Como escrever um bom livro de não-ficção?

Descubra os segredos para escrever um livro de não-ficção impactante! Aprenda a organizar suas ideias, identificar seu público-alvo e usar exemplos poderosos. Escreva com clareza, simplificando a linguagem e oferecendo soluções práticas. Não se esqueça de revisar e editar seu texto, garantindo sua clareza e coerência. E, por fim, promova seu livro com orgulho, alcançando um público maior e fazendo a diferença na vida dos leitores. Siga essas dicas e escreva um livro que inspire, informe e transforme!

Como escrever um bom livro de não-ficção

Escrever um livro de não-ficção impactante requer habilidade, pesquisa e uma comunicação beeem eficaz. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escrever um livro que deixe os seus leitores tocados e envolvidos com o que vão encontrar! Chega mais!

Organize suas ideias

O primeiro passo para começar a escrita de um livro de não-ficção, é organizar as suas ideias. Antes de começar a escrever, organize suas ideias em uma estrutura clara e coerente. Pense na mensagem principal que você quer transmitir e divida-a em capítulos ou seções. 

Isso vai te ajudar a não se perder no processo, e a não deixar pontas soltas, escrever de maneira vaga ou mesmo desviar o seu foco durante a escrita. 

Público-alvo

No caso de escrever um livro de não-ficção, não existe a possibilidade de traçar o público-alvo depois, é preciso começar o texto com seu objetivo bem construído e definido. 

Você precisa ter uma ideia clara do que quer comunicar e do que quer que as pessoas sintam ao ler e depois que terminarem. 

Por isso tirar tempo para pensar nisso é um passo importante antes mesmo de começar a escrever, são essas definições que vão garantir que o seu texto chegue exatamente nas pessoas que precisam e consomem o seu tipo de escrita. É também o que garantirá a coerência da sua narrativa. 

Além disso, uma boa pesquisa sobre o público-alvo vai te ajudar a conhecer as pessoas para quem quer escrever, suas necessidades e o que buscam. Você também poderá trabalhar melhor suas expectativas e personalizar o tom da sua escrita. Isso tornará o seu livro mais atraente para esse público e mais relevante do que imagina. Ah! Não se esqueça de sempre verificar as fontes, e de mantê-las atualizadas, tá? 

Use exemplos

As pessoas se conectam melhor com histórias e exemplos do que com informações, dados e fatos. Isso acontece pela identificação humana de similaridade, você consegue se ver em exemplos que acontecem com pessoas reais, mas tem dificuldade em se enxergar em estatísticas e pesquisas, por exemplo. Portanto, para tornar seu livro impactante, use exemplos e histórias para ilustrar pontos e tornar seus argumentos mais concretos e empáticos. 

Contar histórias é uma poderosa forma de envolver o leitor e tornar o livro mais impactante. Isso acontece porque histórias como exemplos realmente envolvem o leitor, não apenas com o seu psicológico, mas com o emocional. 

Aqui é importante dizer que a honestidade dos relatos conta muito. Isso significa ser transparente sobre suas opiniões e experiências, bem como apresentar informações precisas e confiáveis. Assim, o leitor será mais propenso a confiar em você e acreditar no que está sendo dito.

Escreva com clareza

Use uma linguagem simples, clara e concisa com a ideia que deseja transmitir. Evite encher o seu texto de jargões técnicos ou termos complexos que confundam o seu leitor. 

Você precisa deixar a sua mensagem acessível aos leitores, aproveite a simplicidade para trabalhar a linguagem que deseja usar. 

As pessoas também gostam de praticidade, ainda mais atualmente, quando toda informação está a um clique de distância, então para conseguir prender a atenção do leitor, a clareza deve estar presente também nas soluções práticas que apresentará para problemas ou na ajuda que dará aos leitores sobre conceitos que eles podem aprender e usar em suas rotinas cotidianas. 

Escolha bem o tópico que deseja abordar no texto. Ele precisa ser relevante e ter um grande significado ao seu público, por isso é tão importante tomar tempo nos passos iniciais, principalmente na pesquisa. As suas informações podem impactar diretamente o leitor para a ação. Aproveite esse precioso gancho. 

Revise, edite, edite e revise de novo 

Escreva e evite grandes pausas nesse processo, para que suas bases de pesquisas se mantenham atuais na concepção do texto, essa escrita contínua também ajuda a manter a clareza do seu raciocínio e você consegue passar todas as ideias iniciais para o papel de maneira mais fluida. Depois disso, você fará a leitura do material. É muito importante que você leia o que criou, antes de qualquer outra pessoa. É o primeiro processo de revisão. 

Essa revisão é sobre o material concebido, mas você pode aproveitar para limpar alguns erros gramaticais, ortográficos e ajustar incoerências. Depois dessa primeira leitura essencial, peça para que alguém de confiança, um leitor beta, crítico, algum amigo – você escolhe – leia o texto e te dê observações sobre o que leu, pergunte se a mensagem é clara e se os exemplos fazem sentido. 

Ao receber esses apontamentos, reveja as sugestões, altere o que achar necessário e revise o todo outra vez. Lembrando que o foco desse exercício de revisão é conferir se a mensagem é clara e coerente. Aproveite para fazer mais uma checagem de suas fontes também. 

Será um processo que demandará tempo e exigirá paciência, mas você pode aproveitar o tempo para adiantar um plano de lançamento para promover o seu livro. 

Você pode dividir esse processo com seus leitores, falando sobre sua experiência nas redes sociais ou em fóruns, grupos e comunidades das quais participe. E pode traçar como deseja realizar a sua divulgação quando tudo estiver pronto. Assim você otimiza tempo e consegue manter o processo vivo, enquanto outra pessoa está lendo para te fazer os apontamentos necessários. 

Promova seu livro com muito orgulho! Pense no evento de lançamento, aproveite as oportunidades de marketing para promover a sua obra a públicos maiores, veja as vantagens do ranking de medalhas e use-o a seu favor quando publicar através da UICLAP e realizar suas vendas pela loja. Tente fazer seu texto impactar os leitores em lugares como as redes sociais e sua rede de apoio. Mostre que você tem orgulho do que faz. 
Escrever um livro de não-ficção impactante pode ser um desafio, mas seguindo essas dicas, você pode aumentar suas chances de sucesso e criar um livro que faça a diferença na vida dos seus leitores. Seguindo essas dicas, você pode publicar um livro que inspire, informe e transforme pessoas. 🙂