Como trabalhar o marketing do livro corretamente?

Acredite no seu potencial! A gente está aqui para te ajudar na divulgação da sua obra, você pode contar com o Portal do Escritor para ter acesso a templates exclusivos, ao marcar a gente nas redes sociais, sua postagem será divulgada, à medida que conquista posições no ranking de medalhas, você pode divulgar o seu livro aqui no blog, além de poder contar atividades como a Batalha de Capas, divulgação em vídeo nas redes e outras coisas mais. 

Como trabalhar o marketing do livro corretamente?

Pontos importantes para que você melhore a qualidade do marketing do livro, afinal, não basta escrever um livro para se conquistar o sucesso. É preciso divulgá-lo e despertar o interesse do público.

Quer saber como você pode trabalhar o marketing do livro corretamente? A gente te ajuda a entender para você não errar na hora de promover o seu sonho!

O primeiro ponto que precisa ficar claro para que você consiga conquistar o seu espaço no meio literário, é entender que mesmo escritores renomados trabalham muito para promover suas obras e manter uma rede ativa de contato com os seus leitores. Mas calma, com um pouco de criatividade e determinação, você pode usar o marketing do livro para alcançar o sucesso! Chega mais.

Descubra qual é o seu diferencial e explore isso!

Qual é o conteúdo diferenciado que o seu livro apresenta? O que te torna diferente de outro autor que escreve livros do mesmo gênero literário que o seu? O que você realmente quer destacar para os leitores?

Quando você tira tempo para responder a essas perguntas e entender o seu diferencial, você descobre como trabalhar as suas divulgações focando no que apenas você tem. Lembre-se que no mundo existem muitas histórias, mas ainda não existe a sua. O seu livro será o único a ter a SUA perspectiva sobre o tema. Explore o seu diferencial a seu favor.

Deixe o seu conteúdo mais humanizado!

As pessoas gostam de se identificar com os conteúdos que consomem. É exatamente a identificação que gera os virais na internet. Você mesmo pode se observar e notar o seu comportamento para seguir contas e pessoas nas redes sociais. Você também busca identificação, mesmo quando procura por conteúdos educativos.

Por isso, na hora de divulgar o seu livro, procure usar situações ou trace paralelos com coisas que acontecem no cotidiano, possíveis no dia a dia. Aproveite para criar emoção nos seus seguidores, opte por uma linguagem simples e acessível, assim você vai garantir que as pessoas se lembrem do seu conteúdo e do seu livro.

Descubra o seu público-alvo

Se não entender o seu leitor, você vai escrever apenas por prazer e não conquistará leitores, será como se estivesse falando sozinho. Por isso é importante descobrir o seu público-alvo e quais são as preferências de consumo dessas pessoas, para que você se comunique melhor com elas. 

Por exemplo: se o seu livro fala de mulheres, aprofunde-se nisso:

  • Mulheres? Ok, mas em qual contexto
  • Quais as situações do dia a dia podem interessar ao público feminino para que seu livro se torne um produto de interesse?
  • Quais hábitos as suas personagens têm, ou quais comportamentos você aborda que podem ser de interesse para mulheres?
  • Quais faixas etárias se interessariam pelo tema?

Apenas tirando tempo para analisar o seu público-alvo é que você vai conseguir se divulgar de maneira eficiente.

Distribua conteúdo do seu livro ou o seu livro! 

Sim! Isso mesmo! A grande ferramenta para trabalhar a divulgação de um livro, é a voz do leitor. Assim, você pode contar com a opinião de amigos e familiares quando for começar o conteúdo, mas depois o ideal é que seu livro seja divulgado por leitores que não façam parte dos seus círculos próximos. Em resumo: é hora de fazer barulho!!!

Os influencers literários são excelentes parceiros para realizar a publicidade ou a promoção da sua obra. É preciso ter em mente que o influencer NÃO é um vendedor, ele vai divulgar o seu livro para um público maior, que pode se interessar pelo seu conteúdo. Aqui o ponto de ressalva é que, se o influencer não fizer parte do público-alvo para o qual a sua obra se destina, você pode não ter um resultado tão eficaz quanto se divulgasse de maneira certeira. 

Faça essas parcerias com mais de uma pessoa. É hora de pensar em divulgação como um investimento que, se feito do jeitinho certo, trará retorno. Dê uma olhada no nosso post sobre os influencers, visite a lista de opções de parceiros da UICLAP, entre em contato com essas pessoas e escolha as que mais corresponderem às suas expectativas.

Além disso, outra boa ação é pensar em formas para presentear os seus leitores, seja por sorteio, seja por alguma ação, um presente, você escolhe, mas um livro que chega a um leitor, é mais uma divulgação orgânica para o seu trabalho e para a sua obra. 

Faça contato com agências de divulgação e jornalistas! 

Crie uma lista de jornalistas, blogueiros ou críticos literários indicados pelas agências com as quais conversou. Pesquise muito para fazer isso, entenda quais ações valem a pena e entenda se o seu livro é o tipo de publicação que costumam divulgar. Seja objetivo no seu contato, entenda se eles têm interesse na sua obra e evite ser invasivo. 

Aqui podemos colocar a participação em eventos literários, onde a mágica da interação e do networking acontecem e você pode conhecer melhor o trabalho dessas pessoas, na prática. E, por favor, lembre-se de repostar a divulgação que conquistar, ser respeitoso e agradecido pelas oportunidades, conforme elas surgirem.

Seja um bom contador de histórias! 

Você é um escritor! Essa é a sua especialidade, então pense nessa etapa como o seu momento de brilhar. Analise as redes sociais atuais e pense em qual delas você teria mais facilidade de contar histórias, para quê? 

Conte a história de como pensou na criação do livro. A história dos seus perrengues para terminar de escrever. A sua experiência ao publicar um livro. Ou seja, faça conteúdo contando histórias de todas as etapas da sua construção. Aproveite para divulgar trechos, os chamados quotes, da sua obra. Use seu dom a seu favor. 

Com tudo isso na mão, é hora de trabalhar! A divulgação é uma das partes mais importantes do seu trabalho e é a única maneira de chegar aos leitores do jeito certo. 

Acredite no seu potencial! A gente está aqui para te ajudar na divulgação da sua obra, você pode contar com o Portal do Escritor para ter acesso a templates exclusivos, ao marcar a gente nas redes sociais, sua postagem será divulgada, à medida que conquista posições no Ranking de Medalhas, você pode divulgar o seu livro aqui no blog, além de poder contar atividades como a Batalha de Capas, divulgação em vídeo nas redes e outras coisas mais. 

Mesmo com tudo isso, seu livro só será lembrado se você também não se esquecer dele. Atualmente, não basta publicar um livro, é preciso trabalhar a sua divulgação com o mesmo carinho. Aí, sim, tudo dará certo. 

O conteúdo te ajudou? Então conta pra gente qual é a sua experiência com o marketing do livro. O que você faz ou o que passará a fazer que te dará mais resultados? Que tal dividir aqui nos comentários para mais escritores da nossa comunidade? Bora lá!