Analisamos como funcionam as vendas no mercado editorial. Aprenda a divulgar e vender o seu livro!

Entenda como funcionam as vendas no mercado editorial e aprenda a divulgar e vender o seu livro!

Através dos dados mais recentes do mercado, você pode aprender muito sobre o que os leitores esperam de um livro e pode desmistificar, de uma vez por todas, os principais tabus sobre a divulgação e venda de livros físicos!

O brasileiro não lê? 

Segundo pesquisa recente realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) junto à Câmara Brasileira do Livro (CBL), em 2018 foram vendidos aproximadamente 350 milhões de livros; em 2019, o número cresceu para quase 400 milhões de livros; em 2020, o pior ano econômico da pandemia, a venda de livros atingiu quase 350 milhões e teve uma recuperação significativa em 2021, vendendo mais de 400 milhões. 

Essa mesma pesquisa aponta que em 2018 o mercado editorial faturou 5,2 bilhões; em 2019, quase 6 bilhões; em 2020, faturou 5,2 bilhões e em 2021, chegou a quase 6 bilhões de reais em faturamento. Se estimarmos que a venda atingiu o marco de mais de 400 milhões de livros, teríamos um total de 2 livros vendidos para cada habitante do país! 

Esses dados são importantes para apagar o paradigma de que “o brasileiro não lê” ou que  “o mercado editorial está em colapso”. O mercado editorial brasileiro é um dos mais importantes do mundo. 

Os leitores preferem livrarias físicas? 

Para responder a essa pergunta, precisamos entender quais são os hábitos dos consumidores.

O ponto é: O  hábito de compra do leitor muda com o passar do tempo. 

Entre 2018 e 2019 as livrarias físicas perderam quase 20% de mercado, em contrapartida, as livrarias digitais tiveram um crescimento de mais de 300%.  E mesmo no pior cenário da pandemia as livrarias digitais, como é o caso da UICLAP, tiveram um crescimento de mais de 84%.

Cada vez mais, os consumidores têm buscado seus produtos gerais através da internet. Isso inclui a compra de livros. Por isso, nunca atrelem a falta de vendas ao fato de o livro não estar disponível em livrarias físicas. Os números mostram que as livrarias físicas estão perdendo mercado.

Os livros digitais são o futuro da venda de livros? 

Muitos escritores acreditam que o e-book é o futuro do consumo de livros. Os dados mostram o contrário. 

96% das vendas de livros em 2018, foram de livros físicos, apenas 4% de livros digitais. O grande ponto é que as pessoas preferem a experiência do livro físico, seja pela questão sensorial na leitura, pela interação por ser um item que pode ser presenteado, pelo autógrafo e experiência de lançamento ou por ser um item colecionável, o leitor prefere o livro físico. 

Mesmo durante o pior cenário econômico mundial, onde os livros digitais poderiam ter se destacado, o crescimento foi de apenas 2%. Em 2020, 94% das vendas foram de livros físicos, e apenas 6% de e-books. 

Ninguém sabe o que o leitor quer. 

Nesta pesquisa realizada pela CBL junto ao SNEL, as pessoas foram questionadas sobre por que compram livros. 46% dos pesquisados responderam que compram livros porque amam ler, 28% adquirem livros para trabalhar ou estudar, 20% fazem dos livros um remédio anti estresse e 6% gostam de presentear outros. 

Esses dados são importantes para que você saiba direcionar a divulgação do seu livro. Por exemplo: 

  • Se você escreve sobre áreas de trabalho ou estudo, direcione a sua divulgação ao que o seu livro pode fazer por este público. 
  • Aproveite para usar esse dado anti estresse como um meio de promover o seu livro também. 
  • Não perca a oportunidade de usar o amor do leitor pelo livro como um gatilho de venda.

Atualmente, o principal fator determinante para a compra de um livro é a recomendação de um amigo, indicação de uma pessoa próxima. 

A segunda maior propaganda é contar com a opinião de influencers. 

Ou seja, a recomendação de outras pessoas faz a diferença para a divulgação e venda de livros. Portanto, o mais importante para quem quer divulgar um livro é: fazer com que as pessoas falem sobre o seu livro! 
Mas atenção: Lembre-se que o influencer não é um vendedor e não tem a obrigação de converter vendas para você, mas atuam diretamente na promoção de novos títulos e fazem recomendações para potenciais novos leitores.

Como posso promover o meu livro? 

O principal meio de divulgar e vender o seu livro é usar as redes sociais! Como? 

  • Faça posts assertivos e diretos; 
  • Crie vídeos diferenciados, fale do processo de criação, não fique apenas focado na venda; 
  • Realize matérias em blogs;
  • Participe ou realize lives. 

Todas essas ações realizadas em suas redes sociais podem fazer a diferença no seu resultado de vendas. 

Além disso, você pode seguir outros passos importantes: 

  • Envie exemplares do seus livro para influencers
  • Participe de palestras; 
  • Combine entrevistas com outros escritores do mesmo segmento ou com outros profissionais do mercado; 
  • Realize um evento de lançamento presencial
  • Use o recurso de links patrocinados. 

E a UICLAP faz divulgação e venda de livros em suas redes sociais? 

SIM!! Mas como? 

No momento que fazemos este artigo, são mais de 8 mil escritores. A maneira mais justa e importante para realizar a divulgação, é através do ranking de medalhas. De acordo com a posição de cada escritor no ranking de medalhas, as divulgações vão acontecendo. 

E por quais canais? 

  • Temos um Instagram direcionado especialmente para a divulgação de livros disponíveis na Loja UICLAP. Além disso, em nossa conta principal na mesma rede, promovemos a batalha de capas e realizamos destaques especiais recompartilhando as postagens dos nossos escritores.
  • Nosso canal de YouTube é aberto para que os escritores mandem vídeos de 30 segundos falando dos seus livros. Nós também fazemos diretamente vídeos para promovê-los. 
  • O nosso blog também oferece divulgação de 3 formas: UICLAP Indica voltadas aos escritores e às suas publicações, Eventos de Lançamento e “Na Mídia.
  • As lives também são usadas para mostrar novos títulos ou exemplares de nossos escritores. 
  • Realizamos o envio dos livros mais vendidos de cada mês aos nossos influencers parceiros. 
  • Temos links patrocinados direcionados para Loja UICLAP.

Como os escritores best-sellers e os mais vendidos se destacaram? 

Conforme pesquisa interna realizada, os mais vendidos aumentam suas vendas através de: 

  • Divulgação nas redes sociais; 
  • Realização de  eventos de lançamentos; 
  • Vendas presenciais; 
  • Participação de lives e entrevistas; 
  • Envio de seus livros para influencers; 
  • Apostas em anúncios patrocinados; 
  • Participação em grupos de leituras; 
  • Editais de incentivo.

Muitos escritores infelizmente não promovem as suas obras e aguardam ser divulgados por outros. Não há como auxiliar aqueles que não acreditam no próprio trabalho. 

É preciso também ter atenção com a maneira de se promover nas redes sociais. As divulgações não podem ser apenas para a venda do livro, é preciso que cada escritor entenda o que o seu público procura. Também é importante contar com o apelo emocional certo para conquistar esse público. 

Ao elaborar vídeos, é preciso criatividade. Sair da mesmice. Os blogs são lugares excelentes para saber o que seus leitores realmente acham do seu livro. 

O envio das obras para os influencers é essencial, mas a interação com eles deve ser forte! Aproveite para marcar uma live, agradecer a divulgação, não esqueça de usar as habilidades dos influencers a seu favor. 

O mercado editorial não é excludente. Todos podem alcançar bons resultados, se os leitores gostarem das suas obras, suas vendas irão aumentar.  

Publicar um livro não é complicado. A UICLAP está aqui para facilitar o seu caminho e te ajudar a materializar o seu sonho, mas é importante que você entenda que o seu sucesso depende de você! 

Por isso, acredite no seu trabalho, tenha orgulho do seu livro e trilhe um caminho de sucesso! 

Analisamos como funcionam as vendas no mercado editorial. Aprenda a divulgar e vender o seu livro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo