Dicas para Escritores! Autopublicação

O primeiro grande passo já foi dado, certo? Afinal, reconhecer o sonho de escrever um livro é onde tudo começa. 

Mas nem sempre é fácil dar o passo inicial ou seguir nessa jornada. Aqui, daremos algumas dicas para te ajudar a colocar no papel as suas ideias, auxiliar no processo e apontar direções para que desenvolva ainda mais suas características como escritor e concluir sua autopublicação com sucesso. 

Autores que ainda não terminaram o livro:

Começou a escrever e no meio do processo, tudo parou. Travou, aconteceu o tão temido bloqueio criativo… e agora?! A UICLAP vai te ajudar a lidar com essa fase: 

Primeiro de tudo, tenha em mente que isso pode acontecer (e vai!) com todos os autores. É muito importante nesse momento se afastar um pouco do texto e analisar o todo. O seu ambiente, o seu momento, como estão os seus sentimentos e cotidiano. 

Essa etapa vai te ajudar a identificar o motivo do bloqueio, a partir daí, fica mais fácil vencer a barreira. Um segundo passo muito importante é se inspirar em outras coisas, mesmo nas atividades mais simples do dia a dia, cozinhar, rir com amigos, ouvir música e, chegamos ao principal, ler. 

Se você quer ser um bom escritor, precisa ter em mente que ler é essencial. Não existe autor que odeie ler. Acredite, enquanto o texto descansa, sua mente foca em outras atividades e as inspirações voltam de todos os lados. Até dos mais inusitados. 

Lembre-se também de não ficar se comparando. Não trace parâmetros. Não almeje ser outra pessoa. Almeje ser você. Tornar o seu nome conhecido. Você está na plataforma de autopublicação que mais cresce no Brasil, aproveite para traçar metas para o seu sucesso, sem comparações. 

Converse com outros autores. Caso não queira falar de seu processo criativo, do seu livro, use o espaço para trocarem experiências, dicas que vão te ajudar a amarrar o que falta de sua história. 
Já conhece o nosso grupo de escritores no Facebook? Uma galera incrível está sempre por lá trocando ideias.

Depois de identificar o bloqueio, se permita um tempo, busque inspiração em outras coisas, deixe a história descansar, faça um planejamento. Traçar metas possíveis, vai te ajudar a engrenar na escrita outra vez. Mas olha, sem se cobrar demais para não ficar preso no ciclo do bloqueio. 

Coloque como objetivo escrever, lapidar a história, vem depois. 

Dica extra: Descubra o seu estilo criativo. Como fazer isso? Estude bastante!

Autores que estão para a autopublicação:

Terminou o seu livro! Que sucesso! Agora é hora de lapidar. 

Todo mundo escreve com base em suas experiências – aqui cabem as vivências e não propriamente a escrita – e escreve para ser lido por alguém. Sabemos também que queremos ser vistos, lembrados, comentados, ainda mais em um mundo tão veloz como o nosso. 

Seu livro estará na plataforma de autopublicação que mais cresce no país, o que fazer para ele se destacar? 

Lapide a sua história! Uma das grandes tendências do mercado editorial provém dessa característica do consumidor: os novos consumidores compram a história. 

É importante ter um livro bonito? Sim. É importante ter uma capa incrível, já que é o primeiro contato do leitor com o seu trabalho? Sim. Mas do que adianta investir na estética e não investir no conteúdo? 

Leia, revise, cuide da história, conte com pessoas que possam te auxiliar no processo. Convide leitores, troque informações com outros autores, esteja aberto a ouvir, mude o que for necessário. Invista em profissionais. Leitores críticos, revisão profissional. 

O que fazer se já passou por todas essas etapas? Aí sim é hora de se dedicar à estética. Deixe o seu livro pronto para enfrentar a concorrência, se necessário contrate um bom diagramador, um bom designer e um bom ilustrador.

Tenha em mente que o livro é um produto. Para vender, é preciso investimento, seja financeiro, seja de tempo. 

Não tem recursos para contar com a ajuda profissional? Não tem problema, a UICLAP te ajuda no processo do DIY (faça você mesmo). Temos um artigo ótimo sobre como fazer capas, também temos um artigo sobre a diagramação. Todo o processo estético. 

A UICLAP não exige que seu livro tenha os registros autorais, mas cabe a você decidir sobre o assunto. 

Pronto. Todas as etapas realizadas, hora de partir para a plataforma e realizar a sua autopublicação. 

Tenha em mente que escrita é processo, estudar, planejar e investir são passos importantes, mas o principal é acreditar no seu sonho. Não ter vergonha dele e contar conosco para a sua realização. Nossa missão é a democratização da publicação no Brasil. Fazer parte dessa história só depende de você. 

Publicados:

Publicar um livro é a realização de uma vida! Portanto, se você já publicou, parabéns!

Você vai ouvir muitas pessoas perguntando sobre o próximo livro, aproveite para saber dessas pessoas o que acharam do seu livro já publicado, peça às pessoas que leram para divulgarem suas impressões, mantenha viva a experiência. Aceite as críticas, sempre separando o joio do trigo. 

Se promova! Acredite no potencial da sua história. Crie uma relação de amizade com os seus leitores. 

Aqui, você já sabe qual é o seu estilo criativo. Entretanto, é preciso seguir estudando, só evoluímos quando nos permitimos. Para se desenvolver ainda mais, é necessário estudar. Trocar experiências e investir na divulgação do seu trabalho. 

Tire tempo para escrever um apontamento, um trecho, mostrar uma página, postar fotos e opiniões em suas redes sociais. 

Não se compare com outros escritores, cada um de nós está em uma fase da vida, não somos iguais. Tenha inspirações, mas não caia na armadilha da comparação. 

Estamos aqui para materializar os sonhos dos escritores. 

É muito importante que aproveitem cada etapa da jornada. E não esqueçam que o sucesso é relativo, depende de você.

Dicas para Escritores! Autopublicação

Um pensamento em “Dicas para Escritores! Autopublicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo