Dados de Mercado - Quais As Preferências Dos Leitores? 

preferencias dos leitores

Conheça as preferências dos leitores! Eles são os responsáveis diretos pelo sucesso de uma obra literária.

São determinantes nas escolhas das produções editoriais, nas preferências de demandas e, são importantes também, para ajudar na escolha dos materiais que serão usados na produção de um livro. 

Com a UICLAP é simples publicar um livro com a liberdade de escolher os materiais e o acabamento do seu livro. Acreditamos que quem deve determinar o valor da obra, é realmente o leitor, por isso, trouxemos dados importantes que podem te ajudar nas suas escolhas na hora de publicar. 

Físico ou Digital? 

Você sabia que os livros físicos são a grande preferência dos leitores? De acordo com os dados da Cielo Varejo Ampliado, que realizou uma pesquisa de vendas, os livros físicos têm um lugar especial no coração dos leitores e nas suas preferências de compras. 

O mercado editorial representou um crescimento de 8% na economia, por vendas através dos e-commerces. E a grande preferência dos e-commerces ainda é pelo livro físico. Cerca de 30% dos compradores de livros digitais também adquirem os mesmos livros em formato físico. 

Fonte: JJ e Diário Saúde

Tamanhos preferidos: 

O tamanho mais adquirido é o de padrão 16 x 23 cm ou 15,5 x 23 cm. Seguido pelo livro de tamanho 14 x 21 cm, para os livros de ficção e não ficção. Os tamanhos variam de acordo com o gênero e categorias literárias e também sobre o preço final do livro. Está em dúvida de qual tamanho de livro escolher? Podemos te ajudar! 

Brochura ou Capa Dura? 

Entre Brochura e Capa Dura, qual a preferência do leitor? A grande preferência, e procura, são pelos livros com capa brochura. Os leitores levam em consideração o preço e a mobilidade para leitura, em geral, leitores dão preferência a livros com capa dura e edições de luxo apenas para volumes que pretendem colecionar ou tenham um valor afetivo muito grande. 

Fonte: Beco das Palavras

Quais são os papéis (miolo) preferidos? 

Os três tipos de papéis mais usados na impressão dos miolos dos livros são: 

Off-set – tem baixo custo e uma grande variedade de gramaturas. Tem boa resistência à umidade e absorve bem diferentes tipos de tintas de impressão. 

Pólen – Tem uma coloração levemente amarelada, não reflete tanto luminosidade, o que o torna mais confortável para leitura.

Couché – tem uma variedade excelente de gramaturas, tem versões com brilhos e foscas, usado também para capas de livros. O seu custo para produção é ótimo. 

Os preferidos no mercado editorial são o Couché e o Pólen. Para os leitores, os livros em tons amarelados são bem mais confortáveis para a leitura, por não receberem tanta transferência de luz como os tons mais brancos. Os leitores destacam que para além do papel e de sua qualidade de preservação, uma boa diagramação é essencial para que um livro esteja confortável para a leitura. 

Obviamente, o conteúdo é muito mais importante do que o material. Os leitores atuais, dão preferência a bons conteúdos e prezam por comprarem livros quando gostam dos textos, quando recebem indicações, quando leem boas avaliações sobre o texto. Portanto, é muito bom focar em construir um marketing de vendas sólido. 

A escolha do material certo, pode te ajudar a valorizar ainda mais o seu trabalho e destacá-lo. Pode também influenciar na escolha de alguns leitores. Lembre-se um livro é um conjunto de escolhas. Estamos aqui para ajudá-lo a materializar o seu sonho de publicar com o melhor do mercado editorial e aquilo que seus leitores merecem.