Como fazer a capa do livro?

Você demorou um tempão para finalizar o seu livro, reescreveu, revisou inúmeras vezes, separou os capítulos, deixou tudo prontinho para publicação. Mas depois de tudo, vem uma parte para a qual nem todos os autores estão preparados: a capa do livro. Temos percebido que essa tem sido uma questão para vocês que querem fazer a publicação independente, principalmente para autores que não querem terceirizar esse serviço e decidem fazer eles mesmos o design. Por isso queremos te ajudar e daremos aqui algumas dicas de como fazer a capa do livro para que ele fique atrativo e transmita a mensagem da história.

Todos nós já ouvimos a frase “Não julgue um livro pela capa”, mas na realidade, você provavelmente deve saber que todos nós somos atraídos para os produtos que são visualmente agradáveis. A capa de um livro funciona como uma propaganda para o seu público, por isso ela é tão importante. Ela é primeira impressão que um livro cria em seus leitores em potencial.

Se um leitor vê um livro com uma capa amadora, ele irá acreditar que o conteúdo também está mal escrito. Então, a nossa dica é ter uma dedicação extra nessa etapa, combinado? 🙂

O que a imagem da capa do livro deve conter?

Então, depende. Como parte do processo criativo, existem pessoas que tentam fazer justiça a tudo o que aconteceu com o livro. Isso com certeza é muito difícil, então nós indicamos tentar ser inteligente sobre a essência geral do livro.

Pode haver uma cena, detalhe, objeto ou metáfora que se torna a semente da capa. Mas CUIDADO!

Isso se tornará um obstáculo se você tentar analisar excessivamente a mensagem da capa. As capas de livros têm o objetivo de sugerir seu conteúdo e despertar o interesse de um leitor, não regurgitar ou complicar demais.

Itens obrigatórios na capa: Nome do autor e Título do livro. O logo da Uiclap será adicionado automaticamente conforme você faz a publicação, mas você pode escolher a posição e a cor, ou mesmo a opção sem logo.

Na contracapa é interessante colocar uma sinopse do livro. Lembrando que a sinopse não é um resumo da história, e sim uma forma de vendê-lo, portanto deve ser atraente.

Medidas da capa do livro na Uiclap

A imagem da capa do livro é única, porém, ela deverá contemplar as seguinte partes:

  • Capa (frente do livro)
  • Contracapa (atrás do livro)
  • Lombada (lateral do livro)
  • Margem de segurança (ou sangria)

Antes de criar a sua capa, sugerimos que explore a opção CALCULADORA disponível no Portal Uiclap. Lá você conseguirá visualizar automaticamente a medida necessária para a capa do seu livro. Basta inserir formato do seu livro e número de páginas para ver a tabela de medidas, conforme exemplo abaixo:

A coluna azul representa o tamanho final do seu arquivo, já as demais colunas mostram a medida de cada um dos itens que devem compor o arquivo!

Medidas e resolução da capa

  • A capa e contracapa são do mesmo tamanho do livro;
  • A lombada depende da quantidade de páginas do seu livro;
  • A margem de segurança é de 5 mm para cada lado (em cima, embaixo, direita e esquerda).

Essa margem é necessária por causa do corte feito na hora da impressão. Apesar dos cortes serem feitos na máquina, pode ocorrer um pequeno erro de corte, e se não tivermos esta margem de segurança, irá aparecer uma borda branca na sua capa.

Nesta fase você precisa de uma única imagem composta da capa, contracapa e lombada, tudo junto.

DPI

O DPI (dots per inch) significa a resolução da imagem. Para que a sua imagem tenha uma impressão aceitável, é necessário um mínimo de 300 DPI.

O ideal seriam 600 DPI. Caso a imagem tenha uma resolução menor, poderá aparecer quadriculado na impressão.

Pixels

A medida da sua capa em pixels, depende da resolução (DPI). A conversão de centímetros (cm) para pixels (px) é: 1cm = 236px

Então, se tiver um livro de 15,5 cm x 23 cm, com 100 páginas, em 600 DPI, as medidas seriam:

  • Capa e contracapa: 3780 px x 5433 px;
  • Lombada:  100 páginas = 6mm = 142px
  • Margem de segurança: 5mm = 118px

Total: 7937 px x 5669 px.

Lombada

O tamanho da lombada depende da quantidade de páginas que seu livro tem. A nossa ferramenta irá calcular o tamanho para você, mas se você quiser ir se adiantando, o cálculo é:

(Quantidade de páginas / 20) + 1

Em milímetros. Isto é, para um livro com 100 páginas: (100 / 20) + 1 = 6 mm de lombada.

O upload no portal Uiclap

Como uma imagem vale mais que mil palavras, deixamos aqui um print da etapa de upload de capa do nosso portal! 🙂

Dicas!

Use um fundo limpo! Se você estiver usando uma fotografia ou outra imagem gráfica na capa do livro, verifique se o título está legível. No exemplo abaixo, a capa à esquerda usa a fonte sobre o fundo poluído, tornando quase impossível a leitura. A capa à direita usa a mesma foto, mas com fontes mais limpas e um fundo simples.

Bem melhor, né?

Outra coisa: faltou inspiração? Calma! O Pinterest também é uma ótima plataforma para se inspirar com capas lindas de livros: 

Como editar a capa do livro

Um programa fácil, intuitivo e sem custo para produzir o design da sua capa é o Canva. Nele, você consegue montar a capa do seu livro já no tamanho certo.

Como fazer capas que encantem os leitores (gratuitamente 😁💸) | Escritora Paloma Brito

ATENÇÃO: Vídeo tutorial criado pelo canal Paloma Brito

Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente nos comentários, ficaremos felizes em responder. 🙂

Como fazer a capa do livro?

51 pensou em “Como fazer a capa do livro?

  1. Prezados editores,
    Tenho 4 livros editados por editoras convencionais. 3 por uma e 1 por outra. Estou em processo de negociação para edição de um quinto livro. Porém descobri a UICLAP e estou inclinado a mudar para a editora de vocês para ter uma experiência diferente. Pretendo publicar este novo trabalho totalmente com pseudônimo ( já li nas perguntas frequentes que vocês tem está opção. Aliás o nome com o qual me inscrevi neste email é o pseudônimo que usarei. Tenho experiência em todas os passos explicados. Quero dizer. Nas informações sobre como fazer um livro Mas nenhuma sobre a confecção de capa contra capa e lombada. Pois este trabalho sempre foi feito pela editora. Vi que tem um programa gratuito que indicam para isso. Ficou no entanto obscura uma informação. Quando vocês alertam sobre o fato de que o espaço que demonstram é para fazer a capa mas advertem que temos que fazer também a contracapa e a lombada, não especificam se basta abrir outra folha em branco no mesmo programa ou se temos que usar outro e qual ( no caso de ser outro) . Também não fiquei seguro quanto a confecção da lombada já que está é muito menos larga que uma folha como mostra o exemplo da capa. Outra dificuldade que estou tendo é sobre a definição ( padrão de qualidade) d imagem. Estou acostumado a enviar as fotos que foram usadas nas capas de meus livros. Mas só sei avaliar a qualidade através dos pixels ( 900 pixels por exemplo) Mas não sei como nem onde ver aqueles números superiores a muitas mil unidades que vocês demonstram naquelas contas.
    Certo de sua atenção,
    Desde já agradeço.
    P.Maximiliani

    1. Olá P. Maximiliani,

      Obrigado pelo seu contato. Ficaremos felizes em ter o seu livro!
      Para capa, contracapa e lombada, você deverá subir na plataforma um único arquivo que contemple as 3 faces, já com imagens, título, nome do autor e demais infos que julgar relevante. As medidas em pixel irão variar conforme o tamanho do seu livro, como mostramos nesta matéria mesmo do blog.
      Sugerimos até você já fazer uma simulação como se fosse publicar seu livro, pois assim ficará mais fácil você visualizar nosso processo.
      A UICLAP não assessora na criação de conteúdo e capa, mas se ainda tiver dúvidas, te indicamos procurar nosso parceiro de capas no instagram como esterccapas. Trata-se de um parceiro sem vínculos financeiros, sendo a contratação opcional.

      Abraços.
      Equipe UICLAP.

  2. Eu achei sensacional este site e a ideia de publicar livros, mas seria interessante uma videoaula no Youtube sobre isso, além de links para sites onde possamos usar fotos gratuitamente ou em dominio público para uso comercial, tentei procurar mas é muito nebuloso as normas.

    1. Obrigada pela sugestão Deff.
      Temos um canal no youtube com nossas lives feitas no instagram. O portal de publicação é muito intuitivo, vale a pena você entrar e fazer um teste.
      Sobre fotos, entendemos a preocupação, mas hoje não damos suporte para conteúdo. Para isso indicamos parceiros oficiais de diagramação e design.
      Abraços.

