A Trilha Da Autopublicação - Um Passo A Passo

A Trilha Da Autopublicação - Um Passo A Passo

Você escreveu um livro! Uau! Acredite, escrever um livro é uma grande realização. Depois de escrever, você decidiu partir pelo caminho da autopublicação. Para que não se perca nessa jornada, nem se engane com atalhos. Vamos te ajudar a recapitular tudo o que precisa saber para publicar.

Início Do Caminho – O Texto

O primeiro passo é sempre o mais difícil. Isso não significa que os demais passos serão rápidos ou não irão precisar de atenção. Lembre-se que a maior riqueza de um livro é o seu conteúdo, portanto, trabalhe o seu texto com cuidado. 

Pesquise sobre os tamanhos de livros ideais para o seu projeto, formate bem o seu arquivo. 

Já realizou a revisão? E a diagramação? – A UICLAP não realiza serviços editoriais, mas temos parceiros de serviços (revisão, diagramação e capa) que podem te ajudar, caso opte por procurar auxílio profissional. Nosso blog está repleto de dicas valiosas para quem optar por realizar sua própria produção e acreditamos que todo escritor deve ser livre para procurar os serviços editoriais que melhor se adequem às realidades e preferências pessoais. 

Com o texto trabalhado, caminhamos um pouco mais pela trilha. 

Alguns Passos À frente  – A Capa 

O cartão de visitas do  seu livro, será a capa, invista, tempo ou recurso, na criação desse projeto. Uma capa bem elaborada pode ser o diferencial que te fará chamar a atenção no mercado editorial, tenha sempre em mente que existem muitos livros, mas o seu é único. 

A UICLAP não exige que a capa seja feita por um profissional, mas incentivamos que procure alguém com habilidade para confeccionar um bom projeto, segundo o que deseja. Caso opte por fazer o seu próprio projeto, tome tempo, pesquise e teste modelos. 

Crie uma sinopse de impacto, traga o leitor para o seu texto, preocupe-se com a gramática e a ortografia do texto de capa, pense nos textos que destacará nas orelhas, caso faça parte do seu projeto. Conheça nossos conteúdos sobre a capa do livro.

Com tudo pronto, podemos avançar.

Parada Alternativa – Registros De Direitos Autorais

A UICLAP não exige registros, mas incentiva que cada escritor pondere nos benefícios de registrar a sua obra, caso opte por fazê-lo. 

Sabe quais são? 

ISBN – É basicamente um código de barras que permite identificar a obra em qualquer país. É o registro que comprova que a sua obra é única, em qualquer lugar do mundo. O ISBN é o registro que garante a propriedade do livro e permite a sua comercialização.

Ficha Catalográfica – O documento que auxilia na catalogação de uma obra literária, facilitando a sua identificação, seja para livros ou artigos acadêmicos. A ficha permitirá que a obra pertença ao acervo nacional de obras, permitirá participações em grandes concursos e projetos literários. 

Registro de Direitos Autorais – É um tipo de registro público onde todos conseguem verificar a autenticidade da obra, mediante consulta ao registro. Garante que a propriedade intelectual e de criação sejam da pessoa que registra. Assim a obra fica assegurada contra plágios, comercialização ilegal ou uso sem permissão do autor. 

No site da Câmara Brasileira do Livro (CBL) você consegue consultar os valores e realizar os três registros de maneira prática e segura. 

Salientamos que não ter os registros não é um impeditivo para que você publique pela UICLAP, mas é bom que entenda o que são e para que servem estes registros. 

Parada Obrigatória – Conheça A Calculadora! 

Com tudo pronto, você pode realizar pela Calculadora a simulação de: repasse por venda, valores e comparação de custo com materiais diferentes para impressão do livro. Dessa forma, você consegue entender todos custos de produção do livro. Saiba mais sobre a Calculadora.

Use as ferramentas da plataforma para ver como o seu projeto está, certifique-se de que está no tamanho correto e no formato ideal. Aproveite para dar uma olhada em todos os recursos disponíveis na plataforma de publicação para assegurar que o seu livro sairá perfeito, segundo o que você sempre desejou!

Quase Lá – Compra De Um Livro Teste 

É muito importante que você adquira um livro teste para se certificar de que o seu livro está exatamente como desejava. Assim, caso perceba alguma inconsistência ou queira ajustar algum item, poderá fazer antes de começar a comercializar a sua obra. Como adquirir o livro teste a preço de custo.

Mais Um Passo E… – Planeje Um lançamento Ou Pré-venda. 

A UICLAP sempre incentiva que os escritores realizem a compra em lote (a partir de 10 cópias) dos seus livros. Comprando em lote você pode pensar em um local para fazer um lançamento presencial, um evento, pode criar uma pré-venda com exclusividade e diferencial aos primeiros compradores, pode se promover e fechar parcerias. 

Façam parcerias com digital influencers que realizem a divulgação de livros, é muito importante e faz a diferença! Apenas tenha em mente que os parceiros não são vendedores, eles irão te ajudar a promover o seu livro e te ajudar a ter um alcance maior na divulgação. 

Linha De Chegada – Livro Lançado Em Nossa Loja. 

A partir daqui, tenha disciplina em manter contato com os seus primeiros leitores, peça para que avaliem a sua obra é muito importante! Mantenha contato com os seus leitores, seja um escritor ativo. 

Participe também do nosso grupo no Facebook. Temos uma comunidade incrível que pode te ajudar a crescer ainda mais. Confie! 

Ao longo da sua jornada a UICLAP está aqui para te ajudar. Seja com informações, tutoriais, esclarecendo as suas dúvidas ou te incentivando a não desistir. Nossa missão é democratizar a publicação de livros, permitir que você se sinta confiante e acredite no seu sonho de publicar. Estamos aqui para materializar seus sonhos.

Publique agora na UICLAP e tenha um lindo caminho na sua jornada de escritor!