Passo a Passo de Como Escrever Uma Biografia!

Como escrever uma Biografia

Biografias contam histórias, nisso, elas se parecem com os romances. Sabia que existe mais de uma forma de biografia e mais de um jeito de montar essa obra de não-ficção? Vem cá que a gente explica!

Biografias são livros que descrevem a vida real de alguém, com fidelidade e detalhismo. Ainda assim, uma biografia também precisa ser interessante, precisa cativar leitores e não precisa seguir apenas um padrão em sua estrutura.

Planeje o seu projeto!

Diferente de uma obra ficcional, sobre a qual você tem uma inspiração e pode criar à vontade. Para uma biografia, é necessário planejar, você vai precisar de tempo para organizar o que precisa. Algumas coisas podem te ajudar a definir o seu projeto: 

  1. Escolha a pessoa de quem vai falar. Se será sobre você mesmo ou sobre outra pessoa, com base nisso, pense: qual ponto de vista quero abordar, mais intimista, mais didático? Após escolher, anote!
  1. Escolha o ponto principal da vida do biografado. Todos nós, famosos ou não, temos inúmeras histórias interessantes para contar, mas quando vamos escrever, é preciso focar em uma delas. Opte pela parte que você mais admira, ou aquela que considera a parte mais chamativa e interessante ao leitor. 
  1. Tome tempo para pesquisar dados, confrontar histórias e levantar relatos, fotografias ou outros materiais que conversem com o ponto da vida do biografado que deseja destacar.
  1. Tire tempo para mapear onde vai começar e catalogue bem todos os itens que vai usar para não se perder. 

Se inspire e seja inspirador! 

Estamos falando sobre escrever um livro, mas não apenas isso, é sobre alguém real! Inclusive, grave bem essa informação, anota aí: biografias são sobre pessoas reais! São relatos verdadeiros, tá?

Além deste ponto, não basta escrever por escrever, é preciso encontrar alguém ou algum assunto inspirador! Pense em alguém que você considera tão rico ou exemplar que te dará prazer escrever sob esse ponto de vista. 

Por exemplo, sobreviventes de períodos históricos nebulosos, pessoas que conseguiram se destacar em alguma parte de sua vida, algum grande feito que torne o seu escolhido fonte de inspiração para outras pessoas. Existem milhares de possibilidades, mas é preciso acertar nesse ponto. 

Aí você pode perguntar: então preciso escrever sobre algum famoso? A resposta é simples e objetiva: não!  Você pode escrever sobre si ou qualquer outra pessoa, o ponto é: seja inspirador. 

A biografia pode começar abordando justamente os grandes feitos ou maiores episódios da história dessa pessoa e, ao longo do texto, você pode contar como o biografado chegou até ali, ou pode optar por escrever do início da vida ao clímax. Como vê, biografias não tem ordens definidas, então como saber qual é a melhor abordagem? 

Pesquise, pesquise e pesquise de novo! 

Pesquise sobre como biógrafos trataram de assuntos similares, pesquise o mercado para o qual vai direcionar a publicação, pense em seu público-alvo e no uso que pretende para o projeto. 

Mesmo na autopublicação, biografias exigem muito esforço e uma ampla pesquisa para terem sucesso e darem certo. 

Você pode começar pesquisando o mercado, depois  a abordagem e, por fim, não se esqueça de pegar as autorizações necessárias do biografado, dos familiares ou demais pessoas envolvidas e anotar todas as referências que pretende usar. 

O seu livro será resultado de muito trabalho, por isso é muito importante ter tudo pré-delimitado para fazer valer a pena cada passo da sua jornada. 

Como começar a coletar informações? 

Por meio de entrevistas diretas, registros em cartório, registros públicos, empresariais… Tudo depende da linha biográfica que você vai seguir e de qual será o foco da vida do biografado que será destacado. 

No caso de uma pessoa já falecida, as entrevistas são essenciais, assim como referências que possam comprovar as histórias. E é preciso deixar claro quando as informações serão dispostas sob um ponto de vista. 

Como fazer isso? 

Você vai precisar fazer contato direto com os envolvidos e ter autorização para publicar. Pode marcar uma entrevista estruturada, com perguntas previamente realizadas, com foco certeiro apenas no que quer saber, ou pode marcar algo mais informal e fazer uma entrevista despretensiosa, permitindo que o entrevistado fale o que deseja, deixa desabafar! Haha! 

Já para coletar as informações, você pode ir em museus, galerias, cartórios, bibliotecas, sistemas de dados, empresas, instituições, escolas, são muitas as opções! Aqui vai ser preciso um bom sapato, a pesquisa vai ser de campo e você vai precisar ir aos locais, às pessoas… enfim, é preciso contato pessoal. 

Ah! Não se esqueça de avaliar os custos das pesquisas, acredite, nem tudo nesta parte será gratuito, então é bom pensar nos recursos que você dispõe! Mas ó: não desanime, biografias demandam tempo, mas ficam incríveis! 

Ufa! Com tudo acertado e coletado, chega a hora mais legal do trabalho: escrever! 

Tenha Foco! 

Sente-se, abra todo o material que coletou e pense: 

  • Tem o suficiente para escrever? Caso não tenha, tem mais recursos financeiros ou de tempo para investir no que falta? 
  • Pesquisou o mercado e como apresentar o trabalho? Sabe como se destacar no mercado?
  • Já decidiu o período ou assunto que terá maior destaque? 

Depois disso, bora pra escrita! 

Não deixe a sua narrativa cair no tédio. Foque em tornar os fatos interessantes para o leitor, dê um objetivo àquela biografia. Faça com que a história tenha uma trajetória, leve a um ponto e seja cativante!

Escritor, sua responsabilidade principal é tornar histórias únicas, fascinar o seu leitor, conquistar o seu público, não importa se é com uma ficção ou com uma não-ficção, tenha foco!

E onde entra a UICLAP nisso tudo? 

Na melhor parte da sua conquista! Na facilidade do processo de publicação do livro! Como sabe, nossa plataforma oferece a melhor experiência em autopublicação, de forma prática e simples, disponibilizando em tempo real a biografia que você fez. 

Também facilitamos a venda e distribuição dos seus exemplares, tudo para que o seu sonho seja materializado, compartilhado e comemorado!

Agora você já sabe como fazer uma biografia incrível e como publicar sem complicações, temos certeza que com essa combinação, seu projeto será um sucesso!