Estímulos para os autores iniciantes - Dicas Mochilão Literário Uiclap

dicas mochilão uiclap

Por: Sol Monteiro

Não é tão simples assim entrar nesta profissão, gostar de ler e escrever, saber compor um texto de forma correta e criativa são requisitos básicos, é importante conhecer de perto a realidade da profissão e qual a melhor forma de se preparar para garantir seus diferenciais no mercado.

Leia muito, não tem como alguém escrever um conteúdo de qualidade sem repertório e bagagem cultural.

A leitura também melhora a escrita enquanto você assimila estilos diferentes, aprende novas formas de relatar um assunto e expande sua gramática e vocabulário.

A boa escrita é fruto de técnica, muito exercício e dedicação, é  preciso que treine e escreva da melhor forma que puder, sendo honesto com você mesmo e buscando sempre se aperfeiçoar.

Dê um passo de cada vez e comece por histórias curtas, nesse sentido, os contos são uma ótima opção para quem está começando.

Procure sempre escrever sobre aquilo que você gosta e que seja coerente com o seu mundo. Busque estar alinhado ao que você é e ao que você realmente pensa e acredita.

Não tenha medo de errar, o erro é inevitável e não tem problema nenhum cometê-lo.

Os escritores iniciantes vão encontrar muitas dificuldades que precisam ser superadas, os erros são fundamentais para a construção de uma carreira sólida na escrita.

Suas palavras devem refletir o que você sente e pensa, não quanto dinheiro você quer ganhar ou quantos leitores, quer ter. Sua paixão em compartilhar suas histórias deve estar sempre presente.

Vá até onde sua imaginação permitir e, então, vá ainda mais longe, tenha coragem para explorar os assuntos mais obscuros dentro de você e encontre uma forma de transformá-los em textos que tragam uma perspectiva original.

Explore todo o seu potencial e procure sempre experimentar diferentes estilos.

Oito livros que te ajudaram é ser um bom escritor:

  1. Vida de Escritor, de Gay Talese
  2. Como Escrever Diálogos, de Sílvia Adela Kohan
  3. Para Ler Como Um Escritor, de Francine Prose
  4. Truques da Escrita, de Howard S. Becker
  5. Literatura à Margem, de Cristovão Tezza
  6. A Arte do Romance, de Milan Kundera
  7. Como Escrever Bem, de William Zinsser 8 — Sobre a Escrita, de Stephen King

Sobre o Mochilão Literário Uiclap

O projeto nasceu em 29 de junho de 2020, num grupo de WhatsApp onde três escritores se uniram para a leitura conjunta e divulgação dos autores. A partir de então, surgiu a ideia da criação do selo Mochilão, com as coletâneas temáticas. Elas são feitas para a divulgação dos participantes e os direitos autorais são destinados para instituições de caridade. A primeira foi a coletânea de Natal, batizada de Quando o espírito do Natal nos AqueceUm café para começar reúne novamente diversos escritores, fazendo com que o selo continue ativo e firme em seu propósito social.