A Diferença entre Trás, Traz e Atrás

Traz ou Tras

A língua portuguesa é muito complexa, muitas palavras, expressões e adequações podem gerar uma enorme bagunça. E cá estamos para apaziguar mais uma confusão: afinal, quando uso traz, trás e atrás? 

Separamos mais dicas práticas da aplicação dessas palavras para que você não se confunda mais e arrase na escrita do seu texto. 

Quando usar Traz?

Traz  é o verbo “trazer” conjugado na 3ª pessoa do singular no presente do  indicativo, e na 2ª pessoa do singular no imperativo. 

A grande dica para saber quando usá-lo, é pensar nos seus sinônimos, como transportar, conduzir, acompanhar, provocar, produzir, acompanhar, etc. 

Exemplo: 

Esse livro não traz nada de novo. (transporta/ conduz)

Se eu me esquecer de comprar os pães, você os traz? 

Sempre traz alguém sem avisar? 

Quando usar Trás? 

Trás, escrito com “s” e acento agudo, indica uma posição posterior. Trás é sempre acompanhada de mais uma preposição e forma uma locução adverbial de lugar. Para facilitar, é sinônimo de após, detrás. 

Lembre-se que as preposições, quando sozinhas, não têm em si significados, mas conectam uma palavra à outra, criando uma conexão, isso deixa o texto coeso. 

No caso de trás, pense naquilo que está às costas. Assim: por trás de, para trás, para trás de, de trás.

Exemplo: 

Você ainda é pequeno, vai viajar no banco de trás! 

Tem alguma coisa por trás disso! 

Não olhe para trás!

Quando usar Atrás? 

Atrás é um advérbio, usado, em maioria, para indicar lugar. Como advérbio de lugar, ele dá a ideia de distância, em outras situações, de tempo transcorrido. 

Lembrem-se que advérbio não se altera e não tem como função primária modificar o verbo, tá. 

Exemplo: 

Quando eu usava óculos, dez anos atrás, me sentia elegante; 

Iniciei a faculdade três anos atrás; 

A casa tinha uma janela bem grande atrás; 

Jorge se esconde atrás da cortina.  

E aí conseguiu entender? A grande verdade é que a língua portuguesa precisa de prática. E que melhor forma de praticar, se não escrevendo um livro?! 

Não se esqueça que o seu processo de publicação não precisa ser complicado. Pode contar com a gente para entender todos os processos da autopublicação

Estamos aqui para tornar a sua jornada como escritor independente ainda melhor. Arrase no seu texto, transforme a sua escrita naquele livro maneiro e venha para UICLAP materializar o seu sonho de publicar!!