O que é Leitura Crítica?

O que é Leitura Crítica?

Um feedback sobre o que fazemos é sempre importante. Durante a produção textual – é indispensável. A leitura crítica pode te ajudar a desenvolver e manter a qualidade da história. 

Leitura crítica é uma leitura analítica, feita de maneira imparcial para avaliar a construção do texto e apontar as possíveis falhas da obra, sugerir melhorias e apontar o potencial da história para a publicação. 

A leitura crítica é importante para que:

  • Não haja furos no texto, repetições;
  • O enredo se desenvolva com coesão;
  • Os pontos negativos sejam identificados e trabalhados;
  • As construções narrativas escolhidas pelo autor estejam de acordo com o gênero literário, estilo de escrita e objetivo da história. 

Você pode ver mais sobre gêneros e categorias literárias aqui.

Agora que você já entendeu o conceito do que é leitura crítica, tenha em mente dois pontos :

  • É bom salientar que o leitor crítico não irá revisar a obra, não irá trabalhar a sua preparação. Ele não substitui a necessidade da revisão profissional, mas auxilia na melhoria da construção narrativa por avaliar a fluidez, linguagem, pesquisa e estrutura do texto. 
  • O leitor crítico não fará apenas apontamentos positivos, tampouco garantirá a transformação da obra em um best-seller. 

OBS: É interessante destacar também que a leitura crítica não é apenas uma opinião de leitura (dizer o que achou do que leu), nem é um comentário (destaque das sensações que teve ao ler). 

A leitura crítica é feita de maneira aprofundada e tem como objetivo melhorar o desenvolvimento do texto. 

Mas é bom lembrar que o autor é o criador do texto, portanto, não é obrigado a acatar os apontamentos realizados e não precisa modificar a sua obra se não quiser. 

Agora você deve estar se perguntando: quem pode fazer a leitura crítica do meu texto? 

Agentes literários especializados, editores, revisores de texto, profissionais com formação ou especialização no desenvolvimento textual. 

Na hora de escolher o leitor crítico, leve em consideração algumas dicas: 

  • Conheça o profissional escolhido;
  • Entenda com o leitor crítico qual o trabalho que será realizado e como você receberá o feedback; 
  • Não crie expectativas irreais, tenha bem em mente os limites dessas considerações; 
  • Valorize o trabalho e os apontamentos que serão realizados; 
  • Os prazos do trabalho e a sua condução. 

A leitura crítica pode ser feita com o viés de melhoria literária, com esse olhar que destacamos, voltado exclusivamente à obra em seu desenvolvimento. Como também pode ter o viés editorial, que avalia qual o diferencial da obra, qual o seu possível valor de mercado, qual o público-alvo e a sua credibilidade.  Temos ainda a leitura crítica feita para obras acadêmicas que leva em consideração suas referências e o peso da informação. 

Cada leitura é realizada por profissionais com bagagem compatível às necessidades do escritor e segundo à sua linha de trabalho textual. 

Essa leitura é obrigatória? Não. 

Na UICLAP nenhum dos processos editoriais são obrigatórios, mas sempre destacamos a importância desses serviços para a qualidade da sua obra. 

A decisão por estes serviços, bem como a busca pelo profissional, são de responsabilidade do escritor.