Passo a passo para publicar um livro!

O processo criativo de escrever é longo, árduo e exige muita dedicação do autor, mas o processo de publicar um livro pode ser mais simples do que você imagina. Isso porque hoje existe uma forma prática e rápida de publicação – e o melhor de tudo: você não precisa investir nada do seu bolso para ter o seu livro publicado, impresso e entregue aos seus leitores. 

Como publicar um livro físico de graça. Overview completo da plataforma UICLAP

Agora você já sabe que publicar com a UICLAP é totalmente gratuito. Aproveite e veja os próximos passos para publicar o seu livro!

1- Planejando a sua publicação

Uma das perguntas que mais recebemos aqui é: Quanto vai custar meu livro?

Por isso, disponibilizamos em nosso portal uma calculadora que permite simular o valor de impressão do seu livro antes de você publicá-lo!

Essa ferramenta também ajuda a definir o formato, o tipo de papel e o tamanho da capa, baseado no número de páginas do seu livro. Portanto, explore esse recurso!

Para iniciar a sua publicação, é preciso ter em mãos o miolo do livro e a capa!

2- Definindo o formato do livro (miolo)

Para que você possa fazer o upload de seu conteúdo na UICLAP, seu livro deve estar em PDF. Esse conteúdo é o que chamamos de miolo, portanto, não inclui a capa, ok?

Todos os formatos serão aceitos, desde, no mínimo 7 x 11 cm e máximo 21 x 29,7 cm (A4). Atente-se, porém, aos padrões de mercado, conforme abaixo:

  • 11,5 cm x 18 cm (livro de bolso);
  • 13,8 cm x 21 cm (livro médio);
  • 15,5 cm x 23 cm (livro normal – o mais comum encontrado nas livrarias);
  • A4 – 21 cm x 29,7 cm (geralmente usado para materiais técnicos e didáticos).

Para escolher o tamanho do seu livro, leve em consideração as seguintes informações:

  • O tamanho mais utilizado no mercado é 15,5 x 23 cm;
  • O tamanho da lombada (parte lateral do livro) depende da quantidade de páginas do livro;
  • Para que você tenha um livro com lombada, é necessário um mínimo de 30 folhas (60 páginas);
  • Caso tenha menos de 30 folhas, o seu livro será no formato grampeado.

3 – Preparando a capa

Para subir a sua capa, você precisará de um único arquivo, conforme as medidas sugeridas na calculadora. Considere a largura e a altura final exibida na coluna azul, conforme exemplo acima.

A imagem da capa do livro é apenas uma, mas ela representa a somatória das outras três partes:

  • Capa e Contracapa (frente e atrás do livro)
  • Lombada (lateral do livro)
  • Margem de segurança (ou sangria)

3.1 – Medidas e resolução da capa

  • A capa e contracapa são do mesmo tamanho do livro;
  • A lombada depende da quantidade de páginas do seu livro;
  • A margem de segurança é de 5 mm para cada lado (em cima, embaixo, direita e esquerda).

Essa margem é necessária por causa do corte feito na hora da impressão. Apesar dos cortes serem feitos na máquina, pode ocorrer um pequeno erro de corte, e se não tivermos esta margem de segurança, aparecerá uma borda branca na sua capa. Sendo assim, atenção nesta etapa!

Lembre-se, nesta fase você precisa de uma única imagem composta da capa, contracapa e lombada, tudo junto.

DPI

O DPI (dots per inch) significa resolução de imagem. Para que a sua imagem tenha uma impressão aceitável, é necessário um mínimo de 300 DPI.

O ideal seriam 600 DPI. Caso a imagem tenha uma resolução menor, poderá aparecer quadriculado na impressão.

Pixels

A medida da sua capa em pixels, depende da resolução (DPI). A conversão de centímetros (cm) para pixels (px) é: 1cm = 236px, portanto, atente-se à informação exibida na calculadora/tabela disponível.
Se tiver um livro de 15,8cm x 23cm, com 100 páginas, em 600 DPI, então as medidas seriam:

  • Capa e contracapa: 3780 px x 5433 px;
  • Lombada:  100 páginas = 6mm = 142px
  • Margem de segurança: 5mm = 118px

Total: 7937 px x 5669 px.

3.2 Lombada

O tamanho da lombada depende da quantidade de páginas que o seu livro tem. A nossa ferramenta irá calcular o tamanho para você, mas se você quiser ir se adiantando, o cálculo é:

(Quantidade de páginas / 20) + 1

Em milímetros. Isto é, para um livro com 100 páginas: (100 / 20) + 1 = 6 mm de lombada.

4. Usando o portal: Hora de publicar um livro!

Já está com seu miolo revisado e diagramado, salvo em PDF? Já tem a capa do seu livro em formato imagem? Então é hora de publicar!

  • Acesse o Portal, clique em Painel e depois em Novo Título;
  • Selecione o seu arquivo e envie/ faça o upload de conteúdo/miolo.
publicar um livro

Após fazer o upload do conteúdo, você poderá visualizar e conferir se o conteúdo foi distribuído corretamente. Aqui vale lembrar que a Uiclap não edita, nem interfere no arquivo, portanto, cabe ao autor revisar as páginas!

Depois de enviar o conteúdo no formato indicado, é hora de subir a sua capa conforme a formatação indicada anteriormente. Ainda nesta fase, você precisará configurar a inserção, ou não, do logo Uiclap na capa e lombada de seu livro.

Nós te aconselhamos a inserir nosso logo, pois ele é como uma chancela e indica que você faz parte de um grupo sólido de autores independentes que estão junto com a Uiclap revolucionando o mercado editorial! 🙂

capa de livro
publicar livro na uiclap

Caso opte por inserir o logotipo Uiclap, repare na imagem acima que há vários formatos de logo para você escolher aquele que mais combina com a sua capa. Além de selecionar o formato, não se esqueça de selecionar a posição do logo, também disponível na lateral direita do painel.

Depois de enviar o conteúdo e a capa no formato indicado, é a hora de inserir as informações do seu livro, tais como:

  • Título do Livro;
  • Subtítulo do Livro;
  • Coleção, Série ou Coletânea – se o livro fizer parte de alguma: Nome da Coleção, Número ou Volume;
  • Sinopse (aqui capriche hein? você só tem uma chance de causa uma boa primeira impressão);
  • Pessoas envolvidas (adicione coautores, ilustradores, revisores e outros créditos);
  • Categoria do livro;
  • ISBN (se disponível).

Sobre a categoria do livro:

Nesse momento da publicação você irá classificar o seu livro de acordo com o tema que ele aborda. Ficou muito difícil definir em uma categoria só? Tudo bem, não há limite para as categorias. Algumas categorias contêm subcategorias e, quando tiver, é necessário selecionar a subcategoria também – aliás, quanto mais detalhado, melhor para a classificação).

Se tem dúvidas sobre a categoria, acesse https://blog.uiclap.com/categorias-de-livros/

Pronto! Após preenchimento das informações, seu livro foi finalizado, mas agora você será redirecionado para a nossa página de configuração, onde é preciso definir o seu valor para publicação.

5. Valor do livro e porcentagem do autor

A porcentagem de ganhos do autor varia dependendo do preço que você deseja receber, por isso, aqui nesta etapa, você insere um número absoluto de margem, e o percentual equivalente aparece automaticamente na tabela.

Veja também que nesta etapa que você escolhe entre o papel branco e aquele ‘mais amareladinho’! Essa escolha é do autor, e não do cliente final.

Depois de ter o preço definido, o seu livro vai para a Uiclap Store e você tem um link para vendê-lo. Pela própria plataforma você poderá acompanhar o volume de vendas e o extrato da sua conta.

É muito importante lembrar que os créditos somente serão liberados 35 dias após a data da compra – e o valor mínimo de resgate é de 50 reais. Neste valor serão descontados o Imposto de Renda de pessoa física e o valor da transferência bancária, quando for necessário.

Utilizando o modo privado

Se você quer ter certeza que seu livro está do jeitinho que sonhou, antes de liberá-lo para a venda, você pode escolher a publicação em modo privado. Dessa forma, ele ficará oculto na nossa loja online, sendo acessado exclusivamente por link e senha. É uma excelente opção para quem quer esperar a primeira versão chegar, para depois iniciar as vendas. Também é uma excelente opção para quem está produzindo TCC, livros de família ou mesmo apostilas exclusivas para um grupo específico de pessoas.

6 – Publicar um livro é fácil!

Viu só como publicar um livro pode ser simples e não precisa de investimento?

Então acesse o nosso portal clicando aqui para publicar o seu livro agora mesmo!

Passo a passo para publicar um livro!

33 pensou em “Passo a passo para publicar um livro!

  1. Achei legal porém tem algumas coisas que eu ainda não sei o que é…sou nova na escrita…e se eu não tiver tipo : autores que me ajudaram ou outras pessoas,se eu tiver feito tudo sozinha?…e tbm esse negócio de categoria …acho que o meu e poemas romanticos ou textos romanticos. E como agente coloca a contra capa…pois já tenho a minha feita tbm

    1. Lu, foca no seu conteúdo e não se preocupa tanto com a categoria! S2
      Sobre a capa, pra gente você precisa subir um arquivo único de capa + lombada + contracapa. No portal, dentro da calculadora tem essas medidas!
      Talvez para esse seu 1º livro você precise uma ajudinha profissional com a capa. Nossa parceira está no insta como @esterccapas.
      No nosso grupo de face também temos muitos autores que fizeram tudo sozinhos e dão algumas dicas. Entra lá também e pergunta meeeeeeeeeexmo. O grupo chama UICLAP – Comunidade de Escritores (as) – Publique seu livro físico.

      Muito sucesso para você! Não desista do seu livro.

    2. Estou com tudo pronto para a publicação, mas ao tentar postar a capa, aparece invertido e consequentemente, não consigo editar pela editora e mesmo no Canva, onde foi montada, tive muitas dificuldades. Poderia-se pensar em uma posssibilidade de abrir a edição nessa fase de publicação, pois acredito que muitos acabam desistindo por causa das dificuldades que surgem nessa fase.

      1. Oi Josiélio,

        Obrigada pela sugestão. Hoje não oferecemos serviço de capa, mas sugerimos procurar o insta da @esterccapas. Ela é super parceira e ajuda muito os autores nessa fase!

  2. Olá Uiclap , tudo bem? . Meu sonho é poder escrever um livro, já tenho algumas coisas escritas e tudo, mas ainda estou em fase de evolução, mas acredito que aqui posso aprender muito. Obrigada pelas dicas, e em breve estaremos em parceria . Deus abençoe !

  3. Selecionei capa com orelha, mas não vejo em lugar algum como inserir texto na orelha do livro. Não há essa possibilidade? Outra questão é que a imagem que enviei está nas medidas corretas para o formato mas ela aparece mais larga na página de edição resultando que o título ficou deslocado do centro. Tenho que corrigir a imagem ou isso é corrigido na impressão?

    1. Oi Aldo,

      O arquivo de imagem já deve estar com texto, pois não fazemos edição dentro da plataforma.
      Quanto a impressão, ela sai exatamente como no 3D que você vê. Você considerou a lombada e as sangrias na hora de subir? Reconfirme essas medidas e tente novamente. Esse erro não costuma acontecer! 🙂

      1. Olá,sou uma novata escrevendo,e conheci esse site que achei maravilhoso,queria saber se quando publicarmos nosso livro iram nos disponibilizar uma cópia física do nosso livro gratuitamente,ou se teremos que pagar para tê-lo versão física,estou com essa dúvida a um curto período e não vejo ninguém comentando sobre ela,se puderem me responder agradeço desde já.

  4. Olá.
    Estou prestes a enviar meu original para avançarmos juntos, uiclap 🙂
    Só tenho algumas dúvidas: vocês não trabalham com capa dura, não é? Além disso, meu livro tem o auxílio de 3 artistas, então pretendo colocar umas 3 ilustrações em alguns momentos da história, além de algumas páginas especiais com um símbolo específico. Esse tipo de detalhe, como tratamos?

    1. Olá João,

      Que ótima notícia!
      Ainda não trabalhamos com capa dura. Para a capa utilizamos o papel Supremo 250g/m² (papel cartão), com possibilidade de escolha da laminação entre fosco (mais vendido) e brilho, e sempre será colorido.
      Você tem a opção de capa com ou sem orelhas.

      Com relação às ilustrações e símbolos, a UICLAP não interfere no conteúdo enviado. Você subirá o miolo pronto do seu livro na plataforma, da forma que deseja que ele seja impresso.

      Você pode acessar o Como publicar meu livro? – Veja aqui o passo a passo na Uiclap para entender um pouquinho mais sobre o processo.

  5. Oi TD bem com quanto tempo mais ou menos eu posso obter um resultado sobre as vendas de meu livro ele tá publicado com vcs a mais menos uns dez dias . Obrigado mais uma vez

  6. Estou muito interessada em postar meu livro(ainda no começo por enquanto) por aqui. Só não entendi bem uma coisa, tem que pagar para conter o livro físico? Desde já agradeço.

  7. Olá,eu sou o oliveira..li e reli os termos de como publicar um livro..mas talvez por falta de entendimento o preço é de cada livro ou é o custo independente de quantidade..ou seja digamos que um livro me custa $20reais e então 10livros vai me custar $200 reais..e assim por diante..

    1. Olá Paulo, tudo bem?

      Se estiver se referindo à compra a preço de custo, você pode utilizar as opções de cupom:

      – exemplar teste (uma unidade – válido apenas uma vez)
      – lote (para compras acima de 10 exemplares – válido infinitamente)

      Se estiver se referindo a publicação de mais de um livro, você pode publicar quantos títulos quiser.

      Se ficar com alguma dúvida, mande um e-mail para contato@uiclap.com

  8. Quero publicar um livro infantil com ilustrações, mas na visualização fica tudo em preto e branco sendo que o pdf tá bem colorido, já tentei de tudo, não sei o que fazer

    1. Oi Anna,

      O visualizador prévio é sempre preto e branco, não se preocupe.
      Você seleciona a opção de impressão colorida na última etapa, antes de concluir a publicação do seu livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo