Marketing: Como divulgar um livro na internet?

Seu livro está publicado! Uau! Isso é uma conquista e tanto! Chegou a hora de divulgar! Não sabe como fazer? Calma. A gente vai te ajudar a aprender os caminhos. Vem conferir! A primeira coisa que você precisa entender é que você, escritor, é ponto central da própria divulgação, assim, precisa estar à frente disso sempre!

divulgar um livro

Seu livro está publicado! Uau! Isso é uma conquista e tanto! Chegou a hora de divulgar! Não sabe como fazer? Calma. A gente vai te ajudar a aprender os caminhos.  

A primeira coisa que você precisa entender é que você, escritor, é ponto central da própria divulgação, assim, precisa estar à frente disso sempre! 

E-mail Marketing

E-mail marketing é uma estratégia muito eficaz para a divulgar um livro. Você pode começar a divulgação enviando um e-mail para a sua lista de contatos, oferecendo um desconto na compra do seu livro. Também é possível fazer parcerias com outros autores, e trocar e-mails promocionais. Outra forma de divulgar o seu livro é fazer o sorteio de um exemplar. Você também pode usar as listas de transmissão do Whatsapp.

Blogs e Sites

Uma das melhores maneiras de divulgar seu livro é por blogs e sites. Para isso, você pode fazer parcerias, oferecendo um exemplar do seu livro, ou fazer uma entrevista. Outra forma é por anúncios em sites e blogs. Eles costumam ser bem baratos, e são uma ótima forma de alcançar inúmeras pessoas.

Redes Sociais

Divulgar é tão importante quanto escrever bem! Quando se fala em divulgação online, é impossível não lembrar do Facebook, Twitter, Instagram, entre outros, como Pinterest, Tik Tok, YouTube e muito mais. Nada mais justo do que promover nessas redes, usar todo recurso a seu favor. O Facebook tem um sistema de anúncios próprio, o Facebook Ads, muito eficaz na promoção para livros. Você também pode criar uma página para a sua obra e promover suas vendas. No Twitter e Instagram, aproveite as hashtags ao máximo para divulgar o seu trabalho. 

Imprensa

Outra ótima maneira de divulgar um livro é investir na promoção da imprensa local, você pode encaminhar o seu livro, sem compromisso, a um jornalista, pode pagar por um pequeno anúncio – eles variam conforme a região e  tamanho-, também pode encaminhar chamadas às rádios locais ou aos canais de TV menores.

Tenha em mãos uma release, uma breve apresentação da sua obra e da sua carreira como escritor ou sobre como foi a experiência de publicar um livro, assim suas chances são maiores.  Você pode, inclusive, criar uma newsletter e compartilhar conteúdos posteriores sobre seu livro, como clubes de leitura e promoções.

Booktrailer, vídeos curtos, vídeos sinopse

As redes sociais, em geral, mesmo os e-mails, estão cada vez mais visuais. Aproveite para investir nesse recurso. Contrate um bom editor para um vídeo curto sobre o seu livro, ou faça você mesmo, e divulgue-o em várias redes. Essa é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade do seu trabalho. Capriche, hein?!

Conte com as divulgações da UICLAP

Através do ranking de medalhas, você conquista muitas vantagens em divulgação à medida que aumenta as suas vendas ou investe na aquisição dos seus livros. Você pode nos marcar nas redes sociais e repostaremos a sua divulgação, você pode fazer um vídeo se promovendo para as principais redes ou ainda divulgar aqui no Blog e muito mais! A grande questão é estar aberto a realmente correr atrás.

Viu só? Para a divulgação de um livro você pode contar com muitos meios e vários formatos, a grande questão é encarar o livro como um produto, e como produto, ele precisa ser promovido para chegar ao leitor. 

Nenhum dos caminhos que a gente trouxe aqui necessita que você saia de casa, mas todos precisam de empenho e esforço. O leitor precisa entender que você realmente trabalhou muito para alcançá-lo e que você valoriza muito o que cria. Seu livro ganha até um valor diferente para quem vai ler. 

Já sabia dessas informações? Quais desses canais você ainda não tentou e vai usar, assim que possível, para promover a sua obra?