Como tirar seu livro da cabeça e torná-lo realidade

Como tirar seu livro da cabeça e torná-lo realidade

Estima-se que 95% das pessoas que querem escrever um livro, nunca começam – não se torne uma delas!

A missão da UICLAP é democratizar a publicação e venda de livros no país e ajudar as pessoas a  materializar o sonho de escrever e publicar, sem medo!   

Entretanto, muitas pessoas ficam presas na fase do sonho e não chegam sequer a começar os seus livros. Alguns sonham com a publicação, mas nunca chegam a tomar a decisão de escrever, seja por medo de receber um feedback negativo de terceiros, falta de compreensão do processo, ou medo de iniciar um novo projeto. 

Seja qual for o seu medo, trouxemos quatro passos essenciais para que você escreva de uma vez por todas o seu livro! Pode soar meio clichê, mas a verdade é que muitas pessoas precisam dessas dicas para finalmente partir para a ação.  

Papel e caneta na mão? Hora de anotar!

1. Tome a decisão de escrever seu livro!

O primeiro passo é realmente decidir fazer isso. Então, tome uma decisão! Se chegar à conclusão que não quer, tudo bem! Se decidir seguir, nem precisa ser hoje ou esse ano (embora escrever um livro não exija que você desista de sua vida), mas decida que você escreverá seu livro. Pode definir um prazo, seja até 2023, 2024, ou 2040 – não importa – o importante é fazer o que for preciso para que isso aconteça! 

Você pode participar de uma oficina de escrita, de um grupo de redação, pedir a ajuda de um coach, entrar para uma turma de escrita iniciante… mais uma vez: o importante é decidir! 

2. Comprometa-se com um cronograma de escrita!

A segunda coisa a se fazer, é definir e se comprometer com um cronograma de escrita. E é essa parte que muitas pessoas não suportam.

Comprometer-se com um cronograma não significa que você precisa ficar sentado no computador, escrevendo por três, quatro, cinco ou até dez horas por dia, como Stephen King, John Grisham, JK Rowling e outros grandes romancistas.  

Você pode optar por escrever por 30 minutos apenas, mas faça isso com constância. Coloque isso no seu calendário como um compromisso inegociável consigo mesmo. Quem determina o tempo é você, mas não diminua o valor do compromisso. 

Seja um dia por semana, dois, três, cinco ou sete dias. O importante é se comprometer com o seu cronograma e cumpri-lo.

3. Comece a escrever seu livro a partir de qualquer ponto dele.

Isso mesmo: escreva a sua história por onde você se sente mais confortável! 

Muitas pessoas se perguntam: o que devo escrever primeiro? O começo ou o fim? Não se prenda a isso e comece pela parte que mais te inspira. A melhor coisa que você pode fazer é se sentar e escrever o que for mais confortável para você!

Se vai escrever um livro de negócios, por exemplo, foque em algum relato ou no tema que mais domina como ponto de partida 

O objetivo é escrever um primeiro rascunho, e ele não precisa estar ou seguir uma ordem.

4. Não se questione à medida que avança!

Essa etapa tem muitos “nãos”. Não se questione à medida que avança. Não edite. Não envie para amigos ou familiares.

Na fase do primeiro rascunho, você não precisa de opiniões, não precisa questionamentos. Escreva! Este é o ponto principal: só escreva! Pode não estar ótimo, mas não será tão ruim quanto pensa.

Nesta fase as opiniões podem te confundir, te desanimar ou te fazer perder o rumo inicial e isso te fará desistir. Por melhor intencionados que sejam amigos ou familiares, este não é o momento para dividir seu texto. Segura a ansiedade! 

Evite duvidar de si mesmo e pedir feedback a outros não envolvidos. Não é raro que pessoas realmente boas escrevem capítulos iniciais de uma história e já dividem com outros para leitura, ao receberem os feedbacks, acabam desistindo no início do projeto e ficam frustradas.

Vamos então frisar: escreva tudo, não divida seu texto no meio do caminho. Escreva seu livro com o mínimo de interferência externa possível.

E o mais importante: não se sabote! Não duvide da sua capacidade. Quando terminar o seu livro, encaminhe para uma leitura crítica – caso precise de opiniões que irão favorecer o seu texto – ou direto para um revisor

Escrever um livro não é para qualquer um. Sabemos que os desafios para um escritor independente são muitos, mas é possível sim para aqueles que estão dispostos e tomam a decisão de seguir esse sonho, ainda que se sintam desconfortáveis durante o processo. 

Escrever não tem zona de conforto, é desafiador. Mas também é instigante e prazeroso. 

O primeiro passo é esse: começar! Portanto, definir um cronograma, manter uma rotina, não parar e acreditar em si mesmo, são pequenas atitudes diárias que te ajudarão  a obter a grande recompensa de publicar um livro

E, é claro, contando com o suporte da melhor plataforma de autopublicação – a UICLAP, temos certeza de que a sua experiência será incrível e você poderá se tornar um grande escritor publicado!

Agora que chegou até aqui, está esperando o que para começar a escrever o seu primeiro parágrafo?

Lembre-se: não desista e conte sempre com a gente por aqui!

Esperamos pelo seu livro 😊 

Adaptado de Stephanie Mojica