Diagramação Do Livro No InDesign – Básico

tutorial Indesign

Hoje vamos ajudar você que deseja realizar a diagramação de um livro, utilizando o InDesign.

O InDesign é um software Adobe, líder do setor em design e layout de páginas para mídias digital e impressa.

Muitos diagramadores profissionais usam a ferramenta nos seus trabalhos, para garantir qualidade às imagens e correção de tamanhos segundo as solicitações dos clientes.

Como criar o arquivo

  1. Abra o programa, clique File (Arquivo) > New (Novo) > Document (Documento);
  2. Ao abrir o novo documento, altere a unidade de medida para centímetros, escolha o  tamanho do livro de acordo com sua ideia de projeto e os tamanhos de livros disponibilizados em nossa plataforma;
  3. Dê um nome para o arquivo;
  4. Lembre-se de colocar a quantidade de páginas do projeto por completo;
  5. Com todos os processos acima realizados, clique em Create (Criar). 

Como exemplo vamos criar nosso livro com as seguintes configurações:

Nome do arquivo: Meu Livro.

Tamanho: 15,5 x 23 cm.

Quantidade de páginas: 60, marcar páginas opostas.

Margens: Superior: 2,5 cm – Inferior: 2cm – Interna: 2,5 cm – Externa: 2 cm.

Caso queira visualizar antes de criá-lo marque a opção “Visualizar”.

Com o projeto criado vamos organizar a nossa área de trabalho, clique em Janela > Área de Trabalho > [Livro].

Arquivo criado e área de trabalho definida, vamos inserir nosso conteúdo, vamos inserir um documento de Word, já revisado e organizado.

Inserir o texto/conteúdo

Para inserir o conteúdo clique em Arquivo > Inserir.

Localize o arquivo em seu computador, clique em abrir.

Dica: o cursor vai mostrar que o conteúdo está “carregado”, antes de clicar para inserir o conteúdo, posicione o mouse no canto superior da margem e clique segurando a tecla Shift, o programa vai inserir todo o seu conteúdo dentro da margem distribuindo-o pelas páginas criadas.

Estilos de fonte: título, subtítulo, parágrafo e marcadores

Pronto! Podemos finalmente partir para o corpo do texto. Vamos trabalhar os estilos de caracteres e parágrafos. 

  1. Clique em Window (Janela) > Styles (Estilos) > Paragraph Styles (Estios de Parágrafos);
  1. Selecione o trecho que deseja estilizar e clique nos quatro tracinhos (menu de opções) escolha por New Paragraph Style, vá em Style Name (Nome do estilo) e crie um nome. Crie um nome que você se lembre, que faça sentido sobre o que é e não vá te atrapalhar na continuação da diagramação;
  1. A partir daí veja as opções na barra General (Geral) e faça suas alterações de Style (Estilo), Size (Tamanho), Font Family (Família da Fonte), Leading (Entrelinha), Kerning (Espaçamento entre caracteres), Tracing (Espaço de massa de texto) e todos os ajustes que julgar necessários. 

Procure usar uma fonte de fácil leitura, veja as mais comuns sem serifa:

  • Arial;
  • Calibri;
  • Helvetica. 

Com serifa:

  • Times New Roman;
  • Palatino Linotype;
  • Garamond. 

Lembre-se que o Preview te permite ver todos os ajustes no tempo em que os seleciona, o que te ajuda a ter uma ideia de como trabalhar. 

Crie estilos para: Capítulos, subtítulos, parágrafos, citações, marcadores e o que mais for necessário. Faça esse trabalho com bastante calma e atenção, defina os estilos antes de continuar.

A partir daí a mágica começa a acontecer. Selecione o texto e aplique o estilo correspondente.

Configuração da página mestra com número de páginas

Com esse trabalho pronto chegou a hora de colocar as páginas do livro. Para inserir as página s de forma prática, acesse Páginas> Página inicial clique 2 vezes para acessar

Essa função serve para configurar as “páginas mestras” direita e esquerda. Use sua criatividade, como exemplo, para esse tutorial, vamos apenas inserir a numeração automática.

Vamos lá, crie uma caixa de texto onde será aplicado o número da página. Depois de criar a caixa de texto, dê 2 cliques para acessá-la.

Vá para Tipo > Inserir caractere especial > Marcadores > Número da página atual

Nesse momento vai aparece um “A” na caixa de texto, ajuste a fonte como desejar, copie e cole na página da esquerda.

Com esses passos feitos é hora de voltar para o conteúdo do livro, para isso, dê dois cliques sobre uma das páginas do livro. Observe que a numeração já aparece em todas as páginas, inclusive nas páginas que não devem aparecer. Vamos resolver isso!

Segurando o “Ctrl” (Control), selecione as páginas das quais você quer remover o número das páginas, em seguida clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Aplicar página principal a páginas…

Na caixa a seguir clique para abrir as opções do Aplicar página principal > [Nenhum] > OK.

Pronto! Agora que você aprendeu as configurações e ferramentas básicas do InDesing é hora de aprender a exportar esse arquivo.

Finalizando o Livro

Salve o arquivo (não esqueça de fazer isso em todas as etapas do processo). Vamos ao checklist do que precisa ser visto:

Número de páginas, divisíveis por 4, este ponto é importante para dar a paginação necessária para a montagem do livro.

Como fazer: pegue o número total de páginas, nesse caso de exemplo: 60 páginas e dividida por 4 = 15, a conta é exata.

Quando conta não é exata, dizem que não dá caderno, por exemplo: 62 dividido por 4 = 15,5, ou seja, faltam 4 páginas, ou 2 folhas, para fechar o caderno. Mas não se preocupe se você achou essa parte confusa, o sistema da UICLAP corrige esse item automaticamente inserindo as páginas no final do arquivo. Caso você mesmo corrija, escolha onde inserir, no final do arquivo ou como página inicial reservada para autógrafo e dedicatória por exemplo.

Como verificar se o arquivo tem algum erro, para isso é só observar a parte inferior do programa, nesse caso, encontramos 3 erros. Clique 2 vezes nos erros para abrir.

A janela de erros se abrirá, agora basta localizar o erro para corrigir, em nosso caso existia uma caixa de texto dentro do Word.

Corrija todos os erros. Aproveite esse momento para revisar todos os detalhes e ter certeza que está tudo certo para exportar o arquivo. Não esqueça de salvar!

Exportar o arquivo

Arquivo > Predefinições de Adobe PDF > [PDF/x4:2008].

Selecione o local onde quer salvar o arquivo e uma nova janela de configuração se abrirá.

Na guia Geral, verifique se em Páginas está “Tudo” selecionado.

Na aba Avançado e em Fontes, verifique se o subconjunto está em 100% .

Exporte o seu livro em .PDF (ponto PDF) e pronto!

Os passos aqui listados não são garantia de uma diagramação profissional. Em um programa como o InDesign, o que vai determinar a qualidade da diagramação é sua interação com as configurações, as seleções e escolhas que faz. Apresentamos o básico do programa. Isso não substitui a diagramação profissional, mas pode ser uma alternativa a quem tem o software e deseja se aventurar ou desenvolver seu próprio projeto editorial. 

Publicar um livro é um sonho de muitos autores e estamos aqui para ajudar a materializar esses sonhos. A autopublicação pode ser um processo de novos conhecimentos e desejamos que este artigo auxilie na elaboração de muitos livros incríveis.

Nossa missão é democratizar a publicação de livros, e por que não democratizar conhecimento também?! Sejam criativos e desenvolvam seus projetos. 

Diagramação Do Livro No InDesign – Básico

2 pensou em “Diagramação Do Livro No InDesign – Básico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo