A importância das resenhas literárias!

Resenha Literária

Vem com a gente entender o que são as resenhas literárias e qual a importância delas! 

Você optou pela autopublicação e acabou de lançar o seu livro! Isso aí, arrasou! 

Agora vem aquele momento em que o frio na barriga é maior que nunca:  esperar a avaliação do leitor. 

Realmente as avaliações são essenciais para um escritor independente, mas um grande diferencial que pode ajudar a divulgar ainda mais a sua obra para novos leitores, são as resenhas literárias.  

Afinal, o que é uma resenha literária?

A resenha literária é uma produção textual ou audiovisual onde o divulgador apresenta um livro, dá informações básicas sobre o conteúdo e passa as suas impressões de leitura. 

No mercado editorial como um todo, ela funciona como um termômetro para os leitores, por exemplo, quantas vezes você, antes de ler um livro, não procurou um vídeo ou uma nota sobre ele? Quase sempre, não é? Então saiba que os seus potenciais leitores farão o mesmo com o seu livro. Consegue entender como é importante?!

Vamos lá, então as resenhas literárias geram o que a gente pode chamar de referências. Anota aí para não perder esse ponto: Seja feita por um amigo, por um avaliador, por um influencer ou por um leitor, as resenhas literárias publicadas são uma forte referência sobre um livro e são um dos meios essenciais para atrair seu público-alvo

Entendida essa importância gigantesca, vamos seguir para os tipos de resenhas.

Tipos de resenhas literárias

Existem dois tipos de resenhas literárias mais usados, a descritiva e a crítica.

Descritiva

Como o nome bem diz, nesse tipo de resenha, faz-se uma ficha técnica com a descrição do livro, tema abordado e sinopse. Ou seja, é um tipo de resenha mais técnica. Se você escreveu uma biografia, uma não-ficção ou um livro técnico, essa resenha é excelente para a divulgação do seu livro.

Mas fique atento: a resenha descritiva não tem expressão opinativa, ou seja, o divulgador não vai dar muitas considerações pessoais sobre o que leu, tá?!

Crítica 

A mais comum das resenhas, principalmente, no meio da ficção. Essa resenha faz um breve apanhado da obra, mas se foca no levantamento do leitor sobre o que leu, ou seja, a opinião do leitor é o principal! 

É uma avaliação? Não! A resenha segue um script e também deve conter algumas informações técnicas sobre o livro, mas é indispensável que a crítica seja construída com base na percepção do leitor sobre o todo, construção narrativa, tema, personagens, desenvolvimento, gênero… um geralzão do leitor! 

Cuidado para não confundir com leitura crítica, tá? Apesar do nome parecido, são coisas diferentes. Falamos sobre leitura crítica aqui.

As resenhas críticas podem ser mais fundamentadas em técnicas e estudos ou mais populares, a gente deixa como sugestão que você opte por resenhas mais populares enquanto está formando o seu público leitor. 

Seja qual for o formato, uma resenha literária precisa ter: 

  • Informações gerais do livro;
  • Informações sobre o autor;
  • Contexto do livro (um resumo);
  • Diferenciais (se é Best-Seller, se é o primeiro livro, etc);
  • A opinião do resenhista. 

Por que as resenhas literárias são importantes? 

As resenhas agregam valor à obra, isso acontece porque são elas que colocam o livro em evidência para novos leitores. Atualmente, não há quem descubra um novo livro sem uma resenha literária postada nas redes sociais. 

Isso acontece porque as pessoas criam expectativas para ler um livro quando veem outras pessoas empolgadas com a leitura, falando como se sentiram. Coisas assim despertam a curiosidade do público leitor!

Então, resenha torna um livro conhecido, ajuda no potencial de vendas e não há nada que um autor queira mais do que ver o seu livro entre os mais vendidos, não é mesmo? E a gente quer ver os nossos Uiclapers no topo dos mais vendidos sempre! 

A resenha ajuda a ter mais leituras, que geram mais avaliações, que geram mais leitores e olha aí a roda do sucesso literário girando! 

Como você pode conseguir resenhas literárias?

Temos uma lista de influencers parceiros que podem te ajudar demais na divulgação do seu livro para novos leitores. Então, tá esperando o quê? Programe-se, entre em contato, feche parcerias! 

Acredite no seu livro e invista nas parcerias para encontrar o público. 

Ah! E não esqueça de se fazer presente nas redes sociais.

A sua presença fixa nas redes sociais fará a diferença na hora de divulgar o seu trabalho! 

E o melhor, à medida que você avança nas vendas, vai ganhando novas posições no nosso ranking de medalhas e pode promover o seu livro nos canais exclusivos da UICLAP!! 

O ponto é: acredite no seu trabalho e orgulhe-se do seu livro! Divulgue mesmo! 

E, é claro, pode contar com a gente para seguir crescendo na sua carreira de escritor.

Ainda Não Publicou?

A UICLAP é uma plataforma gratuita de autopublicação, venda, produção e distribuição de livros impressos, que conecta o autor diretamente ao mercado.

A importância das resenhas literárias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo