Autopublicação ou Publicação Independente: vale a pena?

Se você já escreveu um livro, ou está pensando em escrever, já deve ter pesquisado sobre como publicá-lo. Em suas pesquisas você, provavelmente, encontrou o termo autopublicação ou publicação independente. Neste momento, você também com certeza se perguntou: Vale a pena?

Nossa resposta a esta pergunta é: SIM, com certeza! Acredite, este modelo pode superar as suas expectativas!

E apesar do nome “publicação independente”, você não estará sozinho nessa jornada.

A Uiclap é a primeira startup de autopublicação, impressão, venda e distribuição dos seus livros impressos.

Nossa missão é materializar sonhos e, por isso, listamos aqui alguns motivos pelos quais você deve apostar na autopublicação com a gente:

1. Você retém seus direitos autorais:

Na Uiclap você, autor, mantém 100% dos direitos autorais e é livre para publicar e/ou disponibilizar seu conteúdo simultaneamente em outros canais.

É importante saber que, no mercado editorial tradicional, o autor costuma ceder por meio de contrato temporário os direitos de comercialização de seu livro. Estes contratos costumam ter entre dois e três anos e, ao longo deste período, eles garantem à editora escolhida exclusividade sobre a obra.  Raramente uma editora tradicional trabalha em condição de não exclusividade, mas até pode acontecer, ok? Aqui abordamos a prática mais comum, porém, tudo depende da sua negociação.

2 – Você escolhe quanto quer ganhar:

No modelo de editoras tradicionais, costuma-se oferecer ao autor de 10 a 15% de royalties, contudo, ele pode aceitar ou não.

Ao optar por autopublicação, o autor fica livre desta etapa, ou seja, ele mesmo define quanto quer ganhar. Na UICLAP você pode escolher uma taxa fixa sobre o valor de impressão do seu livro, e pode ainda editar esse valor após melhor análise do mercado, da concorrência e do público-alvo do seu livro. Em resumo, pode alterar quando bem entender!

3. Você não fica refém do aceite das editoras:

Aqui no blog já mostramos grandes autores que tiveram seus livros rejeitados por editora até finalmente conseguirem publicar e terem sucesso. Com isso, fica claro que quem decide se o conteúdo é bom ou não, é o mercado, e não necessariamente um ou outro profissional que, por mais experiência que tenha, tem seus gostos pessoais e preferências.

Para piorar, isso é apenas a ponta do iceberg, pois muitas vezes o autor não chega nem a receber um feedback sobre sua obra.

Com a autopublicação ou publicação independente é possível deixar seu conteúdo disponível para o mercado de forma rápida e deixar que seus potenciais leitores avaliem, de fato, se vale a indicação/promoção do seu livro.

4. A publicação é gratuita:

Enquanto muitas editoras cobram uma alta quantia para publicação, a autopublicação te permite colocar seu livro no mercado de forma 100% gratuita.

Mas claro que, para chegar no ponto de autopublicar, você precisa estar com seu conteúdo pronto, e nessa fase pode ocorrer algumas despesas como diagramação, revisão e capa.  É possível fazer tudo isso sozinho? Sim, com certeza! É possível encontrar profissionais com preços super acessíveis? Sim, é claro!

Aqui tudo vai depender da forma como você quer apresentar o seu produto ao mercado. Nessa fase, cabe ao autor definir prioridades dentro de suas condições. Todavia não existe certo ou errado, o importante é ter comprometimento, cuidado e capricho com a sua obra.

5. Só você pode garantir as primeiras vendas:

Independentemente da forma como seu livro é publicado – via editora ou autopublicação – as pessoas só irão comprá-lo se você, autor, fizer o esforço inicial de venda. Você precisa dar o primeiro passo e motivar seu grupo primário, isto é, familiares e amigos, a lerem o seu conteúdo!

Isso é algo que ninguém pode fazer por você.

É preciso fazer lançamentos, adquirir algumas cópias para presente, organizar sorteios e fazer o seu livro rodar, entende? Temos um post falando mais sobre o assunto aqui.

Raramente alguém vai comprar seu livro só porque ele está disponível em um site ou livraria. Por isso, é preciso esforço, dedicação, e ainda, indicação e o famoso boca-a-boca.

Na Uiclap, ajudamos na promoção por meio do nosso instagram @loja.uiclap, onde divulgamos títulos exclusivos de nossos autores, carinhosamente apelidados de “Uiclapers”.

Oferecemos também a função compra em lotes de 10 ou mais unidades a preço de custo. Uma opção excelente para começar a distribuir seus livros por aí!

Após essas informações, está preparado para dar o próximo passo?

Quero começar minha autopublicação / publicação independente!

publicar meu livro

Acredita que autopublicação, ou publicação independente, seja aquela porta da esperança com a qual você sempre sonhou?

Então acesse o Portal Uiclap e comece agora a publicar o seu livro.

Ainda tem dúvidas sobre a Uiclap, acesse também os nossos posts “Como Surgiu a Uiclap” e “Passo a Passo para publicar seu livro”

Aproveite e siga nosso instagram @uiclapbr para acompanhar mais do nosso trabalho.

Autopublicação ou Publicação Independente: vale a pena?

5 pensou em “Autopublicação ou Publicação Independente: vale a pena?

    1. Oi Esthefany,

      Você não precisa pagar nada. Basta formatar seu conteúdo e capa e subir na plataforma.
      Dá uma olhadinha no post passo a passo para publicar. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo