Como aumentar a venda dos livros?

Se você quer aumentar as suas vendas, é preciso saber que não existe fórmula mágica. Mas calma! Existem caminhos possíveis e práticos, tudo que você precisa é de empenho e confiança.

Como aumentar a venda dos livros?

Se você quer aumentar as suas vendas, é preciso saber que não existe fórmula mágica.

Mas calma! Existem caminhos possíveis e práticos, tudo que você precisa é de empenho e confiança. Quer saber quais são? Então continue lendo esse artigo! 

Aumentar a venda dos livros não é impossível. Pelo contrário, muitos escritores atualmente conseguem se manter com essa grande realização. Para que isso aconteça, é preciso ter em mente que o seu esforço será essencial! Focar em alguns passos pode te ajudar de maneira eficaz a melhorar, não apenas o resultado das suas vendas, mas a sua interação com seus leitores e ainda conquistar novos públicos.

Tenha uma boa presença online!

Crie um blog para promover as suas obras, esteja presente nas redes sociais e estabeleça contato relevante com as pessoas. A gente falou recentemente sobre a importância de engajar os seus leitores e como conquistar um público cativo nas redes, você pode consultar aquele artigo para anotar dicas valiosas.

Usar as plataformas para falar sobre a sua escrita e sobre o seu livro é essencial, você ainda pode fornecer atualizações de eventos ou responder perguntas de quem quer saber mais sobre o seu processo, leitores em potencial e outros escritores.

Faça parcerias com livrarias locais

Entre em contato com livrarias independentes na sua região, associações, bibliotecas ou acervos para que você possa vender ou divulgar o seu livro por meio deles. Muitas livrarias adoram apoiar autores locais e consideram as parcerias uma boa maneira de aumentar as vendas. Você pode pensar nisso inclusive para realizar aquele evento de lançamento incrível!

Participe de eventos literários

Feiras de livros, convenções de escritores, eventos literários gerais ou locais, esses lugares podem te ajudar a alcançar novos leitores e criar conexões com outros escritores e profissionais do setor editorial!

Aproveite para expandir seus conhecimentos, fazer fotos, marcar pessoas que considera importantes e que darão visibilidade ao seu trabalho, saiba aproveitar a ocasião para engrandecer seu trabalho e fazer contatos importantes para a sua carreira. Além disso, você pode conhecer seus leitores pessoalmente e ampliar o laço que alguns deles têm com sua escrita. Seja sempre gentil nessas ocasiões, hein?!

Faça parcerias com influencers

Parece repetição, mas a verdade é que precisamos bater nessa tecla importante. A parceria com os book influencers pode levar o seu livro para outros públicos e te conseguir novos leitores. É sempre bom lembrar que eles não são vendedores, mas podem ser uma excelente maneira de expandir a sua audiência e visibilidade.

Ofereça descontos e faça promoções!

Aproveite toda oportunidade de divulgação conjunta que você tiver! Quando a gente fizer uma promoção com templates exclusivos, use-os, marque a gente no seu post, aproveite a oportunidade de aparecer também nas redes da UICLAP com seu livro em promoção. Crie seu próprio cupom de desconto, escolha a maneira como vai trabalhar a sua divulgação e faça dessa oportunidade um evento!

Ser criativo ajuda muito nessas horas. Ah! Você também pode promover uma leitura coletiva do seu livro, em parceria com algum influencer, pense em brindes exclusivos para quem participar, esteja aberto às críticas e às observações dos leitores, torne a oportunidade divertida!

Pense em um sorteio comemorativo, presenteie seus leitores como forma de agradecer o engajamento e interação que mantém com seu trabalho.

Evento de lançamento

Sempre que a gente pode, também fala bem sobre os eventos de lançamentos, você deve pensar em exclusividade e em todos os pontos importantes desse evento. Aqui no blog você encontra artigos bem enriquecedores sobre como organizar um evento de lançamento de sucesso. Também pode contar com o apoio de outros escritores para que te deem dicas do que fazer e como fazer.

Percebe como um ponto até aqui está ligado ao outro? Lembre-se que o sucesso na venda de seus livros leva tempo e demanda esforço. Mas você pode se concentrar nos pequenos resultados e vitórias e em construir uma comunidade em torno dos seus livros para que suas vendas aumentem gradativamente e com muita solidez.

Acredite, publicar um livro é um grande passo, mas conseguir fidelizar um público é uma grande medalha de vitória a um escritor, aplique as dicas e a gente sabe que você conseguirá aumentar a venda dos livros! Está todo mundo torcendo por isso! 🙂