Antes de pensar em escrever um livro, você leu muitos. Antes de anunciar aos sete ventos que virou um escritor, você já foi visto como um leitor. Essa relação é necessária para sempre que for preciso, a gente se lembrar que não há história que exista sozinha! Não entendeu? Chega mais!
Ler é estímulo para os criadores de mundos. Não importa o gênero. A literatura, em todas as suas formas, tem o poder de nos ensinar a escrever. Ler é o primeiro passo para se tornar um escritor.
Sabendo disso, a gente precisa ter uma relação respeitosa e saudável com o leitor. Os livros são o primeiro contato de quase todo mundo com mundos incríveis, e a internet possibilitou fazer o que outras gerações jamais pensaram experimentar, estreitar as relações com pessoas de qualquer lugar do mundo.
Para os leitores, esse avanço significou aproximarem-se de seus autores favoritos, fosse para elogiar e agradecer, para tirar dúvidas, ou para criticar trechos de desapontamento.
Vendo os dois lados da moeda
Procure manter uma relação saudável com seus leitores, não seja ou soe esnobe, saiba ouvir e tudo vai dar muito certo. Lembre-se que o leitor não sabe de todo o seu processo, e ninguém conhece melhor o seu texto que você, mas saber ouvir pode te levar ainda mais longe. O ponto mais importante aqui, é entender que a relação com os leitores é muito importante. Seu livro só será um sucesso se os leitores fizerem isso por você, se quiserem ler a sua história e compartilhar com outras pessoas.
Sabendo disso, é bom que você pense também na relação que espera ter com seus leitores, ao escrever um livro. Isso é essencial principalmente para quem faz autopublicação.
Leitores determinam se vale a pena procurar por um novo título nacional e acompanhar o escritor em tudo que ele fizer, ou se não vale o esforço e vão simplesmente ignorar. Mantenha uma rede por onde possa se comunicar com eles, monte uma comunidade ao redor do seu trabalho, e isso também vai te ajudar muito na divulgação do seu livro.
Ninguém escreve um livro para si mesmo. Se ao publicar um livro, você não quer alcançar leitores, precisa passar a acreditar mais no seu trabalho para o leitor te acompanhar também! Se a história for publicada, estabelecer contato, margeado por responsabilidade, respeito e diversão, pode ser o grande diferencial que separará um livro de sucesso de um livro esquecível.
A relação com o leitor é essencial para todo escritor que quer fazer uma carreira e se destacar. Mas ó, isso não te coloca acima dos leitores, hein?
Escritores não são seres mais evoluídos que merecem ser tratados diferente, como reis medievais. Humildade e saber se posicionar também são essenciais para um caminho de sucesso. Por isso ser ativo nesses canais de comunicação é tão indispensável.
É o meio principal para alcançar pessoas e mostrar a sua voz, sua personalidade, a pessoa por trás da história, ou para melhor destacar a história.
Mesmo escrevendo sob um pseudônimo, você precisa estabelecer certo convívio com leitores, divulgando a sua obra e mantendo um canal ativo. Seja respondendo elogios, fazendo parcerias ou mesmo apenas agradecendo pela aquisição da obra.
A verdade, pequenos Padawans, é que se você quer ser um escritor profissional e ter uma carreira de sucesso, precisa ter uma boa relação com seus leitores. E lembrar sempre que você também é o leitor de alguém, afinal, não existe escritor que não leia!
Coloque em prática ter um canal assim, construa sua comunidade, publique sua história na UICLAP e sinta o prazer de materializar o seu sonho!