Engaje seus leitores!

Atualmente, ninguém consegue focar em uma coisa só, estamos sempre procurando informações ágeis e que supram nossa falta de tempo na internet. A busca por leitura não é diferente, opiniões de influencers, textos, propagandas e informações precisas, tornam-se relevantes nas nossas escolhas literárias, muito mais do que a gente imagina. Quando o escritor aprende a usar essa busca a seu favor, seu caminho se destaca e isso ajuda a estimular os leitores a também divulgarem a sua obra.

Engaje seus leitores

A era digital requer que a gente ande constantemente atento aos estímulos e às informações. A rotina diária é bombardeada de imagens, textos, vídeos, isso pode parecer sufocar, mas calma. Esse estímulo todo pode ser um grande aliado na carreira de um escritor. Quer entender como? Chega mais! 

Atualmente, ninguém consegue focar em uma coisa só, estamos sempre procurando informações ágeis e que supram nossa falta de tempo na internet. A busca por leitura não é diferente, opiniões de influencers, textos, propagandas e informações precisas, tornam-se relevantes nas nossas escolhas literárias, muito mais do que a gente imagina. Quando o escritor aprende a usar essa busca a seu favor, seu caminho se destaca e isso ajuda a estimular os leitores a também divulgarem a sua obra. 

Faça o leitor concordar

Persuasão é uma poderosa ferramenta para quem escreve. A melhor maneira de capturar a atenção do seu público-alvo é mostrar que vocês pensam em igualdade. Nas matérias de Mídias Sociais, isso se chama “princípio da consistência”. Nada mais é que fazer os seus seguidores entenderem que vocês concordam com opiniões, estilos, temas, quando a gente concorda, tende a acreditar muito mais um no outro e nas ideias que são compartilhadas. 

Aí você pergunta: E como fazer isso com um seguidor? Aí a gente responde: Seja criativo! Você pode estimular essa concordância por meio de uma pergunta de rotina, alguma opinião sobre a cidade na qual você mora, então você começa a trazer essa ação para o seu texto. Como? Brinque com as qualidades e defeitos dos seus personagens, fale sobre a ambientação escolhida, elenque coisas que gosta ou desgosta no processo de escrita e sempre peça a opinião dos seus seguidores. 

Mas ó, não faça clickbait furado (enganar os leitores), evite promessas que não consegue cumprir e procure ser sempre transparente. A ideia é tornar o seu leitor próximo e um aliado. Um apoiador das suas ideias.

Mostre que você entende os leitores. Deixe seu lado leitor à solta também! 

Todo leitor é desconfiado, isso é natural. Como mencionado no início do artigo, existe um bombardeio de informações por todos os lados, e os leitores aprendem a desconfiar. Você pode derrubar essa barreira revelando um pouco da sua pessoalidade. Você é escritor, mas não é apenas isso, entende? Que tal mostrar as suas leituras? Ou dar a sua opinião sobre algum assunto do momento no meio literário? Você precisa mostrar um pouco de si para gerar identificação e conectividade com seus seguidores. 

Usar algum aspecto da sua vida pessoal também é uma boa forma de derrubar barreiras com seus seguidores e potenciais leitores. Contar histórias é uma maneira poderosa de mostrar um pouco do seu trabalho narrativo, seja escrevendo ou construindo material para um vídeo e também mostra a sua força ao transmitir uma mensagem. Além disso, por meio das histórias, conseguimos despertar curiosidade, passar ideias, e alimentar o engajamento das redes sociais. Um material pode servir para mais de uma rede e seu público pode se formar em mais de um lugar. 

Para desarmar as pessoas, precisamos derrubar as nossas defesas, afinal, para conquistar corações, a gente também precisa mostrar o nosso. 

Mantenha a frequência

Agora que você já criou intimidade e identificação com seus leitores, é preciso manter a frequência, o leitor atual consome muito conteúdo, alguns chegam a perder a noção do tempo e o objetivo é que você seja um desses conteúdos, afinal, quanto mais visto, mais lembrado; quanto mais lembrado, mais consumido e isso se estende para o seu livro. 

Sempre dê ao seu leitor algo que o deixe interessado no que você tem a dizer, estude outros produtores de conteúdo, estude outros autores que usam as redes sociais para a promoção de seus trabalhos, assim você pode anotar ideias e adaptar à sua personalidade e característica. 

Aliás, esse é um ponto muito importante: tudo pode ser adaptado à sua realidade e personalidade. Você pode criar conteúdo com base no seu estilo e na maneira como deseja se vincular com seus leitores. Só não se esqueça que atualmente a grande massa de leitores, também está na internet. 

Você não é uma máquina, se emocione! 

Emoções impactam diretamente o consumidor. São as emoções que irão aproximar ou afastar os leitores do seu livro, as emoções tendem a agir mais rápidas que as nossas características racionais, e para ganhar o leitor pela emoção, não basta deixar as emoções dentro do livro, no contato elas precisam estar presentes também. 

Ajude o leitor a te ver para além do livro, como alguém de carne e osso, que passa pelas mesmas adversidades ou felicidades, construa textos ou posts que peguem os leitores  pelo emocional, principalmente para apresentar seus personagens ou partes essenciais do que você deseja contar no seu livro. 

A tarefa de escrever um livro pede muita emoção, que tal mostrar parte disso e do processo de escrita aos seus seguidores? Esse vínculo faz com que mais pessoas se interessem pelos seus textos, pelo que você tem a dizer e vão levá-los  a consumir o que você produzir. É assim que se constroem figuras de autoridade na internet, autores com relevância, é assim que você se destaca da multidão. 

Publicar um livro é um dos passos mais incríveis do caminho de um escritor, a gente está aqui torcendo para que você publique mesmo e materialize o seu sonho, mas também fazemos torcida para que você seja lido e conquiste cada vez mais espaço na sua carreira como escritor. 

Assim, na era digital, não podemos olhar para trás e esperar que outros tempos voltem, ao menos um pouquinho, para a gente conseguir fazer acontecer, um escritor precisa se desenvolver no agora, usando todo material e recurso disponível a seu favor, e a conquista de leitores em massa, também acontece no virtual. Torne seu leitor um aliado e você sempre terá novos leitores em todo livro que lançar, pois o boca a boca acontece com força entre os leitores, quando eles se identificam com quem escreve, para além do texto. 

A UICLAP é um Portal gratuito de publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos, que conecta o autor diretamente ao mercado. Sem exclusividade e sem tiragem mínima.