O Que é Ser um Autor Independente? E Como Fazer Isso?

Você sabia que qualquer pessoa pode escrever e publicar um livro por conta própria e comercializar sem depender de editoras ou editais? Se você não sabia ou ainda tem dúvidas sobre o assunto, este artigo é para você.

Autor Independente

Você sabia que qualquer pessoa pode escrever e publicar um livro por conta própria e comercializar sem depender de editoras ou editais? Se você não sabia ou ainda tem dúvidas sobre o assunto, este artigo é para você. 

Ser um autor independente nada mais é do que ser 100% responsável pelo seu próprio livro. Isso significa ser responsável ou cuidar de cada etapa envolvida em sua produção – isso mesmo, além da escrita – como diagramação, revisão, capa, marketing, informações e divulgação. 

Você pode optar por ser um autor independente por várias razões, seja para distribuir a obra em pequenas quantidades, para ser uma realização pessoal, por ser um título de difícil comercialização formal, por acreditar na força e crescimento do mercado independente, por se sentir mais à vontade sem amarras contratuais. Seja qual for o motivo, a publicação independente, a autopublicação, pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha o sonho de publicar um livro

Atualmente, é possível publicar um livro tão ou mais bonito do que um livro que teve um projeto desenvolvido em uma editora convencional. E você não precisa realizar tudo sozinho, se não quiser. Pode contar com o apoio de profissionais do mercado editorial e com a facilidade de publicar por meio de uma plataforma de autopublicação que já realiza a impressão, distribuição e venda, como a UICLAP

Segue aqui alguns passos recomendados para um autor independente projetar o seu livro: 

Confecção ou edição do texto. É preciso ler o texto, mais de uma vez, depois de um período de descanso após a sua escrita. Por quê? Porque apenas com esse distanciamento você será capaz de verificar se o seu texto não ficou confuso, sem conclusão ou com pontas soltas demais. 

Revisão do Texto. Para essa fase, fica a critério do autor decidir se quer ou não contratar os serviços de um profissional, o recomendado é avaliar o quanto de investimento está disposto a fazer, para quem seu livro será distribuído e enxergar o livro como um produto que será comercializado. Após essa etapa, é preciso entender que cuidar da estrutura linguística do texto é muito importante, uma vírgula fora de lugar, pode colocar toda uma ideia a se perder. Pense com carinho.

Diagramação. A paginação e o efeito visual de um livro são um grande chamariz aos leitores. Novamente é preciso pensar se vai contar com a ajuda de um profissional, ou realizar a etapa sozinho. A diagramação evita buracos e desperdício de espaço nas páginas, e ainda faz com que textos e ilustrações sejam distribuídos de forma harmônica.. 

Registros. Na UICLAP não há exigência de nenhum registro autoral, mas deixamos sempre a ressalva para que o autor decida se irá ou não realizar esses registros. Eles são: ISBN, Ficha Catalográfica e Direitos Autorais. 

Capa. Uma capa bem-feita é o cartão de visita de um livro. A capa determinará se o leitor terá curiosidade ou não pelo título que vê. Isso independe de ser uma compra online ou em livrarias convencionais, não é o toque que determina o contato, mas a capa! 

Então chega o momento de publicar. E agora? Onde publicar um livro sem burocracias, sem contratos de exclusividade, com facilidade para impressão, distribuição e venda? 

A resposta é bem simples! Venha para a UICLAP

São mais de 12 mil títulos publicados e mais de 7 mil escritores cadastrados em nosso Portal. Muitos escritores estão crescendo cada vez mais  no nosso exclusivo Ranking de Medalhas, que permite maior destaque em divulgação por meio de todos os nossos canais de comunicação, de acordo com a posição em vendas de cada autor. 

Um sistema exclusivo que fornece aos autores um incentivo para que tenham orgulho e promovam suas obras, além de fortalecer muito a nossa comunidade de escritores. Aqui na UICLAP não há rivalidade, há espaço para todos e todos podem se ajudar, seja por meio de serviços, conselhos ou troca de  experiências! 

Você, no mínimo, já deve ter ouvido algumas informações antiquadas ou equivocadas sobre o mercado editorial independente, como: 

Não dá para publicar sem um selo, agente ou editora. 

Não só dá como muitos autores estão se destacando inclusive em outros países, com suas publicações independentes. 

Publicar é muito caro! 

Na UICLAP você não paga nada para publicar! Ainda escolhe quanto deseja ganhar pela venda de cada exemplar e pode ver os custos de produção do seu livro através da nossa Calculadora no Portal. 

Além da publicação, é preciso que o escritor pense muito bem no marketing e na divulgação do seu livro. Mas calma, a UICLAP tem uma série de artigos sobre buzz marketing que podem te ajudar a trabalhar todo o marketing e divulgação de maneira assertiva. 

Agora que a gente já mostrou que é possível, que tal se cadastrar no nosso portal e publicar seu livro sem medo com a gente? 🙂