Feiras Literárias

Feiras Literárias

Feiras e festivais literários são excelentes oportunidades para a divulgação de livros, autores, editoras e outros trabalhos editoriais. Além do incentivo à leitura, as feiras contribuem diretamente no crescimento do mercado editorial, além de servirem de apoio e fortalecimento cultural. 

Feiras literárias são eventos culturais literários que acontecem anualmente em diversas cidades e diversos estados. O foco principal destes eventos é incentivar a leitura. São eventos essenciais para a formação cultural de um povo. 

Um evento literário incentiva a formação de novos leitores, isso contribui no fortalecimento da cultura. Geralmente as feiras são organizadas pelos setores públicos e privados, de maneira que o evento também tem finalidade comercial e ajuda no aquecimento do mercado editorial

Escritores independentes são importantes figuras nessas eventos, neles os autores que optaram pela autopublicação tem a oportunidade de se colocarem em contato direto com seus leitores, aumentar o seu público e sua movimentação nas suas redes sociais e canais de vendas das suas obras. 

Listamos alguns dos principais eventos literários que acontecem anualmente, ou mediante programação, no Brasil. Excelentes oportunidades para expandir as relações entre os escritores e os leitores. 

Bienal Internacional do Livro

O maior evento literário do país. Com o foco em aproximar o leitor dos autores e editoras, a Bienal tem uma programação extensa a qual inclui mesas de discussões com temas literários e editoriais, debates, entrevistas, mesas de autógrafos, promoções de livros, shows, palestras e muitas outras atividades. Com dez dias de duração, é a grande festa da literatura. 

O evento acontece no Rio de Janeiro, no espaço do RioCentro, idealizado para dar ao público uma experiência única de imersão cultural. A literatura está por todos os lados e isso contribui diretamente no marketing das principais tendências do mercado editorial.

Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP

Lançada em 2003, com realização da Associação Casa Azul, a FLIP é considerada um dos principais festivais literários da América do Sul. O evento acontece anualmente na cidade de Paraty, Rio de Janeiro. 

Além das palestras, o festival conta com oficinas literárias, entrevistas, eventos para crianças, eventos exclusivos para jovens, promoções exclusivas das editoras parceiras e muito mais. Toda a idealização da FLIP visa ampliar a interação entre os autores, inclusive autores internacionais, as editoras e o público em geral. 

O Festival foi estruturado pela editora Liz Calder, da editora inglesa Bloomsbury, foi idealizado para promover em Paraty a inserção da literatura com outros pesos culturais, abordando um conceito mais amplo para a ficção. Assim, a arquitetura, o urbanismo, atrela-se com a educação e outros braços culturais, transformando a experiência literária de maneira única. 

Bienal do Livro – São Paulo

Sua primeira edição ocorreu em 1962, idealizada por Ciccillo Matarazzo, é um dos maiores eventos literários da América Latina. Seu principal objetivo é desenvolver o interesse popular pelas artes, principalmente pela literatura. O evento sempre mostra ao público que a literatura pode ser vista em tudo e em todas as partes. 

A programação conta com lançamentos, promoção de autores nacionais, palestras, entrevistas, debates, mesas de interação e outras atividades, além de contar com estandes de inúmeras editoras, e estimular as vendas de livros. 

Além destas feiras de grande porte, o Brasil tem vastas, ricas e importantes feiras regionais, como:

FENAGRESTE: Feira Nacional do Livro do Agreste – é a principal feira literária do interior do Pernambuco, acontece sempre na cidade de Caruaru e conta com mais de 50 editoras na divulgação de autores nacionais, obras consagradas, debates, mesas de entrevistas, palestras e muito mais atividades voltadas para o incentivo à leitura. 

FENELIVRO: Feira Nordestina do Livro – chega a receber mais de 60 mil pessoas por edição e tem foco em promover a literatura do nordeste e a literatura nacional para todos os públicos, sua programação é sempre idealizada para atender a crianças, jovens, adultos e colocar o leitor em contato com os autores que admira. 

Cada estado desenvolve feiras ou eventos literários e para conseguir acompanhar a programação, o ideal é estar atento aos canais de divulgação da agenda cultural do seu estado. 

E temos também as feiras das milhares de cidades espalhadas pelo país. Como é o caso do FELILI – Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista. Evento literário que acontecerá de 08 a 13 de novembro de 2021 e contará com a participação da UICLAP! 

Sejam quais forem as feiras ou festivais literários que puder ou resolver participar, saiba que eles são uma excelente oportunidade para que os escritores divulguem seus livros. Muitos autores divulgam que estarão nos eventos, através das redes sociais, realizando encontros com seus leitores. Alguns escritores levam determinada quantidade de livros ou brindes e presenteiam seus leitores, trocam cartões e contatos com editores, outros escritores, leitores e com o público em geral. Essa movimentação é importante para a carreira de qualquer escritor. O contato com o público faz diferença, parte essencial do marketing! 

Aqueles que participam diretamente dos eventos, podem dar palestras, fomentar mesas de debates ou mesmo tirar proveito da programação para expandir o conhecimento, criar novas abordagens e se atentar ao que está em alta no mercado editorial no momento. 

As feiras e festivais trabalham a diversidade de público, permitem aumentar a interação e são extremamente importantes na movimentação cultural e econômica de um país. Agora que já sabe o que são, fique atento nas programações disponíveis e aproveite! 

Feiras Literárias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo