelectuais (criação) da obra. Você pode saber mais clicando aqui. 

Solicite a Ficha Catalográfica:

Temos um post explicando a importância da ficha para a catalogação e como solicitá-la. Alinhe com o seu diagramador a inserção da ficha no projeto.

Tudo pronto?

Agora é só publicar na UICLAP, a plataforma desenvolvida para o que autor independente possa publicar de maneira fácil e gratuita. Sabe como fazer? Assista o passo a passo de como realizar a publicação do seu livro.

[lyte id=’v=1_LYP3JSM9I’]

Realize a compra teste:

É importante realizar a compra de um exemplar para teste. É a maneira ideal de se certificar que o livro está exatamente como você planejou e ajustar o que for necessário. 

 Importante: A compra teste deve ser realizada antes do lançamento de seu livro para o público. Saiba como realizar a compra teste aqui.

Compra em Lote:

Compre exemplares a preço de custo, a  partir de 10 exemplares, para realizar ações de divulgação, lançamento e garantir a venda entre os seus primeiros leitores. Saiba como realizar a compra em lote aqui.

Divulgação:

Use as suas redes sociais, o contato com o seu público primário e trabalhe a divulgação do seu livro. Para entender mais sobre buzz marketing veja o nosso artigo e tome nota das dicas. 

Agora que você já seguiu os passos necessários para a publicação, acredite no seu trabalho, tenha orgulho dele e conte com a UICLAP na materialização de seu sonho.