Por que a relação com o leitor é tão importante?

Antes de pensar em escrever um livro, você leu muitos. Antes de anunciar aos sete ventos que virou um escritor, você já foi visto como um leitor. Essa relação é necessária para sempre que for preciso, a gente se lembrar que não há história que exista sozinha!

Por que a relação com o leitor é tão importante?

Antes de pensar em escrever um livro, você leu muitos. Antes de anunciar aos sete ventos que virou um escritor, você já foi visto como um leitor. Essa relação é necessária para sempre que for preciso, a gente se lembrar que não há história que exista sozinha! Não entendeu? Chega mais!

Ler é estímulo para os criadores de mundos. Não importa o gênero. A literatura, em todas as suas formas, tem o poder de nos ensinar a escrever. Ler é o primeiro passo para se tornar um escritor.

Sabendo disso, a gente precisa ter uma relação respeitosa e saudável com o leitor. Os livros são o primeiro contato de quase todo mundo com mundos incríveis, e a internet possibilitou fazer o que outras gerações jamais pensaram experimentar, estreitar as relações com pessoas de qualquer lugar do mundo. 

Para os leitores, esse avanço significou aproximarem-se de seus autores favoritos, fosse para elogiar e agradecer, para tirar dúvidas, ou para criticar trechos de desapontamento. 

Vendo os dois lados da moeda

Procure manter uma relação saudável com seus leitores, não seja ou soe esnobe, saiba ouvir e tudo vai dar muito certo. Lembre-se que o leitor não sabe de todo o seu processo, e ninguém conhece melhor o seu texto que você, mas saber ouvir pode te levar ainda mais longe. O ponto mais importante aqui, é entender que a relação com os leitores é muito importante. Seu livro só será um sucesso se os leitores fizerem isso por você, se quiserem ler a sua história e compartilhar com outras pessoas. 

Sabendo disso, é bom que você pense também na relação que espera ter com seus leitores, ao escrever um livro. Isso é essencial principalmente para quem faz autopublicação

Leitores determinam se vale a pena procurar por um novo título nacional e acompanhar o escritor em tudo que ele fizer, ou se não vale o esforço e vão simplesmente ignorar. Mantenha uma rede por onde possa se comunicar com eles, monte uma comunidade ao redor do seu trabalho, e isso também vai te ajudar muito na divulgação do seu livro

Ninguém escreve um livro para si mesmo. Se ao publicar um livro, você não quer alcançar leitores, precisa passar a acreditar mais no seu trabalho para o leitor te acompanhar também! Se a história for publicada, estabelecer contato, margeado por responsabilidade, respeito e diversão, pode ser o grande diferencial que separará um livro de sucesso de um livro esquecível. 

A relação com o leitor é essencial para todo escritor que quer fazer uma carreira e se destacar.  Mas ó, isso não te coloca acima dos leitores, hein? 

Escritores não são seres mais evoluídos que merecem ser tratados diferente, como reis medievais. Humildade e saber se posicionar também são essenciais para um caminho de sucesso. Por isso ser ativo nesses canais de comunicação é tão indispensável. 

É o meio principal para alcançar pessoas e mostrar a sua voz, sua personalidade, a pessoa por trás da história, ou para melhor destacar a história. 

Mesmo escrevendo sob um pseudônimo, você precisa estabelecer certo convívio com leitores, divulgando a sua obra e mantendo um canal ativo. Seja respondendo elogios, fazendo parcerias ou mesmo apenas agradecendo pela aquisição da obra. 

A verdade, pequenos Padawans, é que se você quer ser um escritor profissional e ter uma carreira de sucesso, precisa ter uma boa relação com seus leitores. E lembrar sempre que você também é o leitor de alguém, afinal, não existe escritor que não leia! 

Coloque em prática ter um canal assim, construa sua comunidade, publique sua história na UICLAP e sinta o prazer de materializar o seu sonho!