Publicando o seu livro: Fazer uma publicação anônima atrapalha as vendas de um livro?

Caso você não se sinta à vontade em se divulgar como escritor, mas quer muito publicar um livro, calma! Existe uma solução: O pseudônimo. Por meio de um pseudônimo você consegue publicar o seu livro sem associar o seu verdadeiro nome a ele. Muitos autores usam pseudônimos.

publicação anônima

Muitos autores não desejam promover a si mesmos como criadores de uma obra, mas querem publicar um livro.

Até onde a publicação anônima impacta na carreira de um escritor? Vem descobrir!

Caso você não se sinta à vontade em se divulgar como escritor, mas quer muito publicar um livro, calma! Existe uma solução: O pseudônimo. 

Por meio de um pseudônimo você consegue publicar o seu livro sem associar o seu verdadeiro nome a ele. Muitos autores usam pseudônimos. 

Seja para promover uma obra fora do gênero literário que costumam publicar, seja para manter a pessoa preservada, ou por opção, o pseudônimo pode ser um aliado a quem tem o sonho de publicar sem aparecer. 

Isso não significa que a divulgação do livro não será necessária. Muito pelo contrário! A divulgação é importante para qualquer obra, seja ela anônima ou não. 

Com a publicação anônima, ou pseudônimo, você consegue preservar a sua identidade, mas isso não significa que as vendas do seu livro serão afetadas. Se o seu livro é bom, as pessoas vão querer lê-lo, independentemente do seu nome.

Um bom exemplo de uma autora que mantém o seu anonimato, mas não peca na divulgação do seu trabalho é Elena Ferrante. Você nunca vê fotos pessoais ou sabe quem ela é de fato, mas os livros dela continuam em circulação internacional pelo maior meio de divulgação que existe, o boca a boca, as indicações e manter-se entre os leitores. 

Mais sobre pseudônimo aqui: 

Então em quais circunstâncias a publicação anônima pode atrapalhar as vendas de livros?

Se o livro em questão for uma autobiografia, o anonimato pode atrapalhar as vendas, pois o leitor pode não se interessar pelo livro se não souber quem é o escritor. Além disso, se o livro for anônimo, o leitor pode não confiar na qualidade do conteúdo.

O mesmo acontece para escritores em início de carreira. Se você não divulgar a obra por algum meio, muito dificilmente ela será vendida. Afinal, se você não tiver uma forma de divulgar, é bem complicado vender. Se você pretende alcançar público, o anonimato pode te atrapalhar. 

Mas nada te impede de ter uma rede social com pseudônimo, com a divulgação do próprio livro. Nada impede que você estabeleça conexão com os leitores em um perfil direcionado ao que você escreve, sem necessariamente aparecer. 

O sucesso de vendas de um livro é proporcional ao esforço do escritor em divulgar o que escreve. 

O escritor precisa enxergar a rede social não como um empecilho ao sucesso, mas como uma publicação de textos que pode aproximar o leitor e novos leitores do seu trabalho. Redes sociais não são inimigas do escritor, elas podem te fazer alcançar pessoas dos mais diversos lugares e te conectar com os leitores certos.

A rede social de um escritor não precisa entrar em assuntos pessoais, pode ser focada no seu trabalho e textos. Basta pensar em como aproximar o público do que você faz. Portanto o uso de pseudônimo não atrapalha o seu engajamento. A dedicação para divulgar o seu livro precisa ser a mesma de um perfil de autor que se promove sob o próprio nome. 

Viu só? Não é um problema não querer aparecer em redes sociais ou eventos literários, o problema é não pensar em uma estratégia de divulgação, caso deseje se manter em anonimato ao publicar um livro

Escrever um livro é um grande desafio, acredite, a gente sabe, mas o maior desafio de um escritor será trabalhar sua divulgação, não porque seja complicado, mas vai exigir tempo, compromisso e vontade.

Os leitores precisam te conhecer, seja por meio de um personagem, um alter-ego ou sua presença frequente em postar conteúdos sobre o seu livro. Eles precisam criar um vínculo com você para se interessarem por sua obra. 

Como fazer isso em anonimato? Trabalhe bem o seu design, ou seja, capriche na diagramação, crie uma capa incrível, diferente e chamativa, que tenha relevância no seu público-alvo. Você pode contar com a ferramenta exclusiva no nosso Portal para fazer a criação da sua capa.

Ah! E mantenha uma rede de postagens ativa. 

Você pode postar quotes (trechos e frases do livro), fotos que tenham a ver com o conteúdo, enquetes, fazer mini trailers da obra, chamar a atenção do leitor. Você não precisará aparecer, mas estará sempre presente. E claro, conte com a cereja do bolo: comentários e depoimentos dos seus leitores! 

Seja parente, amigo, leitor beta, peça para deixarem uma avaliação nos principais locais de vendas, como em nossa livraria, a loja UICLAP. Printe e faça postagens dessas avaliações. Isso deixa o leitor muito curioso.

Siga os passos e faça da sua jornada como escritor, um caminho incrível. 

Conta aqui pra gente se você já pensou em usar pseudônimo em algum livro!