Como preparar o lançamento de um livro?

Como montar um lançamento de um livro?

Você merece os parabéns por realizar o sonho de publicar um livro. É comum não saber quais serão os próximos passos depois do lançamento de um livro, e aqui estamos para te ajudar a saber mais sobre a jornada da autopublicação.

Além da qualidade de produção e da qualidade técnica do seu conteúdo, é necessário se preocupar com o planejamento de uma excelente campanha de lançamento para garantir o sucesso e a boa receptividade do público ao seu livro.

Neste artigo abordaremos alguns passos para um bom evento de lançamento presencial e online. Assim você pode pesquisar e se planejar para a opção que for melhor para você!

Evento Presencial: 

1 – Pense no local 

É importante pensar em locais que tenham algo em comum com a sua obra. O ideal são os espaços literários, mas, caso a sua cidade não disponha de locais assim, pense no seu livro, na sua abordagem e escolha um lugar que seja acessível, que converse com o tema do seu livro e que permita eventos. 

É importante pensar no local com antecedência para conseguir uma boa data, programar-se financeiramente e ter tempo de promover o evento  nas redes sociais. Ah! Lembre-se de não marcar o seu lançamento em feriados ou datas comemorativas, pois a chance de os leitores já terem outros planos é muito grande.

2 – Convide Formadores de Opinião Literária, Influencers e Pessoas Que Atuem no Mercado Editorial. 

Para garantir o sucesso do seu evento, é preciso pensar bem em quem convidar. Não adianta convidar pessoas apenas para encher o lugar, mas que não agreguem valor ao seu projeto, não gostem de ler ou não ajudarão a promover a sua obra. Faça uma lista de maneira racional. 

Além de seus amigos, familiares e leitores, é importante convidar pessoas que movimentam o cenário literário de alguma forma. Coloque na sua lista pessoas com destaques nas redes sociais ou entre os leitores, influencers e blogueiros para que falem sobre o evento agreguem valor ao seu lançamento por meio da experiência e da presença. 

Lembre-se também que a persistência pode fazer a diferença, portanto, não deixe o convite morrer na confirmação da presença, reforce o convite conforme a data for se aproximando e envie uma mensagem amigável lembrando aos convidados a importância da presença de cada um. 

3 – Promova, promova, promova! 

Invista tempo e se engaje nas redes sociais para promover o seu evento de lançamento, sem vergonha! Peça para que os parceiros e amigos ajudem também na divulgação, mostre um espírito alegre – as pessoas têm mais vontade de participar de eventos que transmitem conquistas e felicidade. Tenha orgulho do seu trabalho! 

Essa fase exigirá esforço e muita vontade. Instigue a curiosidade, a vontade e a confirmação de presença do seu público-alvo e potenciais novos leitores. 

4 – Transforme seu público em público exclusivo. 

Como isso é possível? Este é um evento especial e os participantes precisam sentir que fizeram parte de um momento único. Pense em brindes exclusivos, lembrancinhas, participações especiais, um pacotinho especial, etc. Invista em algum item, ou itens, que tornem o momento exclusivo a quem for participar. Se der para fazer algo relacionado a sua obra, melhor ainda! Cative o seu leitor com carinho. 

Pense em fazer uma mesa de petiscos, bebidas, caso seja permitido, criar uma decoração, ambiente e espaço que seja aconchegante aos seus leitores. Torne o local convidativo, seja receptivo, mesmo que enfrente contratempos e imprevistos durante a condução do evento. 

5 – Esteja presente nas redes sociais durante o evento. 

Mostre aos seus convidados o que preparou de atração, o que está acontecendo de melhor, demonstre o quanto tem orgulho de tudo o que você preparou. Nessa hora, não deixe o seu perfil privado, permita que potenciais novos leitores te descubram e queiram te conhecer. 

6 – Depois de tudo: 

Ufa! O evento terminou, deu tudo certo! Acabou, né? Não! Ainda não. 

Após o evento é de excelente postura que você dedique um tempinho para encaminhar uma mensagem personalizada agradecendo a presença dos seus convidados. Crie um micro texto, uma poesia, uma frase, para que o agradecimento seja ainda mais marcante e para que a pessoa que o receber, se sinta especial. 

Com planejamento, paciência e força de vontade, temos certeza de que o seu buzz marketing estará ainda melhor e que as suas chances de sucesso nas vendas serão ainda maiores! 

Evento Online: 

1 – Cause expectativa. 

Um lançamento online, para dar certo, precisa causar impacto. Este impacto só acontecerá se forem criadas expectativas sobre o que os leitores podem esperar. 

Publique frases fora de contexto, pequenos trechos que chamem a atenção dos leitores. Atice a curiosidade, vá criando um ambiente que te assegure sucesso na divulgação do seu evento. 

2 – Escolha uma ou mais plataformas para o evento. 

Programe-se, escolha as plataforma pelas quais a live de lançamento acontecerá, realize testes para se certificar de que tudo estará funcionando bem na data escolhida. Fale do evento com empolgação. Mostre que não vê a hora de dividir o seu livro com os leitores, mostre o quanto gosta do que criou. Lembre-se de continuar fazendo o possível para criar expectativas.

3 – Pense bem em uma data e horário.

Apesar de as pessoas não precisarem sair de suas casas para irem até o seu lançamento, os eventos online também exigem uma pausa na rotina e um tempo dedicado para a participação. Por isso, escolha um dia da semana e horário que seja bom para o seu público-alvo. Quer um exemplo? Se o seu livro é voltado para o público adulto, dificilmente eles poderão participar do evento em dias úteis durante o horário comercial, porque provavelmente estarão trabalhando. Uma enquete rápida nas redes sociais com opções de dia e horário pode ajudar a escolher o melhor dia para o seu evento.

4 – Conte ainda mais com Parceiros e Convidados Especiais do Meio Literário. 

Você precisará contar com seus parceiros de divulgação para promoverem a live. Peça para que demonstrem o quanto estarão felizes em acompanhar. Procure convidar pessoas que tenham influência no meio literário e que conseguirão movimentar o interesse e potenciais vendas ou participações no evento. Convide pessoas que concordem com o seu estilo literário.

Sempre que possível reforce o convite e agradeça sempre pelo apoio que receberá dos parceiros e de outras figuras necessárias para garantir o sucesso do seu evento.

5 – Invista em recursos visuais para a divulgação. 

Crie um padrão para as suas publicações referentes ao lançamento do seu livro. Impulsione as suas publicações.

Dedique tempo, se faça presente nas redes sociais e fale sobre o seu processo criativo, sobre as suas percepções, divida mais sobre a produção do seu livro, não somente coloque o livro à venda. Crie um ambiente receptivo primeiro.

6 – Pense na exclusividade do evento. 

Como se trata de um evento à distância, realize um sorteio de alguns exemplares, faça a leitura de um trecho, peça para que os presentes te encaminhem um e-mail, e responda com algum mimo exclusivo, um cartão virtual agradecendo a presença, acesso a algum material exclusivo, etc. Aqui vale tudo o que a criatividade permitir. 

Crie cupom de desconto exclusivo para quem participar do evento. Incentive a compra e a avaliação da obra em nossa Loja, ela é muito importante para que outros leitores se sintam seguros para comprar o seu livro.

7 – Pense no depois. 

Nada estimula mais a fidelidade dos leitores, do que fazer com que eles se sintam queridos. Escreva uma mensagem agradecendo pela presença, marque alguns deles em suas postagens, reposte os compartilhamentos, seja gentil e demonstre o quanto a presença de cada um foi importante. 

Demos aqui algumas dicas básicas que te ajudarão a realizar um bom evento e um bom trabalho no marketing de divulgação e na interação com  parceiros literários. Lembre-se que o planejamento e a antecedência fazem toda a diferença! O sucesso não virá sem esforço, mas acredite, cada passo que der na realização do seu sonho, valerá a pena! 

Seja qual for a opção de evento que escolher, uma boa campanha será essencial para garantir o  sucesso no seu evento de lançamento! 

Como preparar o lançamento de um livro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo