Quanto um escritor pode ganhar no Brasil?

Com passos simples é possível! Um dos mais importantes é entender a relação da carreira de escritor com o dinheiro. Vamos nessa? 

Quanto um escritor pode ganhar no Brasil?

Ser escritor pode parecer uma tarefa assustadora. Com tantas opções de caminhos para seguir, é normal se sentir inseguro ao escrever um livro. Mas calma!

Com passos simples é possível! Um dos mais importantes é entender a relação da carreira de escritor com o dinheiro. Vamos nessa? 

O escritor independente pode ser um jornalista e ganhar ainda mais, tanto pelo seu livro publicado, quanto por suas colaborações em jornais, imprensa e revistas. Um redator também é um escritor atuando! E pode lucrar com cada texto que escreve ou fazer parte de uma empresa, no setor criativo. 

Um escritor no mercado literário pode ganhar bastante dinheiro com seus direitos autorais e vendas. Aqui está a UICLAP para provar que dá sim! Afinal, já são mais de 500 mil reais pagos em direitos autorais em três anos de atividade! Mas, isso dependerá de vários fatores, como seu empenho em divulgação, disponibilidade, habilidade de conversar com o público, local de venda e muito mais. 

Bom, a verdade é que não há uma resposta exata para essa pergunta. Tudo vai depender do tipo de escritor que você é e de qual mercado você atua.

A longa estrada para o sucesso! 

Aqui no Brasil, escritores ganham aproximadamente 10% a 15% por livro vendido. Isso pode ser menor, dependendo do contrato. Em alguns contratos os valores podem ser antecipados, quando o autor já tem certa fama e sua pré-venda é um sucesso, ou quando a sua figura é capaz de suscitar procura imediata pelo conteúdo. Ainda há editoras que combinam que os recebimentos só acontecerão após a contabilidade das vendas, então você demora a receber. 

Fato é que mesmo em uma editora grande, a divulgação e a presença firme do escritor em meio aos leitores é a chave! Existe a falsa ilusão de que as editoras devem fazer o marketing sozinhas, mas isso não é real! Mesmo com grandes investimentos em marketing, editoras têm mais de um autor para promover, ou ele se faz presente, ou também pode passar despercebido. 

E aqui temos o passo da jornada que faz a diferença: Seu empenho em divulgar a sua obra e se promover, será proporcional ao seu sucesso em vendas! 

Então, respondendo à pergunta do título, quanto ganha um escritor, a resposta é: Depende! O valor pode variar de nada até mais de dez mil reais, sem exageros! 

Além disso, fatores como habilidade na escrita, foco e relações interpessoais, influenciam diretamente nos ganhos! 

O fato é entender que o escritor tem de encarar como uma carreira o que faz, e sabendo disso, precisa entender que o sucesso não vai acontecer de uma hora para outra, é necessário empenho e paciência. 

Há também diferença nos temas abordados, então sempre leve em consideração o seu público-alvo para te fazer entender os seus ganhos, um autor com um público formado venderá muito mais que um autor em formação. É preciso saber medir a distância que você está nesse caminho. 

A autopublicação e a mudança de vida! 

Não é simples argumento, a autopublicação está mudando o cenário de muitos escritores independentes e transformando o mercado! 

Em algumas plataformas, você fará um contrato de baixo orçamento para conseguir a publicação, mas aqui na UICLAP não! Você não paga para publicar, escolhe o quanto quer ganhar e consegue definir o preço de venda que acha mais justo.

Essa autonomia permite que o investimento que você faria para realizar o seu sonho de publicar um livro, seja usado em outras áreas da sua vida. Alguns autores optam por usar em marketing, divulgação e troca de interação com o público-alvo. 

A autopublicação facilita o caminho do escritor; por isso, fica mais fácil sentir o retorno financeiro e a transformação da vida. Só pelo fato de oferecer total liberdade ao autor, já se torna a melhor opção! 

Hoje a internet facilitou muito o caminho para que um escritor chegue aos seus leitores, isso deixa o trabalho de divulgação um pouco menos complicado. No entanto, é preciso ser realista, se você se limitar a publicar e esperar, terá um resultado muito diferente de quem já vinha de bem antes da publicação com empenho em se promover. 

Para o início do caminho, é preciso pensar em como você vai encarar o ofício de escrever, como fará para realizar a promoção de sua venda e quanto pretende ganhar. Com tudo decidido, é hora de trabalhar! 

Se você não tem público cativo, sabe que se comparar com quem vem na estrada há muito tempo, é irreal. O melhor conselho que podemos dar é: não se compare! 

Você pode, sim, viver da escrita! Vai depender de como encara a responsabilidade de ser um escritor, como se prepara para publicar um livro e o empenho que tem em promover o seu trabalho. 

Com a UICLAP o caminho já está mais avançado do que para muitos que ainda precisam investir para conseguir publicar, sem nenhuma garantia de retorno. 

Entendeu melhor a dinâmica de ganho? Então agora você já sabe o que esperar!