Programas de criação para escritores

Programas de criação e edição de imagens para escritores

Todos nós sabemos que um bom design é uma ferramenta de marketing de extrema importância para um livro. Como bem falamos no artigo sobre autopublicação, a capa é o primeiro contato do leitor com o livro. 

Sabemos, no entanto, que quando damos os primeiros passos na carreira de escritor, estamos em estágios diferentes da vida, isso significa que nem todo mundo consegue arcar com os custos de um serviço profissional para que o seu livro seja publicado de maneira independente. 

O grande desafio na hora de produzir um bom trabalho de imagem é: qual o programa certo para as suas necessidades? 

Neste artigo, fizemos um apanhado de programas de criação para escritores que podem te ajudar na edição de capa, cartão de visitas do seu livro, marcadores e brindes. Nem todos são gratuitos, mas a questão dos custos dependerá dos seus recursos para o projeto. 

É legal conhecer programas para testá-los e escolher aquele que melhor atenderá às necessidades que você tem. Vamos para a lista: 

Adobe Spark

Disponível em versão desktop e aplicativo para mobile é um excelente criador e editor de imagens. Nele, você encontra modelos de capas de livro pré-prontas que combinam com o gênero e o estilo da sua obra – caso não saiba o gênero literário do seu texto, temos um artigo ótimo sobre o assunto aqui – e você pode editar esse “molde”, customizando ao seu estilo. É bem fácil de mexer e permite alteração de tamanho.

Fique atento ao tamanho da capa do livro, para que esteja dentro dos tamanhos disponíveis na plataforma de autopublicação. A calculadora UICLAP pode te ajudar a saber os tamanhos de capa com e sem orelhas.

O tamanho máximo de arquivo que você pode gerar dentro do Adobe Spark é de 6000px x 6000px.

Conheça o Adobe Spark

PixLr Editor

É um programa gratuito e fácil de mexer, nele você tem recursos que permitem fazer colagens, edições, e dispõe de modelos que também podem ser editados conforme o gênero de sua obra e o seu estilo. Ele está disponível em versão web e em download app para desktop e mobile

Conheça o PixLr

Edit.Org

Logo na primeira página você encontra um guia falando das principais características do servidor. Não se assuste com os trechos em espanhol, você pode criar a sua capa sem medo em português, pois a página tem tradução automática. Você encontrará modelos de artes as quais pode adequar, ou pode criar a sua arte do zero.

Pela limitação de criação do arquivo em 3000px x 3000px, não recomendamos usa-lo para capa do livro, mas você pode usa-lo tranquilamente para as artes das suas redes sociais.

Conheça o Edit.Org

Picsart

Tem as versões Desktop e App para Android e IOS.  Nele você consegue encontrar modelos de artes que pode usar para a criação da sua capa, também encontra muitos recursos de edição, mas terá um pouco mais de dificuldade na hora de configurar os tamanhos da imagem. Por isso é de se pensar o seu uso. No teste que realizamos para Android o aplicativo trava bastante e exige paciência, mas as edições ficam muito bonitas e pode ser uma excelente opção para variar as fontes e criar seus próprios logos e stickers. Ele tem uma versão gratuita, mas alguns recursos mais elaborados estão disponíveis apenas na versão paga. 

Conheça o Picsart

Bazaart

Aplicativo disponível para Android e IOS, também tem versão gratuita com muitos recursos disponíveis e versão paga. É um editor de imagens e design. Você pode criar o seu próprio material ou editar os modelos disponíveis. Atente-se para o tamanho e para o gênero escolhido. É importante que esses detalhes não sejam esquecidos na confecção do projeto. 

Conheça o Bazaart

Fotor

Plataforma de edição e criação de design. Permite remoção de fundo, alteração de tamanhos e elaboração de estilo. Algumas de suas funções são pagas (Fotor Pro), mas as funções gratuitas dispõem de muitos recursos.

Conheça o Fotor

Photoshop

Este dispensa apresentações. Programa pago da Adobe e para quem já tem manejo e alguma noção de edição de imagens. Pode ser excelente para desenvolver a sua capa dentro do seu gênero e segundo as suas necessidades e ideias para o projeto, mas requer conhecimento do programa e de sua utilização. 

Conheça o Photoshop


Chegamos ao fim da lista “programas de criação para escritores”. Agora que já sabe dos editores, basta escolher e se permitir criar. 

Claro que nenhum programa substitui o profissional, se você tem condições de realizar a contratação do serviço, é sempre o ideal. Mas o nosso objetivo é sempre fornecer alternativas que te permitam seguir com a autopublicação do seu livro. 

Depois de ter o miolo e a capa prontinhos, é só realizar a publicação na plataforma. Caso ainda não saiba como fazer, clique aqui.

Programas de criação para escritores

2 pensou em “Programas de criação para escritores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo