Como fazer a capa do livro físico?

Você demorou um tempão para finalizar o seu livro, reescreveu, revisou inúmeras vezes, separou os capítulos, deixou tudo prontinho para publicação. Mas depois de tudo, vem uma parte para a qual nem todos os autores estão preparados: a capa do livro. Temos percebido que essa tem sido uma questão para vocês que querem fazer a publicação independente, principalmente para autores que não querem terceirizar esse serviço e decidem fazer eles mesmos o design. Por isso queremos te ajudar e daremos aqui algumas dicas de como fazer a capa do livro para que ele fique atrativo e transmita a mensagem da história.

Como fazer a capa do livro

Você demorou um tempão para finalizar o seu livro, revisou inúmeras vezes, separou os capítulos, deixou prontinho para a publicação. Mas depois de tudo, vem uma parte para a qual nem todos os autores estão preparados: a capa do livro

A gente percebe que essa é uma questão importante para quem quer fazer a publicação independente, principalmente autores que não querem terceirizar esse serviço e decidem fazer o design. Por isso a gente quer te ajudar e dar algumas dicas de como fazer uma capa atrativa! 

Já ouviu a expressão: “Não julgue um livro pela capa”? Na realidade, você provavelmente deve saber que a gente se atrai por produtos que são visualmente agradáveis. E a capa de um livro funciona como uma propaganda, por isso ela é tão importante. Ela é a primeira impressão que um livro cria nos leitores em potencial. 

Se um leitor vê um livro com uma capa amadora, ele vai acreditar que o conteúdo também não está bom. Então a nossa dica é: tenha dedicação nessa etapa, combinado? 🙂

O que a imagem da capa do livro deve conter?

Depende. Como parte do processo criativo, existem pessoas que tentam fazer justiça a tudo o que acontece no livro. Isso com certeza é muito difícil, então indicamos tentar ser inteligente sobre a essência geral do livro. Pode haver uma cena, detalhe, objeto ou metáfora que se torna a semente da capa. Mas CUIDADO!

Detalhar demais pode se tornar uma armadilha e atrapalhar a sua capa. 

As capas de livros têm o objetivo de sugerir o que há no conteúdo e despertar o interesse de um leitor, se você trabalhar com elementos demais, pode se perder nessa proposta. 

Itens obrigatórios na capa: Nome do autor e título do livro. Qualquer informação adicional é opcional, tá? 

O logo da UICLAP será adicionado automaticamente, mas você pode escolher a posição e a cor, ou mesmo a opção sem logo.

Na contracapa é interessante colocar uma sinopse do livro. Lembrando que a sinopse não é um resumo da história, e sim, uma forma de vendê-lo, então capriche! 

Medidas da capa do livro na Uiclap

A imagem da capa do livro é única, porém, ela deverá contemplar as seguintes partes:

  • Capa (frente do livro)
  • Contracapa (atrás do livro)
  • Lombada (lateral do livro)
  • Margem de segurança (ou sangria)

Você pode ter um vislumbre dos tamanhos de capa através da nossa CALCULADORA disponível no Portal do Escritor. Você verá que há uma opção com tamanhos padrões já estipulados no campo Escolha o tamanho. Você também deve preencher o campo N° de Páginas. O número é importante, pois a quantidade de páginas altera o tamanho da lombada do livro.  Mas você também pode manusear as réguas nas laterais da imagem em laranja e selecionar o tamanho que deseja ver. 

Como Funciona a Calculadora UICLAP

Há também uma aba destacada como confira o tamanho da sua capa, você consegue ter uma ideia do tamanho correto da capa e de suas especificações como lombada, contracapa, sangria, conforme vemos abaixo: 

É importante lembrar que a calculadora serve apenas como um parâmetro para te dar dimensão do tamanho da capa, mas para saber as medidas exatas, realizar a confecção da sua capa em tempo real ou passar as medidas a um profissional, o ideal é realizar o Upload do miolo do livro e usar o recurso de capa disponível também no Portal do Escritor

Como uma imagem vale mais que mil palavras, deixamos aqui um print da etapa de upload de capa do nosso portal! 🙂

Ah! E você pode criar sua capa diretamente pelo Portal, usando a ferramenta exclusiva, já com as medidas exatas. 

Criação de Capas no Editor do Portal UICLAP

Criação da capa com o Canva

Medidas e resolução da capa

  • A capa e contracapa são do mesmo tamanho do livro;
  • A lombada depende da quantidade de páginas do seu livro;
  • A margem de segurança é de 5 mm para cada lado (em cima, embaixo, direita e esquerda).

Essa margem é necessária por causa do corte feito na hora da impressão. Apesar dos cortes serem feitos na máquina, pode ocorrer um pequeno erro de corte, e se não tivermos esta margem de segurança, irá aparecer uma borda branca na sua capa.

Nesta fase você precisa de uma única imagem composta da capa, contracapa e lombada, tudo junto.

DPI

O DPI (dots per inch) significa a resolução da imagem. Para que a sua imagem tenha uma impressão aceitável, é necessário um mínimo de 300 DPI.

O ideal seriam 600 DPI. Caso a imagem tenha uma resolução menor, poderá aparecer quadriculado na impressão.

Pixels

A medida da sua capa em pixels, depende da resolução (DPI). A conversão de centímetros (cm) para pixels (px) é: 1cm = 236px

Então, se tiver um livro de 15,5 cm x 23 cm, com 100 páginas, em 600 DPI, as medidas seriam:

  • Capa e contracapa: 3780 px x 5433 px;
  • Lombada:  100 páginas = 6mm = 142px
  • Margem de segurança: 5mm = 118px

Total: 7937 px x 5669 px.

Saiba mais sobre a resolução da imagem.

Lombada

O tamanho da lombada depende da quantidade de páginas que seu livro tem. A nossa ferramenta irá calcular o tamanho para você, mas se você quiser ir se adiantando, o cálculo é:

(Quantidade de páginas / 20) + 1

Em milímetros. Isto é, para um livro com 100 páginas: (100 / 20) + 1 = 6 mm de lombada.

Quanto mais aprimoramos os recursos do Portal do Escritor, mais prático e rápido fica para materializar o seu sonho de publicar! Basta que você leia as informações com calma e atenção, deixe a criatividade seguir seu curso e elabore um projeto incrível. 

Publicar um livro não precisa ser complicado e a gente está aqui para mostrar que é possível! Publique seu livro sem medo! Materialize o seu sonho!

Dicas!

Use um fundo limpo! Se você estiver usando uma fotografia ou outra imagem gráfica na capa do livro, verifique se o título está legível. No exemplo abaixo, a capa à esquerda usa a fonte sobre o fundo poluído, tornando quase impossível a leitura. A capa à direita usa a mesma foto, mas com fontes mais limpas e um fundo simples.

Bem melhor, né?

Outra coisa: faltou inspiração? Calma! O Pinterest também é uma ótima plataforma para se inspirar com capas lindas de livros: 

Conte com a UICLAP para realizar o seu sonho de publicar um livro, de maneira prática. 

A UICLAP é uma plataforma que democratiza a publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos e conecta o autor diretamente ao mercado.