    2. Oi, gostaria de fazer como encaixar as orelhas na arte do livro porque a calculadora da uiclap não contabiliza o valor das orelhas e quando jogo no site, o corte sai errado.

      1. Para capas com orelhas, cada aba deve ter medidas de 5 até 10 cm para cada orelha.

        Exemplo:
        Um livro com tamanho 15 x 23 cm, vamos acrescentar orelhas de 5 cm.
        Vamos adicionar 5 cm de cada orelha à largura total do livro, que é de 15 cm.
        Largura 10 + 15 = 25
        Após isso adicionar a sangria 0,5 para cada lado = 1 cm
        Largura 25 + 1 = 26
        Altura 23 +1 = 24
        O tamanho da capa ficará 26 cm de largura x 24 cm de altura

        Atenção: as medidas devem ser iguais para as 2 orelhas

        ​Nos avise se deu certo!

  3. Se eu fizer a capa, a contra capa e a lombada pelo canva, separadas, e mandar para vocês o arquivo, são vocês que juntam essas partes?

  4. Como eu deveria juntar a capa, contracapa e a lombada feitas pelo Canva? Tem como juntar elas três por esse aplicativo, ou devo usar outro app?

    1. Oi Sara,
      Nós não temos esse serviço de Capas, por isso sugerimos que procure um profissional. Nossa parceira de capas responde rapidamente pelo insta @esterccapas.
      Sabemos que muitos autores produzem suas capas pelo Canva ou contatam a Ester. Caso queira falar com outros autores, você também pode acessar o nosso grupo UICLAP – escritores no facebook.
      Abraços e obrigada pelo contato.

  5. Oi tudo bem? Adorei seu artigo. Eu quero fazer um canal no
    YouTube para mim ganhar dinheiro fazendo unboxing. Você
    acha que é uma boa ideia? Obrigada e parabéns pelo site.

  6. Você acha que ainda é possivel ganhar dinheiro no youtube?
    Sinceramente eu vejo uma galera tentando e não
    conseguindo nada, estou na duvida se aposto no youtube ou
    não. Desde já agradeço pelo conteúdo!

  7. estou estou encontrando dificuldade para colocar o titulo do livro e o
    meu nome(autor) na capa do livro, até coloco através do powpont mas, na hora de enviar não vai

    1. Oi Francisco, boa noite!
      Não entendemos ao certo o erro. Manda um print pra gente pelo e-mail de contato ou pelo nosso insta por favor!
      Só vale destacar que somos uma ferramenta de publicação e não de edição. Se sua dúvida for em relação a fazer a capa mesmo em algum programa online, troca figurinha com outros autores que fizeram isso sozinho! Um bom canal é o nosso grupo no face: UICLAP – Comunidade de Escritores (as) – Publique seu livro físico.

      Se precisar de ajuda profissional, procura a esterccapas no insta, nossa parceira!

  8. O conteúdo que quero publicar em livro está encadernado em papel A4; são 103 páginas , possui algumas imagens coloridas.

    1. Olá Manoel,
      A plataforma aceita o tamanho A4. É só subir seus arquivos (miolo do livro em pdf e capa em jpeg) e seguir os passos dentro do nosso portal. Também temos a opção de impressão colorida.

  9. Olá. Que coisa complicada fazer o upload da capa de um livro em qualquer plataforma… uffa! Estou tentando baixar minha capa na uiclap e não consigo, pois o arquivo da capa tem que ser unico, aí fica como se fosse a capa que eu fiz no canva, aumetado e dobrado em frente, lombada e verso, ou seja, eu não sei como você editar a parte “da frente” do livro, depois fazer a contracapa e a lombada. Como fazer uma imagem única no canva contendo frente, verso e lombada? Não consigo juntar os três numa imagem só para fazer o upload no uiclap. Alguém tem algum site que dê pra fazer uma capa assim, escolhendo as dimensões?

    1. Oi Nathalia, boa tarde!
      Você precisa subir a capa em arquivo único, ou seja, uma imagem contendo capa+lombada_contracapa+orelhas+sangria.
      Na nossa FAQ temos esse passo a passo sobre a capa.

  10. Gostaria de editar e publicar meu livro. A capa deve ficar em 210x140mm. Sobre o número de páginas está entre 100 e 200. Foi digitado no word normal em 58 páginas com 39860 palavras.
    Onde eu posso enviar a cópia em pdf?

