O que você precisa saber antes de publicar um livro impresso em 2023?

O que você precisa saber antes de publicar um livro impresso em 2023?

Está pensando em publicar um livro? Esse guia é para você! Separamos pontos essenciais para você publicar sem medo!

É difícil publicar um livro? 

Anos atrás, quando se falava em publicação impressa, a única forma de alcançar o leitor, era se submetendo a um processo editorial e torcer para ser escolhido. Alguns até arriscavam publicar em gráficas, mas precisavam ter muito dinheiro e fazer tiragens restritas. 

Hoje, isso mudou completamente! Você pode se autopublicar! Na UICLAP você tem acesso a uma plataforma que permite a publicação em tempo real, seu livro será disponibilizado em nossa loja exclusiva e você não precisará se preocupar com a distribuição, a gente faz isso por você!!

Nunca houve um momento tão especial para a publicação independente como agora! Você pode trazer o seu livro ao mundo, de forma simples e descomplicada. Você é responsável pelos direitos autorais da publicação. E mais: pode escolher quanto deseja receber por ela!

Quanto custa publicar um livro?

Nada! A plataforma de autopublicação da UICLAP é totalmente gratuita. Sem letras miúdas no contrato, sem cobranças depois, nada disso!

Vamos falar das etapas antes da publicação?! Existem alguns processos muito importantes antes de finalizar um livro. Você precisa revisar o texto, diagramar, e ter uma capa pronta

Por que isso é importante? 

O texto precisa estar formatado; o tamanho do livro, estar alinhado; e a capa, além de corresponder ao tamanho correto, é o cartão de visitas para que um leitor se interesse pelo conteúdo.

Nós não exigimos que o seu livro passe por nenhuma edição profissional, se você não quiser. Por ser um espaço democrático, a UICLAP não tem serviços de revisão, diagramação e capa, mas temos parceiros que prestam esses serviços e recomendamos às pessoas que nos pedem indicações. Deixamos que o autor decida como deseja publicar. 

Caso opte por fazer tudo sozinho, temos uma série de tutoriais, dicas de português, confecção de capa e diagramação. É só se divertir! 😎

Alguns autores também registram as suas obras, com ISBN e Registro de Direitos Autorais. Nós não exigimos nenhum deles, mas recomendamos que cada um leia os nossos conteúdos sobre a importância de cada um e decida por si. 

No mercado convencional, o autor, além passar por uma seleção de livros, muitas vezes, cede parte dos seus direitos, paga pelo processo de edição e ainda precisa vender parte da tiragem. Nós não temos tiragem mínima. Você decide quantos livros quer!

Onde devo publicar meu livro? 

Na UICLAP!!

Você será dono do seu próprio processo, fará tudo no seu tempo, não será cobrado, nem terá imposição de registros ou tiragem mínima, e tem mais! 

Temos um exclusivo ranking de medalhas! À medida que você sobe posições no ranking, terá benefícios, como divulgar o seu livro em nosso blog, em nossa loja, ativar as vendas na Amazon, participar da nossa batalha de capas, ganhar uma cópia do seu livro… ufa!! São tantos, basta aproveitar!! 

Agora que já falamos dos benefícios da publicação independente, vamos falar um pouquinho sobre quais expectativas você pode e deve ter. Bora? 

O que você deve esperar da publicação? 

É muito importante ser realista. Independentemente do processo, se é tradicional ou independente, isso não muda: O maior responsável pelo seu livro é você!! 

Talvez você não saiba, mas todas as editoras vão pedir que você tenha canais de divulgação do seu trabalho. Quando você opta pela autopublicação essa divulgação se torna ainda mais importante. Isso significa que você precisa ser ativo nas redes sociais. 

Aqui vai o pulo do gato no marketing por meio das redes sociais: 

Já temos alguns artigos te ensinando a como fazer a sua obra alcançar mais pessoas, mas o sucesso de uma obra começa bem antes do seu lançamento. Por isso: 

Você precisa cuidar da sua imagem e presença nas redes. 

O que isso significa? 

Divulgue e se orgulhe de mostrar que você é um autor! Para que um leitor em potencial se interesse pelo seu trabalho, ele precisa entender e saber quem você é. 

Não basta montar um perfil, postar inúmeras fotos da capa do seu livro, booktrailers e afins, se você não se apresentar. O leitor ama se identificar com “o antes” também, divida um pouco do seu processo, dos seus sentimentos, das suas alegrias. 

Por exemplo, se emocionou quando viu que terminou mais um passo para a publicação? Divida isso! Quem te acompanha ou te vê nas redes sociais vai se alegrar com a sua felicidade. 

Mostre o quanto o livro é valioso para você. O quanto é precioso vê-lo finalizado! Faça o leitor sentir que a obra é mais que “mais uma no mercado”, é o seu sonho materializado! 

Ah! Também é legal interagir com outros escritores, com a UICLAP, com a comunidade literária. Temos uma comunidade incrível de escritores e profissionais do mercado editorial, estamos com um grupo no Facebook, e no Telegram, bora participar? 

O benefício de estar presente nas redes sociais se estende. Quanto mais escreve, melhor fica. Quanto mais se comunica, melhor se desenvolve! 

Por que publicar um livro impresso? 

Com certeza você já pensou em publicar por e-book. Sim, é verdade que cada vez mais pessoas aderem aos livros digitais. Mas não se iluda! 

O maior crescimento do setor de livros, acontece com os livros físicos! 

Pense no seu primeiro público, seus familiares e amigos. Quantos deles, inclusive os mais velhos, leriam seu trabalho ou ajudariam com avaliações e divulgação, se o seu livro estivesse em formato digital? Pois é!! 

Ninguém troca um exemplar autografado, cheio de carinho e orgulho, por uma cópia em e-book! 

Viu só? Publicar um livro nunca foi tão fácil! E você pode contar com a gente na materialização desse sonho! Sem amarras, sem exigências!

 Ah! A liberdade de escrever, publicar e crescer, não tem preço. E a gente valoriza demais esse caminho. 

Quer publicar sem medo de ser feliz? Conte com a UICLAP sempre!!