Como fazer uma sinopse incrível e qual a sua importância?

A importância da sinopse e como fazer uma?

Os escritores dedicam tempo e energia para publicar um livro. Escolhem o caminho que irão tomar com cuidado, seguem passos importantes e criam expectativas para oferecer o melhor aos seus leitores. Mas os escritores também enfrentam a frustração de lidar com as vendas. E a grande pergunta que surge é: o que faz uma pessoa comprar um livro? A gente responde! Em um primeiro momento, uma boa capa, um título chamativo e ela, a grande estrela e a cereja do bolo: A Sinopse! 

O que é sinopse? 

A sinopse é o texto descritivo que aparece na contracapa de um livro, seu objetivo é oferecer um vislumbre do conteúdo ou explicar o que o livro oferece, de maneira atrativa. 

O termo “sinopse” vem do grego “synopsis”, significa “visão geral”, “resumo”, “minuta”. É um breve resumo, uma minuta, do conteúdo. 

Por que é importante? 

No mercado estadunidense, a sinopse é tão importante que o autor precisa apresentá-la a um agente literário quando deseja publicar por uma editora ou tentar vender sua história. Ou seja, o futuro do livro depende desse texto. Já aqui no Brasil, a sinopse determina parte da captação de livros por editoras, mas no mercado independente, a sinopse é essencial para o sucesso de vendas. 

A sinopse, principalmente nas vendas realizadas por e-commerce, marketplaces, sites ou lojas virtuais, é o primeiro contato do leitor com o conteúdo do livro. Ela deve despertar o interesse do leitor, deixando-o com vontade de ter o livro. Para isso, é importante que ela seja bem escrita e que siga as regras gramaticais. Outro ponto importante é que o texto seja objetivo, sem muitos floreios.

Pontos essenciais para uma sinopse de sucesso: 

Contexto 

O tempo e o espaço são importantes para a história, mas você não deve se prender a eles. A verdadeira essência de uma boa história é a trama e os personagens. Portanto, concentre-se em criar uma história envolvente e personagens interessantes.

Personagens Protagonistas

Você deve apresentar os protagonistas ao leitor. Apresente-o(s) na sinopse, mas mencione apenas quem for absolutamente necessário. Em geral, é possível escrever uma boa sinopse mencionando apenas um ou dois personagens.

Conflito

O conflito é indispensável para uma boa história. Ele é o que move a trama, cria desafios para os personagens e os coloca em ação. Sem conflito, a história fica monótona e sem sentido. Logo, ele deve ser mencionado na sinopse de qualquer história. A estrutura da sinopse geralmente inclui o conflito após a descrição dos protagonistas e do contexto. 

Superação 

O leitor precisa saber que os obstáculos não serão tudo no livro. É importante oferecer uma possibilidade esperançosa na sinopse. Revelar que o conflito não será vitalício, enfim,  é preciso oferecer algo aos leitores. 

Além de todos esses elementos, é importante encontrar uma voz para o seu texto, algo que o marque como seu, não literalmente, mas na maneira como você escreve, assim o leitor vai perceber que a escrita é sua, mesmo pela sinopse. 

Uma dica para melhorar é buscar exemplos de livros semelhantes ao seu. Se você quer escrever um livro de ficção, procure um livro bem-sucedido do mesmo gênero e veja como sua sinopse foi escrita. Observe até que ponto o enredo é descrito, como a voz aparece, de maneira sutil. Tente reproduzir o que você aprendeu em seu próprio livro.

Existem alguns pontos a considerar, ao escrever um livro de não-ficção: 

  • Mencionar os benefícios que as informações presentes no livro proporcionarão ao leitor;
  • Deixar o leitor curioso, com vontade de saber mais;
  • Se manter fiel ao gênero e estilo do livro. 

Viu só? Não precisa ser complicado. Basta dedicar tempo e saber exatamente o que você quer que o leitor saiba sobre o seu livro. Depois, é hora de ser criativo e pensar no que você mesmo gostaria de ler, caso fosse comprar um livro como o seu. 

Para publicar um livro, você precisa pensar nos detalhes e como atrair o seu público. A sinopse também é parte do trabalho de escrever um livro. Não a deixe de fora. 

Depois de aplicar as dicas, volte e conte para a gente o que achou! Lembre-se de contar com a UICLAP sempre que precisar, principalmente para publicar de forma rápida, prática e sem medo! 

Como fazer uma sinopse incrível e qual a sua importância?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo