Como fazer o leitor se interessar por um texto?

Sabemos que os leitores precisam ser atraídos, aliás, para tudo as pessoas precisam ser atraídas. Agora a grande questão é: como fazer isso? Parece difícil, mas a gente pode te ajudar!

Como fazer o leitor se interessar por um texto?

Sabemos que os leitores precisam ser atraídos, aliás, para tudo as pessoas precisam ser atraídas. Agora a grande questão é: como fazer isso? Parece difícil, mas a gente pode te ajudar! Quer saber como? Vem descobrir!

Comece com um gancho

A introdução é o início do texto. Portanto, o principal truque de como fazer uma boa introdução é prender a atenção do leitor. Para fazer isso, mantenha a primeira frase curta e use as próximas linhas para explicar o assunto do texto e o significado do que você escreve de uma forma curta que inspire curiosidade.

Aqui você tem a oportunidade de deixar o leitor completamente preso na sua trama, capriche no início do seu texto! 

Faça o leitor pensar

Deixe o público curioso. Não dê tudo: mostre que você tem as informações que seus leitores querem e deixe-os ler o que você escreveu até que finalmente encontrem. 

Encoraje os leitores a tentar saber qual é a chave para resolver as grandes questões do seu enredo. Ao mesmo tempo, mostre para eles que você sabe surpreender!

Não seja óbvio, fuja da mesmice! 

Use nossas dicas para deixar seus títulos cada vez mais envolventes. Lembre-se que você quer que o leitor chegue ao final do seu livro. 

Ao escrever um livro, você não pode se esquecer que a curiosidade movimenta as histórias, mesmo as biográficas. Se você entregar tudo de uma vez, ninguém terá interesse na conclusão. 

Ofereça uma solução

Pode ser no meio ou em uma senhora reviravolta ao final do livro, o importante é: mesmo em finais abertos, seu leitor precisa de um desfecho, ou uma solução! 

Não engane o leitor, pois se houver continuação, ou até em um próximo livro, ele vai desanimar de você. 

Trabalhe a curiosidade de maneira estratégica, mantenha o leitor interessado no que você tem a dizer, não invente demais, trabalhe o simples, mas surpreenda! Por exemplo, em um romance, o leitor espera que o casal fique junto, pense em como você pode atrapalhar, adiar ou mesmo frustrar esse momento. 

Oferecer uma solução, também tem a ver com resolver as necessidades dos personagens. Você criou problemas, leve o leitor junto na construção da solução. Forneça opções que ajudem seu público-alvo a embarcar na trama com seu texto! 

E aí? Pensou que era tão simples? A gente sabe que, na prática, na hora de criar, é um pouco mais complicado, mas o exercício com esses passos vai te ajudar a manter o seu leitor com você até o final e mais além, até os próximos livros! 

Ah! E a UICLAP estará aqui para te ajudar a materializar o seu sonho de publicar quantos livros quiser! 

Por isso, arrase no seu texto, mantenha o leitor entretido e conquiste uma carreira de escritor incrível! 

Não esquece de contar pra gente se você já conhecia esses passos e quais já pôs em prática, hein?!