O Processo de Fabricação do Livro

fabricação do livro

Saber mais sobre os processos editoriais e de fabricação dos livros, podem te ajudar a entender os cuidados necessários para que o seu livro tenha uma excelente impressão. 

Para que um livro chegue ao processo de impressão, ele precisa ter passado por todas as fases de elaboração do projeto necessárias.

Etapas Necessárias: 

Em primeiro ponto, vem a elaboração do conteúdo. Fase onde o escritor não apenas determina o seu conteúdo, como idealiza e aplica a construção de sua narrativa. Depois, é necessário realizar a organização do material, sua revisão, diagramação e capa. 

Estes três pontos são de extrema importância no processo editorial. 

A revisão garante que a gramática, ortografia, sintaxe, coesão, coerência do texto estejam presentes no original. Também a construção de parágrafos e sua estrutura. Isso não apenas facilita a compreensão, como também valoriza a mensagem apresentada. 

A diagramação permite que a paginação, seus espaços, “respiros” e fontes estejam dentro do desejado pelo autor e do adequado para a impressão. Também a separação dos capítulos, suas ilustrações, a numeração das páginas organizadas nos locais corretos e que a montagem sequencial esteja correta.

É importante a conferência, seja esta por um revisor, editor ou realizada pelo próprio autor para que o texto esteja dentro do esperado, sem falhas, lacunas, ou desorganizado. 

Aqui você também deve ter cuidado com a inserção de ficha catalográfica, ISBN  e demais informações que deseje inserir sobre a produção do livro. Lembramos que a UICLAP não exige Registros de Direitos Autorais, ficha ou registo ISBN, a decisão é do escritor ou responsável legal pela obra. 

Um texto bem estruturado e organizado, contribuem para a montagem sequencial correta das páginas, no serviço gráfico. 

Antes da impressão também é necessária a criação da capa, lembre-se de caprichar no projeto para atrair os leitores. 

Escolha de Materiais: 

A escolha dos tamanhos de livros, do papel e do material de capa, podem valorizar o projeto, resultando em um acabamento com maior qualidade. 

Temos um artigo detalhado sobre os tamanhos de livros e quais os mais usados, ou mais adequados, de cada categoria, ao pesquisar e entender mais sobre os tamanhos disponibilizados pela UICLAP, você consegue valorizar ainda mais a sua edição. 

O tamanho do livro influencia diretamente no preço final do produto para os compradores, por isso é tão importante estar à par das informações. 

A calculadora UICLAP disponibilizada no portal, permite a simulação dos valores, segundo a escolha do papel, que também valoriza o trabalho de impressão, escolha do tipo de material para a capa, assim, você consegue saber qual será o custo de produção/impressão do seu livro. Também é possível entender o valor final de capa, considerando quanto o autor deseja ganhar. 

Impressão Gráfica: 

[lyte id=’bdYuV718okc’]

A impressão é realizada em duas etapas, miolo e capa, que serão colados, ou costurados, para formar o livro. O procedimento pode ser feito manualmente ou em maquinários próprios para a confecção, supervisionados de perto pelo responsável por esta parte da produção. O responsável irá garantir que a colagem tenha precisão e o livro fique perfeitamente alinhado.

[lyte id=’nzm-XhCj-k4′]

Além das escolhas pré-produção, uma boa impressão pode valorizar o trabalho com capricho e proporcionar prazer aos leitores em receber o material. 

A importância do exemplar de teste: 

É de extrema importância que o escritor garanta um exemplar de teste, para que realize a conferência final do seu projeto. 

Essa etapa cuidadosa garante que o projeto fique exatamente como foi idealizado. Caso haja necessidade de ajustes, a plataforma da UICLAP permite que o escritor pare as vendas e edite: apenas o miolo, apenas a capa ou o miolo e a capa, conforme a necessidade. 

Essa fase de conferência evita problemas de conteúdo e garante a qualidade da tiragem. 

Tudo pronto, fica então a cargo do escritor decidir quantos exemplares deseja adquirir. Pela UICLAP a compra em lote é facilitada por cupom de desconto fornecido pelo portal UICLAP e nas diversas formas de pagamento fornecidas pela Loja UICLAP, como o parcelamento de 12x no cartão. 

Entender mais sobre todo o projeto e cuidado envolvidos na impressão do seu livro e na qualidade final, deve ajudá-lo a valorizar ainda mais o o seu livro.

O trabalho é realizado com carinho e dedicação. Os materiais são de alta qualidade e a impressão sob demanda é excelente. Você pode observar isso pelo crescimento de nossa comunidade de autores, já são mais de 5 mil títulos publicados, e seguimos firmes em nossa missão.