    1. Olá Damiao, tudo bem?

      A UICLAP é uma plataforma de autopublicação, nós não interferimos no seu conteúdo.
      ​Se você já tiver o arquivo em pdf do seu livro (miolo), é só subir na nossa plataforma. O próprio sistema irá informar qual tamanho deve ter sua capa para que você possa providenciar o arquivo dela separadamente.
      Dá uma olhadinha no https://blog.uiclap.com/passo-a-passo-para-publicar-um-livro-na-uiclap/ para entender melhor como funciona o processo de publicação com a gente.

      Ficamos à disposição.

  11. Estou gostando de trabalhar com a Uiclap, mas lógico que nem tudo são flores. É muito bom poder personalizar totalmente a capa do livro, mas o aplicativo disponível é bem chato de ajustar e faz a gente apanhar muito, muito mesmo. Estou fazendo minha capa no Gimp e mesmo colocando as dimensões exatas que a calculadora fornece, nunca fica justo e tem que refazer tudo. Ajudaria bastante se vocês colocassem as dimensões totais em pixels de livros em A4 e A5 com orelhas porque não achei essa informação em lugar nenhum e nem a calculadora fornece. No geral, é bem satisfatório e o preço final é excelente em comparação com o Clube de Autores, sem contar que tem disponível o formato do meu livro, 16 x 23. Só dar uma melhorada no app de capas e vai ficar perfeito.

    1. Olá Aldo, tudo bem?

      Agradecemos o feedback. Estamos fazendo melhorias na plataforma para que o processo fique cada vez mais facilitado.
      Conte sempre com a gente 😀

  12. Bom, apanhei bastante do editor de capas, mas creio que consegui finalmente um bom resultado e vou relatar aqui como fiz para tentar ajudar outras pessoas que estão com dificuldade para configurar corretamente uma capa com orelhas.
    Se você seguir as medidas fornecidas pela calculadora vai se dar mal. Sinto muito aos idealizadores do site, mas essa é a minha experiência. O arquivo fica muito grande e quando você sobe ele não consegue ajustar porque a página trava. Outra vez digo que essa foi minha experiência e não precisa ser necessariamente a regra para todos. O engraçado é que fiz uma capa sem orelha para um dos meus livros com as medidas fornecidas e ela encaixou perfeitamente, mas quando acresci as orelhas, as medidas extrapolaram totalmente a moldura.
    As duas capas que eu mesmo fiz para meus dois livros (um com formato 16x23cm e o outro 14x21cm) possuem as mesmas medidas em pixels e encaixaram perfeitamente na moldura quando subi a imagem com pequenos ajustes usando a régua.
    O arquivo não ficou muito grande e ficou fácil trabalhar com ele. Lembrando que usei o GIMP para montar as imagens e deixando com pelo menos 300DPI para uma boa impressão.
    As medidas que usei para quem quer fazer uma capa com orelhas são essas:
    Tamanho total da tela: 5716 x 2531
    Capa/frente: 1696 x2531
    Contracapa/Lombada: 1848 x 2531
    Orelha: 1076 x 2531
    Eu montei tudo separadamente no GIMP com as imagens que eu queria e depois juntei tudo na tela com tamanho total elemento por elemento. O tamanho total da imagem ficou com cerca de 15MB, muito melhor de trabalhar do que um arquivo com quase 90MB que é o que estava dando quando jogava as medidas que pediam na calculadora.
    De qualquer modo, achei a experiência muito enriquecedora para alguém que deseja ter total controle sobre a sua obra. Aprender a fazer a capa do jeito que você quer é mais um passo de ser autoral e o produto final que a UICLAP entrega, vale o esforço. FAÇA VOCÊ MESMO!
    Enfim, essa foi minha experiência e talvez não valha como regra geral, mas fica a dica se você estiver apanhando como eu apanhei no início.

  13. Olá, tenho um livro escrito em Word e não tenho a mínima ideia de configuração para poder enviar para vocês, gostaria de ter uma ajuda técnica. Estava lendo sobre a capa e não entendi o que significa com ou sem orelha, poderiam explicar? Tenho vários outros livros que só preciso torná-los físicos (Word) estão na cabeça, por tanto quero ser um bom escritor e ter uma longa parceria com vcs, poderiam me ajudar?

    Muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo