Conheça o Método de Escrita - Free Writing

Free Writing

A parte mais difícil de um projeto é tirá-lo do papel, no caso do escritor, é colocá-lo ali. O mais difícil é começar. Muitas técnicas, exigências, inclusive as pessoais, podem inibir um escritor. O método Free Writing serve exatamente para te ajudar a libertar a sua escrita.

Você provavelmente conhece e já usou esse método. É conhecido por ser a porta de entrada para a construção de muitas histórias. É também o primeiro recurso que todo escritor iniciante usa para se permitir criar. Escritores com maior bagagem também usam o recurso para evitar bloqueios e não perder ideias. Por ser tão diverso, o método merece uma explanação!

Free Writing em tradução direta quer dizer “Escrevendo Livre” ou Escrita livre. 

Escrita livre é uma técnica na qual você escreve, sem pausas, durante um período determinado. Neste tempo você não vai se ater à gramática, ortografia, coesão ou coerência. A ideia é permitir que o texto flua de maneira “crua” exatamente como você o imagina em primeiro momento.

A Escrita Livre, ou Free Writing, permite mais do que inibir bloqueios criativos, ela evita que o escritor tenha apatia com sua própria criação, não perca o ponto de seus insights, evite se autocensurar, contenha o medo de falhar.

Para além de todos estes benefícios, permitir-se escrever sem amarras, ajuda que os escritores encontrem a sua voz, ou seja, encontrem mais que seu nicho, encontrem seu objetivo na escrita.

Mesmo em um âmbito mais formal, o método pode servir como porta para novas ideias e para permitir que o texto ganhe uma abordagem única, ainda que acadêmico.

Como funciona?

O método também é conhecido como “fluxo de escrita inconsciente” – aqui já percebemos que os pensamentos serão a chave para desenvolver o texto.

O ideal é procurar um ambiente que você goste e que te permita ser criativo, então você delimita um tempo no qual irá escrever, o ideal é começar com alguns minutos, entre 05 e 10 minutos, e ir subindo a média à medida que se “entrosa” com o método. 

Durante esse período você escreve no papel todas as frases que ocorrem em sequência, quando pensa no tema que deseja abordar, depois você fará o mesmo exercício escrevendo um trecho, de acordo com a frase que escreveu anteriormente. Lembre-se de deixar fluir. Não se atenha em detalhes, evite pausas e não se corrija. 

Deixe a parte da revisão, diagramação e designer de capa, lá para o final do projeto. Neste princípio o foco está em se permitir criar.

O método desbloqueia as ideias, ele não se destina a criar textos iniciais de alta qualidade, mas a te ajudar a desenvolver uma história a partir do seu fluxo de consciência.

A técnica vem sendo comparada à meditação consciente. Quando você se atenta apenas aos seus pensamentos e os libera. Na escrita livre não podem existir amarras, convenções que não te deixem escrever, tampouco receio do vai sair.

À medida que o texto vai surgindo, você pode tirar um tempo e começar a ler o que já tem, e então desenvolver mais ou mesmo mudar para um método mais regrado, se assim te fizer bem.

Escrever e publicar um livro é sonho de muitas pessoas, mas o processo precisa acontecer livre de situações que pareçam algemas às suas percepções e senso criativo. Essa técnica mostra que, muitas vezes, o nosso maior bloqueio e empecilho, somos nós mesmos. 

Liberte-se completamente, não fique relendo durante o processo, mesmo que em primeiro instante tudo saia confuso, deixe sair. A escrita precisa ser, como o nome bem diz, livre. 

Essa técnica pode te ajudar muito a lidar com situações específicas e, inclusive, a tomar decisões melhores para a sua história ou para o seu texto acadêmico.

Para tudo, o passo mais difícil é começar, você só precisa ter em mente que, para aplicar este método, tudo o que importa é: você!

Depois do texto criado e lapidado, vem a hora de se preocupar com as partes de serviços editoriais, organizar o lançamento e então materializar o seu sonho. Para este último passo tão importante, conte com a UICLAP e faça a sua autopublicação de maneira descomplicada.

Já ouviu falar do método? Está com alguma dificuldade de continuar ou começar um texto? Que tal aplicar a técnica e compartilhar o resultado?


Conte com a UICLAP para realizar o seu sonho de publicar um livro, de maneira prática. 

A UICLAP é uma plataforma que democratiza a publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos e conecta o autor diretamente ao mercado.