Como escrever uma boa comédia romântica?

Aprenda a escrever uma boa comédia romântica: conheça bem os personagens, trabalhe a tensão e o conflito, escolha um bom cenário, crie situações engraçadas, encontre equilíbrio no texto, crie um bom final e não tenha medo de ser criativo. Siga essas dicas para encantar o público e criar uma história memorável.

Descubra como escrever uma comédia romântica cativante!

Escrever uma comédia romântica pode ser uma tarefa divertida e gratificante, mas também pode ser desafiadora.

Por isso mesmo a gente separou algumas dicas para ajudar você a começar:

Conheça bem os seus personagens!

A chave para escrever uma boa comédia romântica é a boa criação e a química entre os personagens. É preciso que os personagens sejam bem desenvolvidos e tenham personalidades marcantes e distintas, que sejam únicos e interessantes, principalmente os personagens principais.

É importante deixar seus desejos e objetivos claros, torná-los memoráveis, afinal, eles vão impulsionar a história. Leve o tempo que precisar para fazer isso. Tenha essa construção como prioridade, você não precisa levar tudo o que construir do personagem para o texto, mas é preciso que o conheça muito bem, como se fosse real. 

Trabalhe a tensão e o conflito

Em uma comédia romântica, a leveza e diversão marcam presença, mas é importante existirem elementos de tensão para manter o interesse do leitor. Eles podem ganhar corpo no desenvolvimento, ou podem aparecer logo no início do texto, fica à escolha do autor, mas precisam estar presentes e ser bem trabalhados. 

O conflito é o ápice dessas tensões, ele pode aparecer como uma insegurança, como algo interno nos personagens que acaba levando as ações para consequências maiores, pode aparecer como um obstáculo, como um impeditivo para os personagens ficarem juntos, se resolvam, consigam seus objetivos. Não importa a escolha, importa que ele seja visível e instigue o leitor a ver seu ponto de clímax e sua solução.

Escolha um bom cenário

A comédia romântica precisa de um ambiente que case com o tom e o conflito, pode se passar em um ambiente urbano ou em uma cidadela pitoresca. O cenário deve refletir a personalidade dos personagens, inclusive os secundários e terciários. Lembre-se de fazer o ambiente contribuir com a trama, combinado?

Crie situações engraçadas

A comédia é essencial nesse tipo de escrita. As situações, os personagens, o todo precisam ter traços de comédia viva para que a história flua. Isso pode vir de situações simples, como uma cena onde uma personagem derruba uma bandeja cheia de comida, em seu primeiro  dia como garçonete, naquele que será seu grande amor, ou seu aliado, ou ainda o vilão. Mas a comédia também pode ser mais complexa, como uma cena onde o personagem principal fica preso em um elevador com seu crush não correspondido, ou com seu algoz de infância. 

Como você viu até aqui, as coisas podem ser sutis ou mais intensas, o ponto é que sejam percebidas pelos leitores de maneira clara e coerente com a história que você quer contar. 

Os diálogos também são ferramentas incríveis para criar momentos engraçados e inteligentes em uma história. Criar diálogos autênticos e que mostrem as personalidades dos personagens, ajuda a dar o tom da comédia romântica.

Encontre equilíbrio no texto

O equilíbrio certo entre comédia e romance é necessário para não desandar, assim como uma massa de pão pode desandar se os ingredientes não forem dosados. Confira se as piadas não estão presentes aos montes ou se o romance se sobressai a qualquer outra situação, não permita que o romance se torne excessivamente meloso e clichê. Acredite, o equilíbrio vai ser um ponto a favor do seu texto. 

Açúcar demais pode dar diabetes, assim como um suco sem açúcar pode ser completamente sem graça. O bom da vida é saber dosar. No texto isso não é diferente, e vai tornar o seu livro muito mais envolvente e humano para quem lê. 

Crie um bom final

Comédias românticas podem ter finais previsíveis, mas se você trabalhar direitinho, pode surpreender muito os seus leitores.

Amarre bem as pontas soltas, deixe tudo ser resolvido perfeitamente – pode haver algumas questões que permanecem em aberto, desde que a história principal seja resolvida, e você pense em continuações.

O importante é não se esquecer que as coisas mais simples podem gerar grandes surpresas ao coração do bom leitor de comédias românticas. Esse público já começa a ler esperando coisas semelhantes, justamente o que gosta de ver nos livros do gênero, mas isso não significa que não gostem de se surpreender. Ao contrário, eles amam! 

Não tenha medo de ser criativo!

A criatividade é a chave do sucesso. Não tenha medo de incluir elementos inesperados ou cenas engraçadas e inovadoras. Isso pode ajudar a tornar sua escrita única e memorável.

Com essas dicas, você pode começar a escrever um livro que encante o público e os faça rir e se apaixonar ao mesmo tempo. Lembre-se de que a prática leva à perfeição, então continue escrevendo e refinando sua história até ficar satisfeito com o resultado.

E na hora de publicar o seu livro, aproveite bem todas as vantagens que a UICLAP disponibiliza, capriche na sinopse, escolha bem o modelo de capa e miolo, não se esqueça de fazer uma boa campanha de divulgação e corra para fazer o mundo conhecer o seu trabalho!