Como Publicar Um Livro - Passo a Passo Completo

Ao longo do tempo, a gente já te deu centenas de informações sobre como publicar um livro, e como tem MUITO material, resolvemos reunir os principais tópicos em um só lugar, para te ajudar a encontrar as informações que você precisa e, o principal: para que você publique sem medo

Como Publicar Um Livro

Ao longo do tempo, a gente já te deu centenas de informações sobre como publicar um livro, e como tem MUITO material, resolvemos reunir os principais tópicos em um só lugar, para te ajudar a encontrar as informações que você precisa e, o principal: para que você publique sem medo! Vamos nessa?! 

Tipos de Publicação: 

Você sabia que no Brasil existem muitas formas para publicar um livro, mas a melhor em custo-benefício é a autopublicação? 

Publicação tradicional:

O sonho de muitos, afinal, é o meio pelo qual o autor não irá arcar com NENHUM custo para a produção do livro. A editora tradicional cuidará de todos os processos, incluindo marketing, venda e distribuição. MAS… Ficará com um percentual de direito sobre a obra, pode ter um contrato de restrição, o autor não terá autonomia sobre o que escreveu e o processo é extremamente difícil. 

Publicação Comercial:

Publicação via orçamento. Nesse segmento, a editora cuidará da produção, divulgação, venda e distribuição do livro, mas NÃO IRÁ ARCAR com todos, ou com nenhum, dos custos dos processos.

Publicação em Editora Independente:

existem algumas editoras no mercado que farão a prospecção de livros de maneira independente. Essas editoras cuidarão de toda a parte burocrática da produção do livro, algumas, oferecem preparação, revisão e edição, outras oferecem apenas os serviços de tiragem e registro de obra, isso varia. De acordo com essa variação, algumas irão trabalhar com divulgação e marketing, outras não. Todos os processos serão custeados, de maneira total ou parcial, pelo autor. 

Autopublicação:

O autor será responsável por TODAS as etapas de produção e edição do seu original, a saber, preparação do texto, revisão, diagramação, criação de ilustrações e artes, criação de capa, registro, ficha catalográfica, selo e numeração de ISBN (não obrigatório), enfim… de tudo! Mas nesse caso, o custo de publicação do livro é zero. Isso mesmo gratuito! 

Na autopublicação, o responsável pelo conteúdo é o autor, a plataforma disponibiliza um canal de publicação, impressão, venda e distribuição a um custo de ZERO reais!  Isso deixa o autor completamente livre para desenvolver e fazer do seu material o que bem desejar. Mas atenção: o autor também será responsável pela divulgação.

Quer saber mais sobre os custos envolvidos e vantagens?

https://blog.uiclap.com/publicando-o-seu-livro-quanto-custa-publicar-um-livro-media-de-valores-e-beneficios-do-faca-voce-mesmo/

Depois de entender todos os benefícios envolvidos, você decide publicar!

A dúvida agora é: como fazer isso? 

Passo a passo: 

  1. Escreva o seu livro – no seu tempo, capriche! 
  2. Edição – hora de focar na diagramação e capa 
  3. Registros – Essa parte é opcional, fica a cargo da sua decisão 
  4. Conheça o sistema e veja o valor de venda – é hora de conhecer a nossa Calculadora! 
  5. Compre um exemplar teste – esse passo é muito importante, serve para garantir que tudo ficou perfeito! 
  6. Lançamento! – Bora divulgar bastante e trabalhar o marketing do jeito certo!

Viu como é simples? Em seis passos, você publica um livro, em tempo real, sem amarras contratuais e com praticidade! 

Nesse artigo você pode entender a importância de cada passo e conhecer melhor cada recurso: https://blog.uiclap.com/a-trilha-da-autopublicacao-um-passo-a-passo/

Ganhos:

Chegamos ao tópico tão esperado! Quanto um autor pode ganhar pela publicação do livro? 

Na UICLAP, é o autor que decide quanto quer ganhar! Isso mesmo, você não entendeu errado! Por meio de um recurso exclusivo, você consegue ver qual o valor da produção do livro, pode escolher o quanto quer ganhar e ver qual será o valor de comercialização do seu livro na loja UICLAP e na Amazon! 

Conheça a Calculadora UICLAP! https://blog.uiclap.com/como-funciona-a-calculadora-uiclap/

O que fazer depois de publicar um livro? 

Agora é hora de trabalhar a divulgação do seu livro! 

Alguns passos são essenciais nessa etapa: 

  1. Divulgue e use as suas redes sociais
  2. Compartilhe a novidade com amigos e dê livros para o seu primeiro público: familiares, amigos, colegas de trabalho
  3. Organize um evento de lançamento 
  4. Cuide das suas redes sociais e interaja com os seguidores
  5. Trabalhe o seu marketing, sem esperar que a divulgação venha de outros lugares
  6. Faça parcerias
  7. Cuide das suas expectativas 
  8. Já pense no próximo! 

Para não ficar perdido nesses passos e entender a importância do marketing certo para as vendas, clique aqui: https://blog.uiclap.com/vender-meu-livro/

Leia também: https://blog.uiclap.com/como-trabalhar-o-marketing-do-livro-corretamente/

Chegou a sua vez de publicar! 

Ainda não está seguro se cumpriu todas as etapas? Que tal conferir se já deu todos os passos necessários? 

https://blog.uiclap.com/como-trabalhar-o-marketing-do-livro-corretamente/

Agora que você já seguiu os passos necessários para a publicação, acredite no seu trabalho, tenha orgulho dele e conte com a UICLAP na materialização de seu sonho. Publique agora!