Como publicar livro físico como autor independente

publique na uiclap

Todos nós sabemos que para publicar um livro físico, primeiro é necessário que o livro esteja pronto, completo, com todos os capítulos escritos e demais informações necessárias arrumadinhas para os próximos passos. Mas muita gente trava justamente nesses “próximos passos”. Escrevi meu livro, e agora? Como publicar?

Tomando uma decisão

A primeira coisa que você deve fazer depois de terminar todo o processo de escrita do seu livro (aqui também incluo a revisão), é saber o que você quer com o seu livro.

É uma obra que você escreveu só para os seus amigos e familiares? Ou você gostaria que todas as pessoas do mundo tivessem acesso? O livro é uma lembrança só pra você, para uma satisfação pessoal? Responda isso para si mesmo, descubra o que você quer, e aí partimos para a decisão. Mas o que eu preciso decidir, Pam? Você precisa decidir qual seria a melhor forma de publicação para o seu livro de acordo com aquilo que você deseja para sua obra e para si.

Antigamente esse processo era mais fácil porque as opções eram infinitamente menores, mas hoje em dia é bem diferente. Temos várias formas de publicar um livro e a cada dia surgem maneiras diferentes, mas todas se dividem em dois grupos que abarcam tudo isso:

  • Você pode publicar de forma independente
  • Você pode publicar buscando uma empresa

A principal diferença quando falamos em publicação independente é que o autor vai ter que providenciar todos os serviços necessários para o livro ficar pronto (revisão, diagramação, copidesque, entre outros) e custear esses serviços também, investindo dinheiro. Já na publicação que não é independente, uma empresa fica responsável por alguns serviços (como revisão, planejamento de capa, etc), mas isso não significa que o autor não precisará investir. Depende da situação.

Para publicar de forma independente temos várias opções, e eu escolhi a UICLAP, que trouxe um serviço de impressão por demanda em que o autor não precisa investir nada para ter o livro impresso, e recebe sua porcentagem devida que ele mesmo define o valor na plataforma. Assista esse vídeo se quiser saber mais sobre isso:

Existem vantagens e desvantagens em qualquer tipo de publicação, e por isso você precisa saber o que deseja da sua obra para decidir a melhor forma de publicação.

Organizando tudo

Depois de decidir se a publicação independente pela Uiclap é para você, é a hora de organizar todo o seu material. Você precisa de algumas coisas para publicar por aqui:

  • O arquivo do miolo do seu livro no tamanho certinho
  • O arquivo da capa do seu livro no mesmo tamanho que o miolo (sendo que “capa” engloba pelo menos a capa, contracapa e lombada. Assista esse vídeo em que eu ensino a fazer sua capa gratuitamente)
  • O texto da sinopse do seu livro, assim como outras informações: gênero da obra, Tags para classificá-la, registro ISBN (não obrigatório), e o preço médio que você gostaria que a obra custasse.

Publicando e divulgando

Agora que você já subiu os arquivos para a plataforma da UICLAP, cadastrou os dados e definiu um preço, é só clicar em publicar que seu livro já estará disponível para o público comprar.

Mas adivinha só? Ninguém vai saber que você publicou um livro se você não avisar amigos, familiares e divulgar a sua obra. Se sua intenção é ser um escritor conhecido e lido por todos, recomendo que você pesquise sobre estratégias de divulgação gratuitas e pagas, mas esse é assunto para outro post.

Beijos da Pam 🙂
Espero que sua publicação seja um sucesso!

Como publicar livro físico como autor independente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo