3 Tendências do Mercado Literário

tendências do mercado literário

O escritor moderno precisa ficar atento às tendências do mercado, veja 3 temas para dar atenção após a publicação do seu livro. Conheça o Mercado Literário e os atalhos para vender mais.

  1. Existe uma tendência em andamento no perfil do novo consumidor, mais do que adquirir o livro, ele busca conteúdo. Isso significa que os autores precisam trabalhar a divulgação de seus livros para além da capa, dos brindes, da estética. É preciso dar ao consumidor a história. É também uma tendência que o consumidor atual escolha o formato em que quer receber essa história. Assim, se você publica o livro impresso, foque em mostrar o que o torna especial. 
  1.  O mercado de e-commerce: A distribuição do livro em plataformas digitais possibilita que, não somente grandes editoras, mas editoras pequenas e editoras independentes, se coloquem em evidência. Mais do que isso, a distribuição digital permite a autopublicação e a democratização da leitura. E aqui está a UICLAP para te ajudar no sonho de publicar o seu livro. Desde 2012 o crescimento das vendas de livros em e-commerce tem disparado. Em contrapartida, as livrarias físicas estão enfrentando sérios problemas para seguir em funcionamento, representando grande parte da atual crise do mercado editorial. Essa alteração de comércio causa impacto e leva tempo. Logo, a vantagem da venda digital é evidente no momento, principalmente no cenário atual de pandemia. 
  1.  O consumidor gasta muito mais tempo em redes sociais, é muito importante que editoras e autores sejam ativos nas redes sociais, divulguem o trabalho e cativem o leitor. É preciso se fazer relevante. 

Aqui no blog da UICLAP temos alguns conteúdos que vão ajudar em sua jornada de autor independente: