O que você pode aprender com as expressões usadas pelos leitores?

Talvez você não saiba, mas os leitores têm termos e expressões que usam para fazer resenhas, das suas notas aos livros que leem, fazer avaliações e até mesmo para realizar indicações de leituras. Por meio dessas expressões eles deixam subentendidos a outros os atributos e os defeitos das obras, seus pontos fortes, o que gostaram de destacar, parte do enredo e até linguagem.

expressões_leitores

Você sabia que as expressões usadas pelos leitores nas redes sociais podem te ajudar a entender o que eles procuram em um livro? Vem entender como isso acontece e quais são essas expressões!

Talvez você não saiba, mas os leitores têm termos e expressões que usam para fazer resenhas, das suas notas aos livros que leem, fazer avaliações e até mesmo para realizar indicações de leituras. Por meio dessas expressões eles deixam subentendidos a outros os atributos e os defeitos das obras, seus pontos fortes, o que gostaram de destacar, parte do enredo e até linguagem. 

Essas expressões, pode mapear como melhorar ou desenvolver suas habilidades e caprichar no seu texto.

Personagens bem desenvolvidos: Se já leu uma resenha nas redes sociais com esse destaque, saiba que os personagens eram profundos, complexos, pareciam reais e conseguiram se destacar para aquele leitor. 

Enredo cativante ou narrativa envolvente: Enredo ou construção narrativa que conseguiu deixar o leitor completamente envolvido com a leitura, como ele fizesse parte ou estivesse dentro da história. 

Ambientação rica: O livro transportou o leitor para um ambiente detalhado, um novo mundo, o fez imergir na história. 

Escrita fluída: O livro fluiu bem, foi fácil de ler, não apresentou desafios que afastassem o leitor. 

Final surpreendente ou “O final me surpreendeu”: É aquele livro que o leitor se vê completamente tomado pelo final. O ponto de virada deu muito certo. 

Essas são algumas das expressões que você pode ler ao ver um livro ser apresentado em um blog, em uma avaliação, resenhas, comentários ou vídeos. Agora que sabe o que realmente dizem, pode trabalhar para atender esses ou mais elogios e observações. 

Mas tem mais! Bora continuar! 

“Devorei o livro”; “esse foi página-turner”; “paginei”: Essas expressões denotam que o leitor amou o que leu e terminou o livro muito rápido, porque não conseguia largar. Isso sugere que o leitor procurava por um livro que o surpreendesse e achou exatamente isso. 

Esse pode ser seguido do “não consegui parar de ler”, e se acontecer isso, quer dizer que a narrativa do livro na totalidade estava muito emocionante. Tudo muito bem-feito. 

“O livro me fez refletir”: Essa expressão sugere que o livro teve um impacto emocional no leitor. Esse leitor gosta de livros mais reflexivos e que o faz pensar de maneira profunda sobre a vida. 

“Me identifiquei com os personagens”: O leitor se relacionou com os personagens. Eles o fizeram ver características que conhece ou agiram de maneira natural aos acontecimentos desenvolvidos, que se assemelhavam a pessoas reais, e isso gera identificação.

Expressões estrangeiras

Há também as expressões que vieram do estrangeirismo, da inserção de palavras vindas de outros países, em geral, de língua inglesa, para dentro da nossa linguagem e comunicação do dia a dia: 

“Slow burn” significa “queima lenta”. O termo é frequentemente usado em um sentido figurado para descrever uma situação em que algo está se desenvolvendo ou se tornando intenso gradualmente. Usado nas histórias de amor para casais que levam tempo até perceberem que se amam. 

O termo também pode aparecer em casos de conflitos que começam devagar e tem o aumento gradual de tensão. 

“Grumpy x sunshine” são termos em inglês que descrevem dois tipos de personalidade beeem distintos. 

“Grumpy” significa “rabugento” ou “mal-humorado”. É usado para descrever personagens rabugentos, carrancudos, falar de pessoas propensas ao negativismo, gente irritante. São personagens ou personas que não conseguem ver a luz no final do túnel, eles vão reclamar do escuro e vão continuar reclamando quando a luz aparecer. 

Por outro lado, “sunshine” significa “raio de sol” ou “pessoa ensolarada”. É usado para descrever personagens positivos. Aqueles otimistas que chegam e mudam até a atmosfera do lugar. São revigorantes, edificantes e cheios de energia. 

Assim, grumpy x sunshine é usado para dizer que os opostos se atraem. 

“Age gap” é uma expressão que se refere à diferença de idade entre duas pessoas em um relacionamento romântico ou sexual. O termo é usado para descrever uma diferença significativa de idade entre os parceiros.

O “age gap” pode ser um assunto delicado em alguns casos, pois a idade pode afetar a dinâmica do relacionamento.

“Fast burn” é “queima rápida”. Usado em um sentido figurado para descrever uma relação que começa rapidamente. Quando os parceiros se apaixonam e se comprometem em um curto espaço de tempo. 

“Enemies to lovers” é um tipo de narrativa de romance onde os protagonistas começam como inimigos ou adversários e se apaixonam. O chamado inimigos para amantes também. 

Na maioria das vezes, os personagens principais têm um relacionamento hostil e desafiador, podem ser rivais, ter um desentendimento no passado, pertencer a grupos opostos ou ter visões de mundo diferentes. A tensão e o conflito entre eles são uma parte fundamental da história, afinal, o amor aparecer entre eles será o ponto de virada. 

“Friends to lovers” é o “amigos que se amam”, em geral, os personagens prezam pela amizade, mas se amam e precisam fazer o romance acontecer.  Eles se conhecem bem, compartilham interesses e valores, e confiam um no outro, mas pensar no relacionamento vira um ponto de tensão que pode colocar tudo a perder. 

“Trope” é uma fórmula ou padrão, frequentemente usado para contar histórias em um determinado contexto. Alguns exemplos de tropes são: “o herói relutante”, “o sacrifício do mentor”, “a jornada do herói”, “o triângulo amoroso”, “o vilão trágico”, “o final feliz”, “a mocinha que é ingênua”, “alguém perde a memória”, entre outros.

Tropes são ferramentas narrativas que ajudam a estabelecer e estruturar uma história. No entanto, eles também podem se tornar clichês ou previsíveis se usados em excesso. 

“Cliffhanger” refere-se a um tipo de final de episódio, capítulo ou temporada onde a história fica em suspense, deixando o público ansioso para saber o que acontecerá a seguir.

É uma técnica eficaz para manter o público engajado na história. Envolve um momento de grande tensão ou revelação que não é resolvido no final, é uma interrupção para uma resolução futura. Geralmente usado em séries de livros, para que um dê gancho ao próximo ou abra assuntos que só serão resolvidos com o desenrolar da série. 

“Plot” é a espinha dorsal da história, a estrutura que fornece a base para o enredo. Ele inclui todos os elementos importantes da história, como personagens, cenários, conflitos, reviravoltas e resoluções.

Os plots podem variar em complexidade, dependendo do tipo de história contada e do público-alvo. O objetivo do plot é manter o público engajado.

“Plot twist” é uma reviravolta na trama de uma história ou narrativa, que surpreende o público e muda a direção da história.

O plot twist é usado para adicionar suspense, mistério e surpresa à história, mantendo o público engajado e curioso sobre o que acontecerá a seguir. Um bom plot twist pode ser surpreendente e inesperado, mas também pode ser razoável e coerente, depende da construção e do que cada escritor quer contar. 

E aí, você já conhecia essas expressões? Ao prestar atenção nelas, você consegue determinar o que realmente prendeu o leitor, o que faltou ou qual é o arco de destaque para ele. A partir dessas expressões, você pode trabalhar seu texto com mais objetividade, pode incrementar o que acha que falta ou ficar atento a clichês que podem ser evitados para não soarem como mais do mesmo.

Escrever um livro é uma verdadeira arte. A UICLAP está aqui para te ajudar a desenvolver suas habilidades e publicar um livro incrível que surpreenderá os seus leitores! Aproveite para conhecer mais expressões e divirta-se ao ver o que os leitores dizem sobre os livros que devoram! 🙂