A importância de divulgar seu livro

Foi mais de um ano escrevendo seu livro… foram uns três meses para decidir onde publicar, a escolha da capa, diagramação, revisão, você quase desistiu, mas você conseguiu: está com o livro em suas mãos! Opa, o livro não, os livros, no plural, porque você foi otimista, comprou uma caixa, 50 exemplares, pensou: vou vender isso em uma semana, a família toda vai comprar. Muitos familiares compraram, amigos também, mas a maioria quer ganhar de presente e você não tem condições. Bate aquele desespero, né?

Então pega essa dica, meu querido escritor: divulgação!

Você precisa divulgar o seu livro, formar parcerias, pagas, ou não, faz muita diferença, vou explicar: uma parceria não paga é aquela que você conversa com uma pessoa, que, por exemplo, tem um bookstagram ou um canal do Youtube, e vocês combinam uma cortesia, ou seja, você vai enviar o seu livro pra essa pessoa. E, um dia, ela leia e talvez faça uma resenha. Funciona? Claro que sim, é uma divulgação orgânica, a pessoa ficará feliz com um “recebido“. porém você pode ficar refém de quando será lido.

Já a parceria paga, a famosa “publi“, é quando você contrata um pacote com um bookstagram “mais famosinho”, com mais seguidores do que você, com um bom engajamento e vocês vão combinar o que deverá ser feito, por exemplo: ele pode fazer unboxing – que é postar uma foto ou vídeo do seu livro assim que o receber; o profissional vai ler seu livro e postar trechos nos stories e/ou feed; combinar quantos posts serão; no final, ele fará uma resenha. É importante definir como será, se por vídeo (no IGTV ou no canal do YouTube), se por um, ou mais, posts com legenda, etc. É importante definir prazos, você acabou de publicar seu livro e quer a divulgação pra já.

E aí, já pensou em divulgar seu livro? Agora que já sabe como funciona, escolha sua modalidade e boa sorte.