Como transformar um TCC ou uma pesquisa acadêmica em um livro?

Como transformar um TCC ou uma pesquisa acadêmica em um livro?

Você passa um tempão estudando, se dedicando a pesquisa acadêmica, temas, artigos, e depois de apresentar o resultado do seu esforço, fica a grande questão: O que fazer com o meu trabalho?

Existem muitas possibilidades no meio acadêmico para conservar o resultado de toooda a sua dedicação, seja na graduação, no mestrado ou no doutorado, mas sem sombra de dúvida, a melhor maneira de preservar e ampliar as possibilidades de apresentar ao mundo a sua visão é por meio de uma publicação impressa. Isso mesmo, um livro! 

Passos importantes:

1 – Faça uma pesquisa de mercado voltada para o título da sua pesquisa 

Essa pesquisa é importante para que você saiba para onde direcionar toda a divulgação do seu trabalho. Afinal, uma pesquisa acadêmica, científica ou voltada ao meio acadêmico, não é como um livro de ficção. Mas tem público… e muito!! 

A pesquisa vai te fazer conhecer outras pessoas que já realizaram a publicação independente, vai te ajudar a identificar a melhor abordagem e até a saber os assuntos em alta, saturados, pouco evidentes e afins! Acredite, a pesquisa é a chave do sucesso da sua publicação! 

2 – Formate e adapte o texto. 

Aí você pergunta: por que esse passo vem depois da pesquisa? 

A gente responde: Porque após pesquisar você vai saber como adaptar a linguagem do seu texto ao mercado. Você pode tirar a linguagem de um conceito mais engessado, pode usar palavras-chave voltadas à sua área de atuação e pode fazer adaptações que tornarão sua publicação mais atrativa. 

Esse ponto fica a seu critério, é claro! Se não quiser, não precisa. Mas se permita decidir após pesquisar o mercado, tá?

3 – Invista seu tempo no projeto editorial! 

Vamos lá, se você teceu uma dissertação, pesquisa para tese ou fez um apanhado científico muito extenso, saiba que algumas partes podem ser removidas da edição, sem prejudicar o conteúdo. Por quê? 

Quanto mais objetivo for um texto, quanto mais dados estiverem focados no assunto principal, quanto mais você direcionar o todo, mais interessante o resultado ficará para o seu leitor. Isso pode te ajudar a ter material extra, inclusive, para uma nova publicação. O mais importante é que você vai focar no que realmente é o ponto central da sua pesquisa. Então, desapegue!

Definido o conteúdo final, é preciso tomar tempo para deixar o texto diagramado, de acordo com os modelos de publicação para textos acadêmicos. Aqui no blog, nós temos muitos materiais sobre diagramação, mas isso não te impede de decidir se quer fazer por conta ou contratar um serviço profissional. 

E, é claro, também é muito importante pensar na sua capa! Para o projeto de capa, aconselhamos que pesquise os modelos de apresentação de livros no nicho que deseja e, com base nisso, surpreenda! Permita que a sua criatividade guie o seu projeto. 🙂 

Depois de todos estes passos, vamos para algumas decisões importantes. Bora? Então bora!

Registros

No caso de uma pesquisa acadêmica, registros são muito importantes. É preciso dedicar um tempinho para avaliar se você quer fazer o registro do ISBN, ISSN, DOI, Registro e Direitos Autorais e Ficha Catalográfica. Esses registros garantem a autenticidade da pesquisa, do trabalho e ainda servem como publicações para currículos acadêmicos, como o Lattes, entre outros. 

A UICLAP não exige nenhum destes registros para a autopublicação, mas deixamos aberto o assunto para que você decida a importância no caso da sua pesquisa.

Apoio 

A comunidade da UICLAP é uma das comunidades literárias mais bonitas do mercado. Existe uma troca de experiências, serviços, avaliações e ideias que podem te ajudar a publicar o seu trabalho da melhor maneira. Reforçamos aqui o convite para se juntar a nós e ser um Uiclaper! 🙂

Seja qual for o caminho, publicar um livro com uma pesquisa acadêmica é possível! 

Não desista, pesquise e dê um passo incrível para a sua carreira! 

Conte sempre com a UICLAP para tornar a sua publicação rápida e simples. 


O portal de autopublicação gratuito para seu trabalho acadêmico.

Como transformar um TCC ou uma pesquisa acadêmica em um livro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo