Como Tornar A Sua História Mais Cativante? Dicas Para Melhorar A Escrita

dicas para escrever

O sucesso de um livro depende do quanto ele cativa e surpreende o leitor. A importância de tornar uma história forte e cativante é tão grande, que pode ser decisiva na carreira de um autor. 

Separamos algumas dicas para melhorar a sua escrita e te ajudar a criar uma história que surpreenderá os seus leitores!

1. Baseie a sua história em pesquisas. 

Uma história para ser bem construída, assim como uma boa casa, precisa de uma base sólida. Isso significa pesquisar, tomar tempo para se inspirar, conhecer lugares, civilizações, história, costumes, épocas… 

A pesquisa permite que a história se torne verossímil, ou seja, terá uma proximidade com a realidade capaz de gerar sentimentos reais no leitor, permitir que ele enxergue o universo, ou intenções que criou.

2. Conheça e desenvolva a sua voz narrativa. 

É importante desenvolver um estilo de escrita que será o seu marco como escritor. No caso dos escritores independentes, desenvolver um estilo torna-se imprescindível. É preciso encontrar o seu estilo para que os seus leitores se identifiquem com as suas obras sempre que estiverem em contato. 

Isso não significa escrever livros iguais, séries ou sagas com muitos volumes, nada do tipo. Significa que você terá disciplina para escrever, tomará tempo para estudar e encontrar a sua voz. Aquilo que te torna único e fará parte do seu diferencial.

3. Desenvolva bem os seus personagens. 

Descreva como são as personalidades, não deixem seus personagens rasos ou insossos. Dê características que os marquem. Opiniões, preferências, sentimentos, conflitos. Personagens são os condutores de qualquer construção narrativa. São determinantes para o bom andamento de uma história. 

Crie os personagens com origem bem reais, ainda que não as apresente ao público leitor, é importante que saiba de onde veio o seu personagem e para onde pretende ir. 

Escolha nomes que façam sentido aos personagens. Nomes que remetam às características criadas. 

Dê propósito aos seus personagens, não os deixe soltos no texto simplesmente para servirem de escada a outros. Permita que tenham objetivos. Dê características físicas, lembre-se que aspectos físicos também estão relacionados aos traços de personalidade. Tome o tempo que precisar na construção de cada personagem da sua história. 

4. Não escreva diálogos robóticos ou vazios. 

Seja realista nos diálogos. Personagens precisam soar como pessoas que existem, pense em como você se sente quando percebe que um personagem fala de maneira completamente robótica, bem distante da realidade com que os diálogos naturalmente acontecem. 

Para que nossos diálogos melhorem, é preciso treino e frequência. Escrever demanda tempo para estudar e aprimorar técnicas. Todas serão recompensadoras.

5. Seja criativo. 

Evite escolher soluções fáceis e previsíveis para resolver os conflitos da sua história. Procure imaginar maneiras diferentes de resolver um mesmo problema, teste suas possibilidades e conte, sempre que possível, com a visão de leitores betas para saber se está indo pelo caminho certo em suas intenções. 

Para ser criativo, além de soltar a imaginação, sem medo de ser feliz, é necessário treino. Como podem observar, quase todos os pontos para tornar a escrita cativante, demandam que os escritores se dediquem ao estudo, pesquisa e tenham interesse em evoluir sempre.

6. Converse com o seu público. 

Lembre-se que sua história vai se destinar a um público-alvo. Portanto, determine que o texto chegue nessas pessoas pela afeição. Com isso queremos dizer que é preciso pensar no público-alvo durante o processo criativo. 

Saber as preferências dos leitores ajuda demais na hora de escrever uma história de sucesso.  

7. Quebre o Padrão! 

Para surpreender é preciso sair do mais do mesmo! Você pode construir uma história com muitas questões relevantes, mas pense numa forma diferente de abordar os temas, pense em situações fora do senso com um, saia da bolha. Explore possibilidades. 

Sair do padrão também ajuda na construção de um bom clímax e na resolução de conflitos. O famoso Plot Twist de uma história. Quando a reviravolta acontece e deixa o leitor de queixo caído. Para isso é preciso segurar algumas informações até este momento, mas também é preciso pensar em uma maneira diferente de abordá-lo. 

Quanto mais fora da bolha, mais surpresos ficarão os leitores, mais serão conquistados e mais vontade de seguir lendo eles terão. Evite seguir a onda de recorrer ao clichê para tudo. Sejam inovadores! Um bom livro é aquele que nos surpreende. 

8. Tenha um final forte! 

Nem todas as resoluções de uma história precisam estar no final. Como já frisamos, o que mais vale ao leitor é ser surpreendido. Por isso é importante construir um final de história que deixará o leitor embasbacado! Com vontade de acompanhar o seu trabalho ainda mais de perto. 

Você não precisa revelar tudo aos leitores, mas deve conhecer a sua história melhor do que ninguém, isso vai abrir muitas possibilidades de escolher a melhor forma de encerrar o texto. 

No mundo da autopublicação cativar o público é nosso objetivo principal, quanto mais leitores se conquista com uma boa escrita e uma história cativante, maiores são as chances de aumentar o número de leitores e as avaliações positivas. 

Gostou das dicas para melhorar a escrita? Agora é só partir para a escrita e contar sempre com a UICLAP para materializar o seu sonho de publicar um livro incrível!