Como Escrever um livro de Suspense?

livro de suspense

Suspense é aquele tipo de texto que precisa causar tensão no leitor. Um bom suspense leva quem lê, a um profundo envolvemento com a história. Então para que o seu suspense arrase, você precisa seguir alguns passos para deixar o texto perfeito!

Você que tem interesse em escrever um livro de suspense precisa pesquisar. Um escritor de suspense não pode ter preguiça de ler. A pesquisa vai te fazer ter contato com muitos subgêneros dessa categoria, e após conhecer melhor a cada um, você precisará escolher o que mais se identifica.

Subgêneros mais conhecidos de suspense: 

  • Suspense de mistério: Aquela trama que acontece em torno de um crime complicado, de difícil resolução. O ritmo geralmente é frenético e os acontecimentos instauram o caos. 
  • Suspense de ficção científica: Trama que se passa em uma realidade futurista, em um universo complexo ou contenha viagens no tempo, mutações, aliens, tecnologia avançada, distopias com realidades paralelas e muito mais. 
  • Suspense psicológico: Foco no protagonista ou no antagonista. A construção de personagens envolve traumas, transtornos psicológicos, traços de personalidade ou formação social, essas questões levarão às motivações ou razões dos envolvidos para os acontecimentos. 
  • Suspense militar: Focado em ambientes de guerra ou guerras psicológicas que acontecem por causas militares. 
  • Suspense de espionagem: Focado em segredos, intrigas, alta cúpula religiosa ou política, envolve grandes planos de infiltrações, podem envolver crises internacionais ou armas de destruição em massa.

Leia com foco

Escolhido o enredo, anote sua ideia principal e vá para a segunda etapa da pesquisa: fortalecer suas habilidades de escrita por meio da leitura! 

Comece a ler outras histórias de suspense que tenham relação com o subgênero que você escolheu, anote as partes que você acredita que foram essenciais para que aquele suspense fosse bom. Use o suspense como ferramenta de estudo, preste atenção em cada parte da escrita que te chamam a atenção.

Hora de estruturar

Depois dessa pesquisa, depois de estudar, é hora de escrever. Escreva a estrutura do enredo com todos os pontos essenciais: início, intensificação da trama, clímax, resolução e desfecho. 

Um método incrível para que você possa escrever um bom suspense é o Snowflake (Floco de Neve). A gente tem o passo a passo de como usar esse método, é só clicar aqui.

Aproveite esse método para trabalhar as suas ideias para a história e testá-las. 

Construa bons personagens

Eles são responsáveis por levar o seu enredo para a frente, então são fundamentais. Dedique tempo para criar muito bem os personagens, principalmente se o seu suspense tiver caráter psicológico. 

Tente não criar personagens previsíveis, fuja um pouco dos clichês para surpreender o leitor de alguma forma.

Comece bem! 

A primeira cena deve ser cheia de ação, para que o leitor sinta a intensidade do que virá, por isso, comece seu livro com uma cena impactante. Força nessa caneta aí para ganhar o leitor logo de cara! 

As primeiras páginas não devem conter históricos intermináveis que comecem justificando os personagens ou os acontecimentos, devem ser usadas para fazer o leitor querer mais. Pense em um ponto muito bom que será a chave para levar o leitor até o final da sua história e trabalhe esse ponto.

Não tenha dó do protagonista! 

Coloque esse protagonista em perigo! Bote o seu herói para trabalhar! Se for trabalhar antagonista, já comece o seu livro o colocando em ação e mostre que ele não tem medo de fazer o que faz, as ações dependerão do tipo de suspense que você escolheu criar, mas acredite: nada funciona melhor do que protagonistas ou antagonistas que não são preguiçosos. 

Crie bons obstáculos, situações que levariam uma pessoa ao limite e trabalhe as qualidades e defeitos dele. Mantenha essa ação em alta! 

Aproveite a força dos seus personagens ao longo da trama, vá revelando coisas aos leitores ao longo do texto.

Trabalhe o seu clímax com empolgação! 

Essa é a etapa de tudo ou nada! Use o clímax para o enfrentamento, para resolver o conflito central, fazer com que os personagens mudem de perspectiva ou entendam seus objetivos e saibam como devem caminhar para um final.

Mostre seu rascunho para alguém

Peça a opinião de um leitor beta, professor, orientador literário, consultor, ou leitor de confiança, de preferência, alguém que não tenha tido contato com nenhuma parte do seu texto, enquanto ele estava acontecendo. 

Isso será essencial para que você saiba as partes que precisam de aprofundamento. Partes que precisam ser melhoradas ou removidas ficam evidentes quando a leitura não é nossa, e feita por alguém que costuma ler livros desse gênero.

Releia, releia, descanse e releia 

Após a leitura de um terceiro, você fará as mudanças necessárias, então será hora de reler. Depois você, por certo, vai mudar alguma coisa aqui e ali, faça isso e deixe o seu texto descansar por um tempo. Esse tempo é chamado de respiro, vai te permitir entender e observar a história com a cabeça mais descansada e ver pontos essenciais. 

Quando o texto tiver seu descanso, você vai reler, sim, mais uma vez! Aí preste atenção se a trama está boa e se já tem ação o suficiente, suspense em boa quantidade e se as respostas estão adequadas, feche as lacunas. Esses aspectos deixarão cada vez mais o leitor entretido. Esse é o objetivo de um bom suspense. 

Tudo pronto, é hora de seguir os passos básicos para publicar um livro. Quando o texto estiver revisado e diagramado, crie uma capa que tire o fôlego do leitor logo de cara! 

Aproveite para usar a sua criatividade na ferramenta de criação de capas no Portal do escritor! Arrase nessa etapa e deixe o leitor com vontade de ler! 

Lembre-se que você pode contar com a gente para todos os passos, aqui no blog tem tudo que você precisa saber sobre cada etapa de publicação, e a plataforma está cada vez mais preparada para que você materialize o seu sonho de publicar, de maneira simples e rápida!  Viu só? 

Você aprendeu como criar um senhor suspense. Use as dicas e comece a  escrever um texto incrível!