O que você pode aprender dos grandes streamings para a sua carreira de autor?

Os streamings trabalham com tendências mundiais de interesses, estão sempre presentes em todos os canais de comunicação, ouvem o que o público procura e apresentam opções certeiras a quem busca entretenimento.

streamings

Os streamings trabalham com tendências mundiais de interesses, estão sempre presentes em todos os canais de comunicação, ouvem o que o público procura e apresentam opções certeiras a quem busca entretenimento. Você pode aprender muito observando como agem. Duvida? Então chega mais!

Você, muito provavelmente, consome conteúdos de streamings, levando em conta que são os grandes meios de entretenimento atual, é realmente difícil que nenhum conteúdo tenha chamado a sua atenção.

Se prestar atenção a como trabalham, pode tirar lições valiosas que enriqueceram sua carreira de escritor e te ajudarão a ter um nome de autor inesquecível!

Pesquisa de interesse

Você não precisa abrir uma enquete se não quiser, assim como não precisa mostrar a cara, se não se sente à vontade, mas precisa saber ouvir, com interesse, as pessoas que leem livros parecidos com o que você escreve, ou textos dos mesmos gêneros e categorias. 

Ouvir o que as pessoas buscam é essencial para garantir uma carreira. Como? Por meio de comentários nas publicações de outros autores, por prestar atenção na aba “explorar” do Instagram, por exemplo. Aquela aba reúne o que está em alta nos assuntos mundiais e, quando direcionada, pode te apresentar os assuntos mais relevantes do seu nicho. 

Veja as avaliações dos livros de pessoas que você acompanha ou lê. Entenda o que o público-alvo procura. 

Acompanhe notícias do seu nicho e do mundo literário em canais rápidos e atuais, como o Twitter. 

Essa grande pesquisa de interesse vai te ajudar a trabalhar os temas que você quer, mas com o cuidado de levar em consideração o que o seu público procura. Assim, com equilíbrio, você pode fazer o seu texto ganhar muito mais relevância. 

Espontaneidade

Não significa que você precise virar comediante ou ser algo que você não é. Mas quer dizer que você precisa construir uma voz para falar com seus leitores pelo meio que escolher, essa voz, personalidade, jeito, precisa ser respeitoso e verdadeiro. As pessoas sabem quando estamos tentando imitar alguém ou quando parecemos algo que não somos. 

Você pode adaptar essa espontaneidade à sua realidade e persona. Precisa ter o seu jeitinho, e quando os seus leitores virem, saberão que é você. Lembre-se que imitar outras pessoas pode ser bem ruim, as pessoas já fizeram aquilo, você não vai inovar com nada refazendo a ideia de outro. 

Aproveitar pautas atuais

Os grandes streamings precisam chamar a atenção dos usuários, para isso, acompanham todas as notícias do Brasil e do mundo, e se valem daquelas que têm os temas que eles desejam trabalhar em uma divulgação de série ou filme, ou mesmo para apresentar o catálogo. 

Você não precisa ser insensível e trabalhar temas sensíveis ou violentos, mas pode transformar o cotidiano em uma boa ferramenta de marketing ao usar a realidade local, com sabedoria, para te ajudar a divulgar o seu livro

Criatividade e Inovação

Assim como você ao escrever um livro, as marcas de streaming sabem que precisam inovar para trazer novos usuários. No seu caso, você precisa conquistar novos leitores. Isso também dependerá da sua criatividade, ousadia e inovação. Não repita o que todo mundo faz, lembra do ditado de mãe? Você não é todo mundo! 

Na hora de lançar ou divulgar o seu livro publicado, você precisa pensar fora da caixa, deixar a sua criatividade falar mais alto e inovar. 

Anote suas ideias, discuta com pessoas próximas que podem te ajudar a decidir e cuide do seu orçamento para dar tudo certo. Procure ouvir os leitores também para saber como direcionar o assunto. Só não deixe se contagiar pelo “qualquer coisa”. Publicar um livro demandou esforço, a divulgação precisa valer a pena e te ajudar nas vendas, o objetivo principal, afinal! 

Ah! E a UICLAP aqui também é um excelente exemplo de como inovar em um mercado altamente competitivo. Você com certeza deve se orgulhar de fazer parte da comunidade literária que mais cresce no país e que abraçou muitos escritores de vários lugares e formações. Essa democratização também pode te inspirar a deixar a sua criatividade falar mais alto na hora de divulgar a materialização do seu sonho: o seu livro! 

Se você observar bem, todo mundo pode te ensinar alguma coisa sobre algum tema. O importante é se manter disposto a anotar essas observações e adaptar ao seu trabalho e realidade. Faça isso e você verá que vai melhorar a qualidade das suas interações com seus leitores, vai deixá-los felizes por serem ouvidos e levados em consideração, vai formar uma comunidade que abraçará seus livros com muito mais carinho e conseguirá conquistar novos leitores