Qual tamanho de livro devo escolher?

Observe por um minuto os livros que dispõe. Já observou como variam em tamanho, papel, formato, espessura? Sabia que absolutamente tudo em um livro é meticulosamente pensado para a sua valorização? Pois é! Escolher o tamanho de livro ideal pode valorizar e destacar uma obra, assim como pode atrapalhar a sua boa colocação. A escolha do tamanho do livro deve levar em conta alguns aspectos e variáveis, como a quantidade de páginas, a estética mediante o formato escolhido, o custo da impressão, até mesmo a gramatura do papel. Saber escolher corretamente o tamanho do livro pode ser a diferença entre o destaque e uma má colocação. Mas afinal, quais são os  tamanhos de livros  e como escolher?

Quais são os tamanhos de livros sugeridos e disponibilizados pela UICLAP?

Por padrão, quando falamos de medidas, a ordem usada é sempre Largura x Altura do livro fechado, ou seja: L = 11,5cm x A = 18cm.

11,5x18cm – São os chamados “pockets” ou “livros de bolso”. Foram muito popularizados aqui no país como sugestões de livros excelentes para transporte diário, viagens, pequenas bolsas e por praticidade – pois é possível segurar com apenas uma das mãos. Um tamanho economicamente atrativo, tem o menor custo de impressão. Ideal para livros até 200/220 páginas, em média. 

13,8x21cm – Um tamanho um pouco mais comum. Pode dar mais corpo a originais com mais de 120 páginas, por deixar o volume de páginas mais espesso. Muito usado na Grã-Bretanha para livros de ficção, pode ser usado para livros em geral. 

15,5x23cm – Também considerado um tamanho “padrão” (este padrão também é conhecido pelo formato 16x23cm, entretanto, no formato de 15,5x23cm o aproveitamento do papel é maior e, portanto, o custo de impressão fica mais barato), atende bem originais de até 1000 páginas. Seu formato é ideal para livros com grandes quantidades de páginas, muito bom para  romances, para o segmento jurídico, não-ficção, ficção, livros didáticos, entre outros. 

20x20cm – Livros ilustrados, livros infantis, catálogos, ficam muito interessantes neste formato. Pois é um tamanho maior e tem um formato mais quadrado. Excelente atrativo para os segmentos. 

21×29,7cm – Tamanho ideal para livros infantis, didáticos, universitários, técnicos, gráficos, livros de arte. Livros com conteúdos que, em outros formatos, poderiam ter a qualidade de imagem e informações prejudicadas, ficam em destaque neste tamanho, mas isso não é exclusividade dos segmentos.

Sugerimos a todos os autores que utilizem esses formatos em nossa plataforma para que o livro seja impresso com a qualidade que merece. Os tamanhos apresentados são os mais usuais do mercado. Isso não quer dizer que precisem seguir as sugestões, mas seria interessante que levassem em conta como a escolha de um padrão pode impactar na qualidade de sua obra.

[lyte id=’pLsiazmYb1I’/]

Que tipo de papel escolher? Quais são os tipos de papéis disponíveis na Uiclap?

Offset: papel branco, excelente para segmentos gerais, com destaque para livros jurídicos, livros didáticos e livros ilustrados. 

Avena/Pólen: papel creme, excelente para livros de segmentos gerais, vale destacar que é muito usado no segmento de ficção, poesia e não-ficção. 

Couchê fosco: exclusivo para impressão do miolo colorido, recomentado para livros que dão destaque as imagens como: materiais ilustrativos, livro infantil, quadrinhos, HQ e mangá.

Importante: é preciso que o autor leve em consideração os custos do papel, custos da impressão segundo o tamanho escolhido e que tenham em mente a qualidade do produto. A UICLAP visa democratizar a publicação de livros, por isso, deixamos à escolha do autor como fará a impressão de sua obra, segundo os tamanhos e opções de papel disponíveis. 

É sempre bom consultar um especialista para que cada autor escolha o melhor caminho que valorize e faça diferença na recepção da obra pelos leitores. O que não impede que o autor faça testes, pesquise e publique sua obra sem custos adicionais. 

Veja mais dicas da UICLAP para facilitar a sua publicação


Conte com a UICLAP para realizar o seu sonho de publicar um livro, de maneira prática. 

A UICLAP é uma plataforma que democratiza a publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos e conecta o autor diretamente ao mercado.