Como conseguir os primeiros leitores?

Os primeiros leitores costumam ser os mais difíceis. Depois deles, tudo vai fluindo de forma mais natural e menos trabalhosa.

Escrever um livro não faz muito sentido se não tivermos a intenção de que alguém leia aquela história, concorda? Além de uma satisfação pessoal, o livro deve ser lido para “ganhar vida” no imaginário de outras pessoas. Você só deve publicar seu livro quando tiver leitores? Não. Mas pense nisso desde o princípio, porque conquistar leitores é um processo demorado, em geral.

E os primeiros leitores costumam ser os mais difíceis. Depois deles, tudo vai fluindo de forma mais natural e menos trabalhosa. A divulgação boca a boca ainda ajuda, e muito!

1º etapa para conquistar novos leitores

Para mim, esses passos são um pouco óbvios. Mas é aquele ditado, não é? Às vezes, o óbvio precisa ser dito. Nem todo mundo tem os mesmos conhecimentos, então vamos lá:

Qual é a coisa mais importante do seu livro? A história, e ponto final. E o que melhor representa a sua história é a sinopse, então:

  1. Depois de escrever seu livro por completo, anote tudo que o torna especial, diferente e empolgante;
  2. Escreva a sinopse focando em despertar o interesse do seu leitor através da curiosidade;
  3. Revise sua sinopse com um outro olhar. Você não é mais escritor nessa etapa. Seu livro já foi escrito (meus parabéns), mas agora você precisa do seu lado leitor, aquele que vai julgar se leria ou não a história que tem nas mãos;
  4. Sinopse pronta? Além dela, anote sobre o quê é a sua história, quais temas apresenta, quais assuntos aborda, etc. Isso é importante porque já vi muitos escritores travarem na hora de responder a simples pergunta “seu livro fala de quê?” E não. Você não pode puxar a “carta da sinopse” e contar a sinopse decorada para quem perguntou.

2º etapa para conquistar novos leitores

Antes de você querer conquistar alguém, precisa saber quem quer conquistar, correto? Não entendeu? É muito simples: nem todo mundo vai se interessar pelo seu livro. Se eu escrevi uma comédia romântica preciso saber quem se interessaria em ler isso. Provavelmente será um público diferente de quem se interessa por histórias de terror, não é? Então, o primeiro passo é:

  • Saiba qual é o seu público. Onde eles estão? O que gostam de fazer? O que preferem ler? Qual é a idade e o sexo em geral?
  • Pergunte-se como você poderia atingir esse público. Seu livro é para um público mais velho? Talvez divulgar em jornais da cidade funcione, por exemplo.
  • Aproveite-se da nossa era digital e entre em contato com influenciadores. Existem booktubers (youtubers que falam de livros), bookstan (pessoas que usam o Instagram para falar de livros). Enfim, procure pessoas que são referência para um público que seja semelhante ao seu. Cuidado para não errar na hora da escolha.
  • Faça parcerias com esses influenciadores para eles lerem seu livro e, se gostarem, recomendarem.

Assista esse vídeo meu se quiser saber sobre como conseguir conquistar seus primeiros leitores:

E, por último, mas não menos importante, deixo uma dica que teria me ajudado muitíssimo no começo:

Tenha o mindset correto. Mindset significa basicamente o seu conjunto de pensamentos e crenças que definem como você age em determinada área da sua vida. Isso é importante porque você precisa ter o mindset certo se quiser ser um escritor no Brasil. As coisas não acontecem do dia para a noite, seu livro vai levar um certo tempo para ter reconhecimento e te dar um retorno de investimento. Isso é normal. E o mais importante: só não alcança os objetivos quem para de tentar no meio do caminho, então persista. No início, você precisará correr atrás dos leitores, para um dia eles correrem atrás das suas obras.

Beijos da Pam 😘 inscrevam-se no canal do YouTube e acompanhe meus posts nesse blog para mais dicas!