Como lidar com o desânimo e com a falta de confiança?
Se você já se sentiu assim ou está se sentindo agora, a gente veio com um artigo especial para você. Use como um abraço, sem moderação!
Quem nunca se sentiu desanimado, mesmo quando as coisas estão indo bem? Ou sentiu insegurança e falta de confiança ao tentar algo novo?
Se você já se sentiu assim ou está se sentindo agora, a gente veio com um artigo especial para você. Use como um abraço, sem moderação!
Em algum momento da vida todos já passaram pela sensação ruim de não merecer quando coisas boas acontecem, assim como todos já se boicotaram em um projeto, fosse por medo ou insegurança. Quando se trata de escrita, é comum que os escritores sejam bastante críticos consigo mesmos. E, em muitos casos, esse sentimento de autoexigência pode levar a um problema chamado Síndrome do Impostor.
O que é Síndrome do Impostor?
Em termos simples, é quando o medo fica difícil de controlar e nos impulsiona ao boicote ou ao desânimo, é como se a gente não confiasse que é realmente capaz de realizar coisas boas, como publicar um livro, fazer um bom lançamento, escrever e isso pode se estender para as atividades gerais do dia a dia.
Antes de seguir, é bom que você saiba que esse artigo não substitui a ajuda de um profissional em Psicologia ou Terapia Comportamental, tá? Mas a gente vai tentar aliviar a possível tensão que você sinta e mostrar que você pode, sim, materializar o seu sonho de publicar.
A sensação de insegurança pode nascer de vários fatores, ficar se comparando, achar que é uma fraude no que faz, que está ocupando o lugar de outra pessoa, pensar que não tem nada de bom a dizer, ou que se outra pessoa fizesse a sua história, ela seria melhor.
No caso de escrever, isso pode vir da comparação. Veja, é muito importante que você tenha em quem se espelhar, mas se comparar com esses espelhos é bem errado, afinal, nenhum deles é você. Agora você está escrevendo a sua história e vivendo a sua vida, não a deles, então não se compare. Seu caminho será só seu.
Se você acha que está ocupando o lugar de alguém ou pensa que deveria ser uma pessoa “de mais talento”, isso não só vai te desanimar como pode gerar raiva, esgotamento, tristeza, sentimentos comuns, assim como um estado estressante de autovigilância constante, ou seja, isso pode se tornar uma doença e te impedir de viver.
Além da sensação ruim de pensar que está falhando ou passar a procrastinar seus objetivos, esse tipo de pensamento vai te impedir de viver momentos incríveis. Essa sensação faz com que você, escritor, sinta que seu trabalho nunca é bom o suficiente, e isso pode te desestimular bastante.
Confie nas suas habilidades!
É importante confiar em sua própria habilidade, mesmo que ela ainda não tenha se desenvolvido totalmente. Saber ouvir críticas é muito importante para isso, mas você precisa ter confiança que consegue.
Você não está ocupando um lugar que não merece, está escrevendo e fazendo sua própria história e precisa ser forte para não permitir que ninguém te desanime ou te faça sentir o oposto. Como?
Passos importantes para vencer o vilão – o desânimo!
Reconheça a fragilidade!
Reconhecer que a gente está exposto à síndrome do impostor é um passo importante para desmistificá-la. Aceitar que a autoestima é frágil e muito importante nesse processo. É como atestar ao seu cérebro que você sabe o que está acontecendo, ficará mais fácil de lidar.
Pare de tentar ser perfeito!
As pessoas podem, sim, criar conteúdos semelhantes ao seu, alguém que começou depois, pode se destacar, mas lembre-se que só você pode fazer o seu, para isso, é importante lembrar que a perfeição não existe e algumas imperfeições podem até tornar a narrativa mais atraente e autêntica.
Realmente escrever um livro exige um significativo investimento de tempo e esforço, mas você precisa evitar ser autocrítico demais para conseguir levar o seu projeto ao final. E isso não significa que você não dará o seu melhor.
A verdade é que a grande maioria dos seus leitores está especialmente interessada em ler o seu ponto de vista, eles querem ouvir a história que você quer contar não de outras pessoas, mas de você.
Lembre-se que a perfeição é uma ilusão, e algumas pequenas falhas podem acontecer. Fazem parte do seu aprendizado e do seu desenvolvimento. Pegue um livro do Stephen King em início de carreira e um mais recente, ele evoluiu, apesar de ainda manter seu estilo e autenticidade. Esse é o ponto, a sua autenticidade, ninguém mais tem!
Aprenda a ouvir e a selecionar o que vai guardar!
Você precisa parar de achar que qualquer crítica é um ataque! As críticas são importantes para a evolução, principalmente na escrita. Não se esqueça que seu livro, apesar de todo laço afetivo, é um produto e passará pelo crivo, pela crítica dos leitores. Não se deixe desanimar, seja um filtro de barro!
O filtro de barro tem uma vela que separa as impurezas da água e mantém a temperatura da água purificada incrivelmente boa! Aprenda a ser exatamente assim, absorva o que o é limpo e servirá para a sua evolução, mas jogue fora o que não vale a pena. Opiniões dizem mais sobre quem as dá do que sobre quem as recebe, não desanime, acredite no seu sonho e evolua.
Reconheça e defenda suas qualidades!
Seu caminho terá o sucesso que você se dedicar a conquistar! Nunca se esqueça disso. A sorte não é o principal ponto para uma boa carreira. Mantenha a sua humildade, mas reconheça suas habilidades, qualidades, talentos e motivações.
A gente sabe que isso pode ser difícil, mas é preciso ter suas qualidades como um mantra para que ninguém te desanime. Não espere que outras pessoas acreditem nos seus sonhos por você. Acredite e siga firme, é SEU sonho!
Faça amizade com outros escritores e mantenha uma rede de apoio!
É importante que você tenha contato com outros escritores e mantenha relações saudáveis, não entre em competições, mas desfrute da companhia de quem tem sonhos semelhantes aos seus.
Aqui na UICLAP a gente tem uma comunidade literária incrível, com pessoas de todos os setores do mercado editorial independente, essas pessoas podem te ajudar a conhecer mais sobre o mercado. O contato com as experiências de outros, pode te ajudar a acertar os seus planos, economizar tempo e desfrutar de verdadeiras amizades que vão fortalecer o seu caminho.
Leia livros de outros autores iniciantes. Sirva de rede de apoio para outros escritores e mostre aos seus leitores que você também se importa com outras pessoas.
Não desista!
Nenhum caminho é fácil. Você nem sempre se sentirá forte. Mas não desista. A UICLAP inovou na maneira de publicar, você pode realizar a sua autopublicação sem custos e letras miúdas, pode fazer o seu livro chegar a outras pessoas, de acordo com sua posição no ranking de medalhas, você tem benefícios exclusivos de divulgação, além de ter muuuito material de estudo aqui no blog! Com isso a gente quer dizer: não desista e não se sinta só!
Confie, de coração, no seu potencial. Você pode ser o grande sucesso de amanhã! Anote isso, para nunca esquecer, tá?!
Dê o seu melhor, não se preocupe com críticas e saiba lidar com obstáculos, isso já é grande parte de um caminho de sucesso. Com autoconfiança e perseverança, você pode conquistar o mundo! Vá em frente, siga seus sonhos e mostre a todos o seu real potencial. Ah! E não deixe de contar com a gente para tornar o seu sonho de publicar, realidade!
OBS: Se mesmo após todo esforço, você não estiver se sentindo bem, procure apoio profissional.